InícioDicasEstudosTrello: aprenda a utilizá-lo para organizar seus estudos

Trello: aprenda a utilizá-lo para organizar seus estudos

Você conhece a ferramenta do Trello? Se sim, sabe aproveitar essa ferramenta da melhor maneira? De um modo geral, boa parte das pessoas que trabalham em home office ou em equipes conhecem o Trello. Afinal, ele é um recurso importante para quem busca organizar uma rotina de serviços de forma ordenada, clara e simples. Nesse aspecto, o Trello não deixa a desejar.

Entretanto, ele pode beneficiar as pessoas para outras finalidades. Mesmo porque sua interface foi desenvolvida com o objetivo de gerenciar projetos, independente da finalidade. Nesse sentido, se você é estudante e quer uma ajuda para organizar seu cronograma, esse software será muito útil para você.

Há quem goste de agendas, anotações em post-it, desenhos em lousa ou até mesmo lembretes de celular. Porém, o fato é que muitas vezes essas ferramentas não são tão eficientes na hora de visualizar as tarefas que precisam ser executas e qual a ordem de prioridade delas.

Aliás, a dificuldade e a falta de organização são uma das principais razões para que as pessoas esqueçam seus compromissos. Isso acontece porque, de certa forma, quando não conseguimos definir as prioridades das nossas tarefas, tendemos a não saber por onde começar. Uma consequência disso é sentir-se desmotivado ou ansioso. O lado bom é que esses entraves podem ser amenizados ou até mesmo eliminados da sua rotina.

Para isso, basta que você comece a encontrar maneiras de se orientar melhor com relação aos seus objetivos de cada dia. Se você faz parte do grupo de pessoas que está em busca de estratégias para aproveitar melhor o tempo em cada atividade, veio para o lugar certo.

Neste texto, vamos te contar tudo sobre a ferramenta do Trello. Aqui você vai conhecer melhor sobre esse recurso. Além de aprender a utilizá-lo da maneira correta.

O que é o Trello

De antemão, o Trello é um aplicativo desenvolvido com a finalidade de gerenciar as funções de um determinado projeto. Assim, ele promete agilizar o dia a dia e o trabalho das pessoas por meio de suas aplicações práticas. Vale lembrar que esta é uma plataforma 100% gratuita e que está disponível para utilizar tanto em aparelhos móveis quanto computadores.

Um ponto extremamente positivo da ferramenta é que ela é muito versátil e pode se adaptar às necessidades específicas de cada usuário. Dessa forma, ela proporciona uma experiência de uso bastante interessante para as mais amplas finalidades.

Além do mais, o Trello se tornou o queridinho das empresas porque permite tanto o acompanhamento pessoal, quanto a visualização do andamento de projetos maiores, envolvendo equipes com número alto de integrantes. Mas os benefícios não param por aqui!

Podemos citar, também, que a plataforma está em constante aprimoramento, desde os seus usos iniciais. Através de estudos e pesquisas de experiência de usuário, o Trello desenvolve interfaces práticas e eficientes. Isso permite com que o aplicativo seja apreendido de forma intuitiva e rápida. Dessa forma, seus recursos servem como grandes aliados daqueles que gostam de fazer planejamentos.

Outro ponto interessante é que o Trello é baseado em uma metodologia chamada Kanban. Este método visual tem o objetivo primordial de otimizar tempo e performance das tarefas. Desse modo, o fluxo de organização se ajusta e parte da premissa básica da eficiência. Ou seja, ele aposta nos sinais visuais  e nas colunas como uma forma de controlar todo o trabalho andamento. A consequência disso é uma maior facilidade na organização e na finalização de tarefas.

E por falar em planejamento, a Voomp produziu um material voltado especificamente para a organização de estudos. Não deixe as matérias acumularem. Confira nossas dicas para sair do atraso clicando aqui.

Como utilizar a ferramenta de estudos

Agora que você já sabe o que é o Trello, é hora de começar a testá-lo, correto? Pois bem, antes de tudo, você precisa se cadastrar na plataforma. Sem um cadastro você não poderá utilizar a ferramenta. Confira o passo-a-passo do login.

Criando uma conta no Trello

Para criar uma conta no Trello, acesse o site oficial da plataforma ou baixe o aplicativo em seu celular. Feito isso, você deve clicar na opção “cadastrar-se”, geralmente localizada no canto superior direito da tela do computador.  Lá você encontrará a opção de registrar um e-mail ou entrar pelas contas do Google, Microsoft ou Apple.

Começando a utilizar a plataforma

Com o login efetuado, você já pode começar a planejar e organizar suas atividade! E isso é muito simples. Primeiramente, crie um quadro com o título de seu projeto. Na sequência, você terá acesso as listas, que tem a finalidade de representar as etapas desse projeto.

Nesse caso, por exemplo, se o quadro “vestibular” tiver uma lista chamada “revisão de conteúdo” e outra titulada por “praticar exercícios”, isso significa que o primeiro passo é estudar e o segundo colocar o conhecimento em prática. Em cada uma dessas listas haverá cartões, que identificam a natureza dessas atividades. Ou seja, lá você descreverá os detalhes e objetivos de cada atividade, como por exemplo prazo para finalização. Pronto! Agora você já pode começar a explorar a ferramenta.

Todavia, essas são as funções básicas. Há também macetes para utilizar a ferramenta de forma otimizada. Nesse sentido, recomendamos que você tenha dois projetos diferentes no Trello, e que não os misture. Afinal, vida profissional e vida pessoal compõem dois projetos diferentes, não é mesmo? Assim você não ficará confuso e ansioso, e saberá qual deles deve ser atendido com prioridade, de acordo com as necessidades específicas do momento.

Outra maneira de se manter estimulado é utilizar o checklist. Essa função é interessante porque é uma forma de estimular o cérebro sempre que uma meta é concluída. Não deixe de aproveitá-la. Adicione checklists em seus cartões!

Por fim, crie vários cartões, mas também não polua seu campo visual. Embora seja desejável que você divida o fluxo de seu trabalho, e fragmente cada etapa, uma opção para fugir da confusão é arquivá-los. Desse modo, você poderá ativá-los somente quando for realmente necessário visualizar estas informações.

Essas são recomendações gerais e que adicionarão facilidades no seu dia a dia. Esperamos que o texto tenha sido útil para você. Acompanhe nossa página inicial e fique ligado em todas as novidades relacionadas ao universo do vestibular.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.