InícioGraduaçãoAdministraçãoAdministração e Matemática: quais as diferenças?

Administração e Matemática: quais as diferenças?

Você se dá bem com números e quer usar essa habilidade para empreender? Tem aquelas manias de fazer conta em tudo? Se você possui essa e outras loucuras numerais, você ama matemática. E se quer ser dono do seu próprio negócio, pode questionar: quais as diferenças entre os cursos de Administração e Matemática?

Mesmo sendo um “gênio” das equações e algoritmos, um estudante com essa aptidão muitas vezes não tem certeza de qual carreira seguir. Certo é que as opções de cursos e profissões são inúmeras e isso pode ajudar, mas, também, prejudicar.

Algumas perguntas soam quase como um mantra diário na cabeça de estudantes que estão terminando o 2º grau ou já estão em cursos pré-vestibulares. Qual carreira devo seguir? Qual curso escolher para minha graduação? Quais profissões posso ter com cada graduação?

A adolescência já é uma fase de descobertas, dúvidas e escolhas. Essas escolhas são fundamentais para a vida de cada pessoa, mas, às vezes, são feitas sob pressão, sem sabedoria e convicção.

Por isso, a equipe da Voomp explica a diferença entre os cursos de Administração e Matemática para você decidir com segurança. Aproveite o post e saiba tudo o que você precisa para acertar na escolha!

Leia também: cursos para quem gosta muito de Matemática

Mas, afinal, quais as diferenças entre os cursos de Administração e Matemática?

Sem dúvidas, os cursos de Administração e Matemática têm diferenças relevantes. Primeiro, porque a Administração é considerada um estudo da área de Ciências Humanas, enquanto o curso de Matemática pertence às Ciências Exatas.

Em princípio, você pode pensar que elas não têm nada em comum. Mas têm, sim, semelhanças e, em alguns pontos, são complementares. E é difícil se tornar um administrador de sucesso sem ter conhecimento profundo em matemática. Afinal, ninguém melhor que o dono da empresa para interpretar balanços, avaliar investimentos x riscos e evitar que a mesma feche as portas. Então, Administração e Matemática não são rivais.

Administração é de Humanas e tem grade curricular voltada a pesquisas, planejamento, gestão, produtividade, visão de mercado, sustentabilidade e execução. Mas é uma disciplina fortemente ligada às Exatas, pois envolve também Estatísticas, Contabilidade, Matemática Financeira, Economia, entre outras matérias destinadas à resolução de problemas financeiros.

Já no curso de Matemática, as matérias são baseadas em Álgebra Linear e Vetorial, Geometria, Estatística, Contabilidade, Trigonometria, Aritmética, Análises, Algoritmos, entre outras disciplinas técnicas.

E se tem aspectos de Humanas que quem seguirá carreira na Matemática deve dominar é a necessidade de ter boa comunicação, ser claro e didático, principalmente para aqueles que desejam se tornar professores.

Outra diferença é que em Matemática é possível fazer bacharelado e licenciatura, enquanto no curso de Administração só existe o bacharelado. Mas aqui pontuamos uma semelhança: o tempo de duração dos cursos, geralmente, é de 4 anos.

Diferenças de bacharelado e licenciatura em Matemática

Já sabemos sua habilidade com números e as eventuais dúvidas de qual curso seguir na faculdade. Mas, além disso, os estudantes também devem decidir qual formato de graduação é o melhor para a carreira.

A principal diferença entre bacharelado e licenciatura é ramo de atuação. Enquanto a licenciatura forma professores, o bacharelado prepara o estudante para seguir no mercado de trabalho. Ou seja, quem faz o bacharelado em Matemática torna-se um profissional completo que pode atuar em diferentes funções na área.

Ensinar pode ser uma vocação do estudante, mas um professor de verdade é formado na faculdade. Assim, além do estudo dos princípios da Matemática, quem opta pela licenciatura aprende conteúdos próprios para a área da educação. Os principais são: História da Educação, Didática, Pedagogia, Educação Inclusiva, Políticas Públicas de Ensino e Psicologia de Aprendizagem.

Porém, lecionar não é a única opção para quem escolhe a licenciatura. A gestão de instituições de ensino também é uma possível área de atuação.

Desafios do administrador de empresas

O aluno graduado em Administração encontra diversos desafios após terminar a faculdade. Os principais estão ligados à rápida evolução do ambiente de negócios, bem como mudanças culturais, políticas e econômicas.

Além disso, o surgimento de novas tecnologias e a velocidade da informação exigem atualização constante do profissional de Administração. Só assim o Administrador consegue identificar possíveis problemas e tomar decisões assertivas levando em conta as variáveis do mercado.

Dessa forma, o administrador precisa absorver todos os dias novos conhecimentos, como Comunicação Digital, Métricas e Análise de Dados. E, atualmente, este profissional ainda precisa ter entendimento avançado sobre Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Afinal, empresas que não têm compromisso com esses temas com certeza estarão mais distantes do sucesso pleno.

Desafios do profissional de Matemática

Na Matemática, como já vimos, o profissional graduado pode seguir dois caminhos distintos, mas igualmente recompensadores. Escolher pela carreira acadêmica é gratificante e você terá grandes chances de ser contratado rapidamente. Isso se deve à escassez de professores no ensino fundamental e médio em todo o país.

O profissional que decidir pela licenciatura ainda pode fazer mestrado e doutorado, tornando-se apto para dar aulas em faculdades.

Já quem escolhe o bacharelado em Matemática pode trabalhar em grandes empresas das áreas de Economia, Engenharia, Informática, Medicina, Contabilidade, Finanças, entre outras.

No segmento da indústria, o bacharel em Matemática pode atuar com:

Design de Produtos – pesquisar e testar funcionalidades de embalagens a fim de encontrar o melhor formato.

Produção – aprimorar os processos produtivos com o objetivo de eliminar desperdícios, gerenciar a cadeia de suprimentos e desenvolver sistemas de produção.

Economia e Finanças – estudar o mercado e fazer projeções de risco para afinar a gestão de investimentos.

Gestão Ambiental – idealizar formatos de sistemas, produtos e processos que respeitem o meio ambiente.

Ciências da Computação – criar softwares por meio da combinação de algoritmos e aplicar conceitos matemáticos ao formato da linguagem dos computadores.

Biomatemática – atuar com análise e recuperação de imagens de exames, fazendo a leitura perfeita de tomografias, ressonâncias e ultrassonografias.

Assim, na Administração e Matemática, concluímos que…

Se você tem grande habilidade com números, fórmulas e equações, os cursos de Administração e Matemática são excelentes pedidas para uma carreira de sucesso!

Cada graduação tem suas particularidades e diferenças, mas, sim, em algum momento de sua trajetória, elas poderão se cruzar. Então, avalie bem as possibilidades, faça sua escolha de cabeça fria e siga em frente!

Para saber mais sobre os cursos de Administração, Matemática, demais cursos, mercado de trabalho e tudo sobre o mundo da educação superior, acompanhe as novidades da Voomp e crie seu caminho para o sucesso.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.