Em um mercado no qual a concorrência e a oferta de produtos e serviços é enorme, uma empresa ou marca precisa mais do que estar na cabeça dos consumidores. É preciso que eles tenham uma boa imagem dela. É nesse setor que trabalham dois profissionais que, muitas vezes, são confundidos um com o outro: o profissional de publicidade e propaganda e o profissional de relações públicas.
Se você também é uma das pessoas que ainda não sabem muito bem a diferença entre esses dois profissionais, não se preocupe: aqui é o lugar em que vamos solucionar todas as suas dúvidas!
O que você verá neste artigo:
O que Publicidade e Propaganda e Relações Públicas têm em comum?
A primeira semelhança entre os dois profissionais é que eles usam o mesmo caminho, mas com focos e objetivos diferentes. Ambos querem que a marca ou empresa que atendem tenham uma boa reputação no mercado. Vamos falar mais sobre como esse caminho se divide mais pra frente.
As semelhanças não param por aí. Tanto Publicidade e Propaganda quanto Relações Públicas estão dentro da área de mercadologia. Sendo assim, ambas tratam da comunicação com o público e têm a mesma essência: transmitir uma mensagem.
Há pouco tempo, certas faculdades consideravam os cursos parte da mesma formação. Porém, com o passar dos anos, os cursos e disciplinas tornaram-se cada vez mais específicos e especializados. Isso foi feito visando à formação de profissionais que fossem melhor capacitados para cada função.
Enfim, as diferenças
Apesar de todas essas semelhanças, a principal diferença entre os cursos é o objetivo que cada profissional quer atingir. Isso significa o seguinte: enquanto em Publicidade e Propaganda o alvo é consumidor e o objetivo é a venda, em Relações Públicas o principal foco é a imagem da empresa ou da marca.
Podemos fazer outras comparações entre os dois profissionais e alguns fatores das suas funções. São elas:
- Espaço na mídia: enquanto o publicitário vai trabalhar com a compra de espaço na mídia, um relações públicas precisa ganhar esse espaço por meio de seus contatos com assessorias de imprensa ou meios de comunicação;
- Comunicação com o público: a comunicação com o público do publicitário é de mão única, enquanto o relações públicas vê nesta comunicação uma via de mão dupla;
- Foco da mensagem: como falamos logo acima, o foco do publicitário é a venda, enquanto a reputação é o foco da mensagem do relações públicas;
- Controle sobre o discurso: para convencer o potencial cliente, o publicitário tem total controle do discurso que quer passar. O do relações públicas, por mais elaborado e cuidadoso que seja, ainda o deposita nas mãos dos veículos de mídia;
- Credibilidade da mensagem: o poder de gerar credibilidade do discurso do relações públicas, quando acerta seu público alvo, é maior do que o da publicidade.
O que faz cada um desses profissionais?
O profissional de Publicidade e Propaganda é muito mais do que um simples “vendedor”. O publicitário é o responsável por elaborar estratégias de comunicação, de marketing e de vendas com foco no cliente em potencial. Para isso, ele faz uso de recursos visuais e textos persuasivos, com o objetivo de convencer o público a adquirir um produto ou serviço.
Por outro lado, o profissional de Relações Públicas pode conversar tanto com o público interno quanto com o público externo de uma marca, zelando pela sua boa imagem. Assim, ele usa suas estratégias em comunicação para transmitir os valores da empresa, mediando a relação com o público. Além disso, esse profissional também pode atuar organizando eventos, ou trabalhando juntamente com assessorias de imprensa.
Entendendo o perfil de cada profissional
Se você ainda está na dúvida sobre qual dessas carreiras combina mais com você, dê uma olhada no conjunto de habilidades abaixo. São algumas das competências que cada um desses profissionais mais utiliza na profissão.
Publicidade e Propaganda
– criatividade
– dinamismo
– estar aberto à variações e mudanças
– planejamento e estratégia
– buscar inovação e ser empreendedor de ideias
– ser interessado em comportamento humano, arte e cultura
– causar impacto na comunicação
Relações Públicas
– planejamento estratégico de comunicação
– domínio da comunicação interpessoal
– ser um bom ouvinte
– talento para negociação
– boa comunicação
– capacidade de compreensão
– autoconfiança e segurança em suas decisões
– bom entendimento dos bastidores da comunicação
– gestão de crise
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho oferece opções bem variadas para esses dois profissionais. Assim, algumas são bem óbvias, como a agência de publicidade para o publicitário e a assessoria de empresa para o relações públicas. Mas dá pra fugir dessas caixinhas.
Além das agências, o publicitário também pode encontrar seu espaço atuando como agente interno dentro de empresas públicas ou privadas.
Ele pode fazer gestão e planejamentos de marketing, atendimento publicitário e prestar consultorias em gestão empresarial. Além disso, atualmente, o mercado tem exigido cada vez que o publicitário diversifique suas habilidades. Isso significa estar sempre atento às novas tecnologias.
O profissional de relações públicas tem outros caminhos de carreira. Além da assessoria de imprensa, podem ser encontrados na organização de eventos e nas consultorias de projetos sociais.
Como eu posso ser um profissional de Publicidade e Propaganda ou de Relações Públicas?
Ambas as formações podem ser encontradas como habilitações dentro dos cursos de Comunicação Social. Nesses casos, os cursos têm uma média de 4 anos cada um, e o aluno cursa primeiro um ciclo básico de disciplinas, contendo a base da comunicação social em áreas como sociologia e cultura.
Após o ciclo básico, o aluno terá acesso às disciplinas mais específicas da sua habilitação. Para os estudantes de Publicidade e Propaganda, algumas das disciplinas em destaque são: Criação Publicitária, Gerenciamento de Marcas, Marketing Digital e Redação Publicitária Geral. Você pode conferir um exemplo da grade completa do curso no site da Anhanguera.
Já para o aluno de Relações Públicas, alguns exemplos de disciplinas específicas são: Comunicação Organizacional, Comunicação Corporativa, Ética, Negociação e Economia.
Vale lembrar também que várias faculdades já oferecem cursos específicos em cada uma dessas formações, fora do curso de Comunicação Social.
E você, já decidiu qual das duas carreiras quer seguir? Confira mais matérias legais sobre o tema, como essa.