As Ciências Humanas são amplas, possuem diversas ramificações, e os cursos de graduação inseridos dentro delas chegam a casa das dezenas. E, sobretudo, estão sempre interligadas, e sua separação é algo que beira o impossível.
Igualmente ao que ocorre com Ciências Exatas, existem no mundo milhares de pessoas que têm dificuldades com as disciplinas humanas. Afinal, tratam-se de conhecimentos, conteúdos e disciplinas que englobam não somente a análise, mas se estruturam por uma infinidade de variáveis, o que pode deixar o mais lógico dos estudantes bastante perdido.
Por isso, hoje o Voomp vai te dar aquela forcinha para ter mais conhecimento em Ciências Humanas. Ou seja, quem tem dificuldade vai poder desenvolver e, quem sabe, até mostrar mais facilidade com a área. Já para quem tem bastante prática com disciplinas como História, Geografia, Filosofia, Ciência Econômicas, Antropologia e todas as demais graduações dentro do mundo das Ciências Humanas, no mínimo vai achar útil.
Antes de mais nada, são dicas breves, que buscam ajudar você a enfrentar melhor o vestibular, o ensino superior e a pode servir para pessoas que realmente tem grandes dificuldades no dia a dia para absorver conteúdos de Humanas.
Vem com a gente e comece a colocar em prática.
O que você verá neste artigo:
4 dicas para ter mais conhecimento em Ciências Humanas
1 – Desenvolva seu hábito de leitura
Você não gosta de ler ? Que pena.
O hábito de leitura é bastante comum para quem tem facilidade com as Ciências Humanas. Porém, se estamos falando de um tabu para muitas pessoas, também estamos mostrando uma das práticas mais prazerosas para o amante das humanas. A leitura.
Um dos grandes pilares das humanas é o acesso ao conteúdo das suas graduações, temas e assuntos por meio dos livros. Neste caso, uma das dicas para os mais avessos à leitura é começar por buscar livros ligados ao seu dia a dia.
Comece por textos curtos, mas úteis, e que lhe soem curiosos à primeira vista. Logicamente, não recomendamos que você comece por tomos gigantes ou coleções com 20 volumes.
- Ler tem a ver com prazer e aumentar a sua visão sobre tudo.
- Ler é expandir a sua mente não só em relação às humanas, mas tudo ao seu redor.
Definitivamente, o hábito de leitura aumenta a sua capacidade de interpretação de termos, palavras e contextos. Consequentemente, a sua absorção de conteúdos e saberes relativos às Ciências Humanas.
Nesta dica vale à pena destacar que a sua leitura não pode ser passiva, apenas ler e nada mais. Procure se concentrar e projetar a funcionalidade daquela leitura na sua vida.
2 – Faça esboços e gráficos
Então, você está lá tentando ler, ao mesmo tempo ainda apresenta dificuldades na hora de absorver aquele conteúdo de História e Filosofia – apenas para ilustrar. Resumindo, a dica aqui é você não entrar em pânico e pegar um pedaço de papel ou aplicativo para fazer um esboço do que está lendo.
Lembre-se que a criação de um mapa mental, esboço no papel (desenho, linha do tempo, formas geográficas) e gráficos ajudam a você a criar formas mais compreensíveis ao que o seu cérebro está acostumado.
Essa dica é bastante indicada para quem tem facilidade com exatas e precisa de uma forma espacial para conseguir enxergar o que está inserido naquele conteúdo de humanas.
Logo, quando estiver lendo, marque palavras, crie sua própria projeção holográfica daquele momento ou conteúdo.
3 – Aprendizado multimídia
Terceira, porém uma dica bastante importante: promova um aprendizado por meio de uma forma multimídia. Resumindo, aproveite as diversas formas de mídias disponíveis nos seus dispositivos eletrônicos, internet e outras inovações tecnológicas.
O aprendizado de Ciências Humanas fica ainda mais fácil por meio do contexto multimídia. Definitivamente, quando a pessoa começa a ver a disciplina com podcasts, vídeos e documentários, pode achar mais acessível. E continua com GIFs, redes sociais e todos os tipos de divulgação de conteúdo.
Uma das grandes aliadas do ensino multimídia é a educação a distância (EAD), o que acaba disseminando o ensino de diferentes maneiras, por meio do uso de vídeo aulas e Ambientes Virtuais de Ensino. Em suma, estamos falando de uma metodologia de ensino com diversos diferenciais. Tudo isso para torná-lo mais agradável, eficiente e até lúdico.
4 – Esclareça suas dúvidas
Talvez, uma das dicas mais simples e com eficiência comprovada, é a boa prática de esclarecer as dúvidas sempre que surgirem.
Logo, pense nos seus colegas e nos professores. Caso você tenha amigos ou contato com profissionais ligados às Ciências Humanas fica ainda mais fácil.
Tenha a noção de que estamos falando de muitos conteúdos abstratos, e que necessitam de grande poder de interpretação. Além disso, e como falamos no início do texto, as diferentes ramificações das Humanas estão vinculadas.
Em função disso, algumas pessoas que têm facilidade com a área poderão mostrar para você o caminho das pedras, e explicar de forma simples grandes questões antropológicas, históricas, filosóficas e por aí indefinidamente.
Aproveite seus colegas e pergunte. Chegue junto aos seus professores e coloque as suas dúvidas perante eles. Recorde sempre uma coisa: perguntar não é feio.
Enfim, pergunte sempre incessantemente. Dentro das Ciências Humanas, as dúvidas dão lugar a outras dúvidas. E foi assim sempre, até chegarmos em uma tese bem fundamentada.
A tecnologia a serviço das Ciências Humanas
Agora você já aprendeu sobre as 4 dicas para ter mais conhecimento em Ciências Humanas. Na sequência, já pode colocar em prática e testar cada uma delas.
Na verdade, quanto mais você estuda as áreas do conhecimento ligadas a esta ciência, mais você começa a enxergar um ciclo infinito, e o que liga um assunto a outro. Assim como suas relações e influências.
Aproveite sempre o seu acesso às tecnologias e as utilize em prol da busca do conhecimento. Na palma da sua mão as ferramentas são infinitas, e o aprendizado ainda mais simples.
Veja nesse outro conteúdo o que estudar para Ciências Humanas e suas tecnologias.