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Qual a diferença entre Logística e distribuição?

Logística e distribuição: esses termos são usados como se fossem sinônimos, mas não são. Logística é o processo de gerenciamento da produção, armazenamento e transporte dos recursos e produtos. Já a distribuição (chamada também de cadeia de suprimentos ou supply chain) engloba desde a produção dos produtos até o consumidor final. Digamos então que a Logística é parte da distribuição nessa história.

De qualquer maneira, os setores de Logística e distribuição vêm crescendo bastante nos últimos anos, ainda mais com a pandemia da covid-19. Com lojas físicas fechadas na época mais restritiva da pandemia, muitas delas decidiram ir para o mercado online, que precisa de pessoas que entreguem os produtos. Assim, serviços de transporte de entregas e até os Correios sentiram um aumento na demanda.

E essa é uma tendência com muitos anos ainda pela frente. O comércio online, que já tinha passando por um período de expansão, se consolidou e só tem a crescer. Assim, o mercado de trabalho para a Logística e a distribuição se tornou mais atrativo. A necessidade de pessoas especializadas vem crescendo a cada ano. Da mesma forma, a tecnologia vem avançando a passos largos. Assim, as empresas precisam estar antenadas nesse mundo. Vamos conhecer agora um pouco de cada um desses campos.

Logística e a gerência dos recursos

A confusão entre Logística e distribuição acontece porque associamos a Logística ao transporte. Mas ela vai além disso, bem como o conceito de distribuição é mais amplo. A Logística gerencia os recursos de uma empresa. Aqui lidamos com matérias-primas, pessoas, insumos, produtos secundários, produção e o envio das mercadorias finais.

Assim, os profissionais de Logística precisam saber quando chegam à empresa os carregamentos de todos os tipos. Aqui nós pensamos em tudo: insumos, material de papelaria, higiene, limpeza, alimentação, manutenção de equipamentos, etc.

Uma vez com essa informação em mãos, o departamento pode elaborar planejamento de estoque, envio de insumos para a produção e gerenciar o que já há no estoque. Mas o trabalho não termina aí. A Logística tem que saber o tempo que leva para que determinado produto seja feito, para que o caminhão encoste e o leve para o cliente final.

Diferentemente do que acreditamos, a Logística não é algo novo. Ela sempre existiu, desde as guerras da Antiguidade, quando os soldados recebiam suprimentos vindos dos administradores dos reinos. O que aconteceu foi a sofisticação e melhoramento dos processos. Hoje tudo é controlado de forma digital, o que permite acompanhar as fases em tempo real.

Distribuição e o processo como um todo

A distribuição, ou cadeia de suprimentos, é um campo bem mais amplo. A Logística é uma parte da distribuição, visto que ela gerencia os recursos da empresa. A distribuição se preocupa também com a entrega dos produtos, como eles serão armazenados nos varejistas e como eles chegarão aos consumidores finais.

Assim, a gerência de distribuição deve levar em consideração todo o processo que envolve a movimentação das matérias-primas, produção, armazenamento, distribuição para os mercados e a chegada deles até o consumidor. Isso faz diferença, porque é uma forma de monitorar a qualidade do produto e garantir que ele chegue íntegro na ponta final do processo.

Nessa cadeia, há cinco participantes. Os produtores são tanto os que produzem as matérias-primas quanto os produtos finais. Os distribuidores compram direto dos produtores em grandes quantidades, para manter estoques. Por sua vez, eles repassam aos varejistas uma quantidade menor, para que eles possam armazenar em suas lojas. Os clientes são aqueles que compram os produtos para usarem nas suas casas.

Há também um quinto participante, os fornecedores de serviços. Eles podem atuar em qualquer um dos momentos da distribuição. São os serviços de transporte, que levam os produtos entre os vários participantes e as pesquisas de mercado, que coletam as informações dos consumidores a respeito dos produtos. Tem também as companhias de empréstimo e análise de crédito, que fornecem um capital extra ou verificam se o cliente é bom pagador.

Quais cursos fazer para entrar em Logística e distribuição?

Quem quer atuar em Logística pode fazer o curso tecnológico de mesmo nome. Nele, o aluno terá aulas de Análise de Custos, Logística Nacional e Internacional, Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos e Legislação Trabalhista. Há matérias de Planejamento e Controle da Produção, Sistemas de Informação Gerencial e Processos Logísticos.

O graduando que faz Logística pode atuar tanto na gerência da Logística quanto na distribuição, ou cadeia de suprimentos. Mas há cursos de extensão, pós-graduações e MBAs em Supply Chain, que especializa ainda mais o profissional. Esses cursos extras tornam o especialista ainda mais capacitado para gerenciar todo o processo de produção, e pode alcançar postos ainda mais altos dentro das empresas.

Para ser bem sucedido nessa área, o profissional precisa ser meticuloso. Isso significa ter cuidado na análise de todo o processo logístico e de distribuição. Saber quando chegam os materiais, quando podem ser levados aos varejistas e calcular o tempo de viagem é o segredo do sucesso. Afinal, como tudo hoje é acompanhado em tempo real via internet, o cliente fica esperando sua compra chegar. E se ela atrasa, a empresa perde pontos.

Mercado de trabalho para Logística e Distribuição

Como é um mercado em expansão, o profissional terá um grande desafio: o de se adaptar às mudanças. As empresas precisam ser cada vez mais eficientes na entrega dos produtos e, por isso, gerenciar toda a cadeia produtiva é um diferencial. O profissional pode atuar como consultor ou gerente de Logística, para avaliar a empresa como um todo e os processos de distribuição.

Ele também pode trabalhar no planejamento, que é fazer que os planos de distribuição sejam cumpridos, dentro dos prazos estipulados. Aqui falamos tanto das matérias-primas chegando aos setores responsáveis, quanto à entrega dos produtos aos clientes.

Outra área que vem crescendo muito é na própria cadeia de suprimentos. Ele vai analisar e planejar todo o processo distributivo, desde a chegada da matéria-prima até a chegada do produto ao consumidor final. Ele se preocupa com o transporte, para que o produto chegue íntegro até a ponta final desse processo todo.

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