InícioDicasEstudos5 passos essenciais para uma boa jornada de estudos

5 passos essenciais para uma boa jornada de estudos

Em primeiro lugar, podemos afirmar que educação é a base de toda sociedade. Educação é agente de mudanças, de transformação e de evolução. É com educação que podemos projetar um futuro melhor, um presente consciente e saber da importância do passado. E para alcançar resultados satisfatórios, é fundamental ter organização e foco. Dessa forma, certamente você aproveitará mais sua jornada de estudos.

A Voomp preparou esse post pensando em todos que encaram os estudos com responsabilidade. Se você está realizando o pré-vestibular e ainda não decidiu qual carreira seguir, ou se já está matriculado numa universidade, esse conteúdo é para você.

Nesse artigo daremos algumas dicas para tornar sua jornada de estudos excelente. O resultado certamente será um estudante mais preparado e qualificado na sua área.

Motivos para investir em uma boa jornada de estudos

No material que preparamos, você terá uma agenda bem estruturada para estudar. Como resultado o estudante pode ter vantagens como:

  • mais segurança para fazer as provas
  • melhor aproveitamento em todas as matérias
  • menos estresse com os conteúdos
  • alcançar seus sonhos
  • descobrir suas competências
  • descobrir as habilidades que precisa desenvolver
  • mais tempo livre para curtir o lazer e cuidar da mente
  • melhor preparação para se tornar um profissional de qualidade

Rotina e horários

Antes de tudo, crie uma rotina de estudos. Para isso, você deve analisar como é o seu dia a dia, quais tarefas precisa executar e qual horário é mais produtivo. Da mesma forma, é fundamental avaliar suas atividades extracurriculares, como, por exemplo, curso de inglês, academia e estágio.

Após enumerar suas tarefas diárias, organize toda a semana com os horários de estudo.

Uma boa dica de estudos é utilizar uma agenda, planner, aplicativo ou até mesmo um quadro na parede. Nele você anotar tudo que precisa executar ao longo da semana, com seus respectivos horários.

Com uma visão geral do seu cotidiano, fica mais fácil criar uma agenda com horários e atividades. Na hora de criar sua agenda de atividades, considere também fatores como deslocamentos e períodos para descanso e refeições.

Estudar é importante, mas outros fatores são fundamentais para resultados saudáveis em todos os sentidos e te uma boa jorna.

Por isso, tenha em mente que para sua rotina ser eficiente é preciso ter horários adequados para as refeições, descanso e lazer. Manter corpo e mente com disposição são cuidados essenciais para conseguir alcançar o melhor desempenho nas provas.

Algumas pessoas costumam usar sistema de recompensas para dar uma oxigenada no processo de estudos. Um exemplo prático é usar as redes sociais por 10 minutos a cada 2 horas de estudo. Ou ver sua série favorita após um dia inteiro focado.

Em contrapartida, não adianta você realizar todo um planejamento diário, semanal ou mensal se não tiver disciplina para cumprir tudo. Para sua rotina dar certo, é extremamente importante estabelecer regras claras com você mesmo.

Lidando com imprevistos

Imprevistos acontecem, e não podemos ignorar esse fato. Você pode ficar doente, ter alguma questão familiar ou até aparecer um evento social muito importante. Então tente ter uma segunda opção, caso isso aconteça algum dia e você não consiga estudar. Um bom caminho é deixar alguns espaços livres na agenda, exatamente para essas situações. Assim, se tudo fluir bem, você pode aproveitar para estudar mais ou descansar.

Materiais e ambiente adequados

Analogamente, organize todo seu material de estudo previamente. Essa atitude evitará distrações e perda de tempo durante seu tempo dedicado aos estudos. Em outras palavras, separe suas apostilas, anotações, lápis, caderno, post-its e tudo mais que for precisar.

Da mesma forma, é interessante fazer o download de tudo que pretende estudar previamente, assim você evita ter acesso à internet e perder o foco. Pode deixar esse momento para aquela pequena recompensa que falamos acima, lembra?

Igualmente, organize o local que você vai estudar. Pode ser um cômodo inteiro ou apenas um espaço reservado na sua sala, por exemplo. O importante é que seja um ambiente que tenha tudo que você precisa.

Alguns estudantes vão precisar de uma boa cadeira, iluminação e ventilação adequadas, por exemplo. Outros vão ter mais facilidade de concentração em um ambiente com mais interferências, como música ou dividindo o cômodo com outras pessoas. Não há perfil certo ou errado. Tente descobrir seu estilo, aquele que funciona para você, e mergulhe fundo na sua jornada de estudos. 

Estude diariamente

Para além de planejamento e local adequado de estudos, outro fator precisa de atenção para você ter uma boa jornada de estudos. Sob o mesmo ponto de vista, ter frequência trará resultados gratificantes.

Se você tem dificuldades com essa questão, comece gradualmente. Com persistência esse hábito pode fazer parte da sua vida pessoal e profissional. Por isso, procure estudar diariamente, mesmo que em alguns dias seja por um tempo reduzido. Dessa forma, você se acostuma com o processo e ainda evita problemas com conteúdos acumulados.

Como falamos anteriormente, preste atenção nos imprevistos e não deixe que isso seja fator para perder um dia de estudos. Seja flexível. Em outras palavras: se você pretendia estudar pela manhã e descansar na parte da noite, mas algo te impediu, reveja seus planos. Procure na sua agenda aquele espaço vazio, encaixe algumas horas de estudo e tente compensar.

Atualmente o mundo é digital e diversas opções de consumo de conteúdo estão disponíveis. Se você é uma pessoa que precisa se deslocar por muitas horas no dia, aposte nos serviços de streaming. O mesmo vale quando você estiver na academia, por exemplo, ou executando uma tarefa doméstica. A ideia é aproveitar cada momento para estudar diariamente.

Defina metas

Motivação será uma parte crucial para você ter uma boa jornada de estudos. Ela irá te movimentar e dar aquele incentivo nos momentos de desânimo. Saber onde você quer chegar, será válvula propulsora do seu sucesso.

Igualmente, não minimize as pequenas conquistas. Se você quer passar na prova daquela grande instituição, por exemplo, é preciso estudar várias disciplinas. E para isso precisa de pequenas vitórias diárias para alcançar seu objetivo. Diversas etapas precisam ser vencidas antes.

Essa mesma linha de pensamento pode ser aplicada no dia a dia, ou seja, em sua rotina de estudos. Assim, se você estipular pequenas metas para atingir diariamente, vai se sentir mais motivado para seguir o cronograma.

Diferentes métodos de estudo 

Os recursos tradicionais certamente são imprescindíveis para que sua jornada de estudos seja boa. No entanto, pode ser muito funcional diversificar e navegar por novas metodologias.

Deixe sua rotina de estudos mais dinâmica com as diversas possibilidades oferecidas na era digital. Alguns exemplos são: canais de ensino virtuais, plataformas interativas, vídeos, aplicativos e outras formas de incentivar o aprendizado.

Agora que você já leu todo esse artigo, está animado para começar sua jornada de estudos? Seja como for, esteja atento para mecanismos de autocuidado. É comum querer absorver o máximo de conteúdo quando temos um objetivo muito claro pela frente. Mas, também é preciso atenção com corpo e mente. Respeite seus limites.

Cuidar da saúde também repercute na concentração e no desempenho acadêmico.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.