InícioDicasEstudosComo escolher seu tema de TCC?

Como escolher seu tema de TCC?

O trabalho de conclusão de curso, comumente chamado de TCC, é mais uma etapa a ser vencida por muitos daqueles que desejam concluir o nível superior. Porém, caro graduando, antes de sair por aí tendo pesadelos com o momento da elaboração e apresentação deste trabalho, conheça como tornar esta tarefa mais tranquila. Neste artigo te contaremos mais a fundo do que se trata um TCC, como escolher o tema para esta atividade e, sobretudo, como tirar tudo de letra! Siga com a gente!

O que é um TCC?

Durante a graduação os alunos são constantemente avaliados. As disciplinas obrigatórias e optativas, as atividades complementares servem para dar uma base sólida de conhecimento aos estudantes. No entanto, muitos cursos , nos semestres finais, exigem como parte obrigatória da formação uma pesquisa mais profunda, focada em um tema específico e relevante para a área de estudos. Sendo assim, o trabalho de conclusão de curso é uma exigência para alunos de graduação nos modelos de licenciatura, bacharelado e formações tecnológicas.

Entretanto, ao contrário do que muitos pensam, este gênero acadêmico não é nenhum bicho de sete cabeças. Ao menos não precisa ser! Mas, para conseguir concluir a etapa final de uma graduação, alguns conselhos devem ser seguidos. Confira!

TCC: apaixone-se pelo seu objeto de pesquisa!

Assim, como em qualquer coisa na vida, aquelas que fazemos com paixão costumam ser muito mais fáceis de executar. A escolha por um tema de pesquisa, para a confecção de um TCC, precisa ser muito bem pensada!

Desta forma, observe durante a graduação a área ou disciplina que mais lhe cativa. Opte por assuntos relacionados a estes campos e que de fato lhe desperte curiosidade. Não tenha pressa em se decidir! Esteja sempre aberto à reflexão. Seu assunto de pesquisa poderá surgir espontaneamente, em uma conversa entre amigos, ou até mesmo em um evento na faculdade.

É verdade que a produção de um TCC pode levar meses. Portanto, é muito aconselhável se decidir por um objeto de estudos que te traga prazer em pesquisar. Passar todo este tempo debruçado sobre um assunto que não lhe cause qualquer “arrepio” pode ser uma verdadeira tortura. Sendo assim, “que o crime compense”!

TCC: um bom orientador pode fazer toda a diferença!

A relação entre orientando e orientador é muito importante na vida acadêmica de qualquer aluno. Para a elaboração de um trabalho de conclusão de curso, o estudante poderá contar com os conselhos e orientações de um professor. Com isso, tão relevante quanto o tema de pesquisa, a escolha por um orientador precisa ser bem cuidadosa! De nada adianta eleger um assunto maravilhoso, pelo qual você tenha verdadeiro encantamento,  se você não tiver qualquer afinidade com aquele que lhe auxiliará nesta tarefa.

Converse com seus professores, conheça a forma como eles costumam conduzir seus alunos, fale de suas questões sem qualquer preocupação. Pode ser que um professor lhe indique um outro docente que compartilhe das mesmas ideias que você. Foca no macht!

O planejamento é a alma do negócio!

Você já ouviu falar em procrastinação? Pois é. Esta palavrinha aí é a responsável pelas dores de cabeça de muitos estudantes universitários. Muitos adiam ao máximo a elaboração de um TCC, e quando se dão conta da urgência, acabam por fazer tudo no desespero. A qualidade de suas produções é afetada, e alguns até reprovam nesta fase.

Portanto, fuja desta armadilha! Conheça algumas dicas:

  • Escolha seu tema com cautela;
  • Eleja um bom orientador para chamar de seu;
  • Leia a bibliografias com calma e vá documentando tudo o que fizer;
  • Faça fichamentos, resumos, resenhas de suas leituras;
  • Estabeleça pequenas metas ao longo do trabalho;
  • Mantenha a constância.

Iniciação científica e TCC: respire sua pesquisa!

Muitos alunos decidem ingressar na carreira de pesquisa ainda durante a graduação. A escolha por uma iniciação científica pode facilitar e muito a confecção de um TCC. Alguns estudantes começam a desenvolver pesquisas de IC ainda no início de seus cursos, e mais tarde decidem investir no mesmo tema para o trabalho de conclusão de curso.

Graças a familiaridade e experiência que ganham com a rotina de estudos, com o desenvolvimento da escrita acadêmica e também com as normas de formatação, conseguem ter mais facilidade para desenvolver o TCC.

Participe de eventos acadêmicos

Assim como a escrita, a arguição de um trabalho de conclusão de curso também costuma assombrar os estudantes. Os candidatos ao diploma precisam apresentar seus trabalhos diante de uma banca de professores. Tais docentes, normalmente tem uma larga experiência na área de estudo relacionada ao tema de pesquisa do TCC e portanto, possuem know how para avaliar o trabalho apresentado pelos estudantes.

Contudo, para ganhar mais segurança durante esta apresentação, a participação em outros eventos, tais como seminários, mini cursos, palestras e outras formas de exposição de suas pesquisas podem aprimorar suas habilidades de se comunicar com seus espectadores.

Logo, quanto maior a prática maiores as possibilidades de êxito.

Por último, mas não menos importante, será esta última sugestão que te daremos: faça tudo com muita dedicação!

Os alunos que encaram sua formação com responsabilidade e dedicação enfrentam bem menos dificuldades na confecção de qualquer trabalho acadêmico. O conhecimento que adquirem durante toda a graduação os deixa seguros para enfrentar quaisquer desafios.

A segurança é extremamente necessária para a escrita e para a arguição do trabalho de conclusão de curso. Desta maneira, estudantes dedicados e estudiosos conseguem fazer um TCC com muita tranquilidade e sem passar por qualquer experiência traumática.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.