InícioGraduaçãoEngenharia de Controle e AutomaçãoQual o perfil do estudante do curso de Automação Industrial?

Qual o perfil do estudante do curso de Automação Industrial?

Quem gosta de tecnologia e Matemática vai se sentir à vontade no curso de Automação Industrial. Afinal, é esse especialista que vai introduzir novidades no processo produtivo, como novas máquinas, tipos de software e técnicas.

São esses novos equipamentos que vão tornar a produção mais eficaz, precisa, rápida e econômica. Para isso, o profissional precisa tanto estar antenado com as novidades quanto acompanhar a manutenção desse maquinário. Afinal, equipamentos funcionando a contento dão lucro à empresa e segurança para os funcionários.

Outro detalhe importante é trabalhar na integração das máquinas. Elas precisam ‘conversar’ entre si, para que a linha de produção funcione a contento, dentro dos prazos estabelecidos e elabore produtos de qualidade.

Assim, se você tem afinidade por novas tecnologias e matérias das Ciências Exatas, o curso de Automação Industrial pode ser uma boa opção para entrar na faculdade. Vamos ver como é essa formação.

O curso de Automação Industrial

O curso tem duração de três anos, e é oferecido na modalidade tecnológica. As matérias das Ciências Exatas fazem parte de boa parte da grade curricular, e não é para menos. O profissional precisa ter conhecimentos de Física, Eletricidade, Matemática e Materiais, para elaborar o maquinário ideal ou adquirir os equipamentos adequados.

Mas não só isso. Aulas de gestão entram na lista, até porque o profissional vai liderar equipes de manutenção e instalação de novos equipamentos. Aqui temos também as aulas de Gestão de Projetos, justamente para acompanhar todo o procedimento de compra e instalação de novos materiais e máquinas.

Aulas de programação e computação entram, e por um motivo especial. A automação necessita de softwares especiais, até porque são eles quem dizem o que a máquina deve ou não fazer. Assim, essa disciplina mostra ao graduando como lidar com esses programas especiais, como funcionam e de que forma precisam ser instalados.

O perfil do aluno

Falamos do gosto pela tecnologia. Isso é fundamental, porque o profissional precisa acompanhar o desenvolvimento tecnológico para pensar em novas máquinas ou equipamentos. Afinal, dentro do investimento da empresa, novas máquinas significam economia na produção, uso de energia e rapidez na entrega do produto.

O aluno também deve saber trabalhar em grupo. No mundo corporativo, não se trabalha sozinho. Assim, ele vai fazer parte de uma equipe que terá atividades específicas, e cada um precisa fazer a sua parte.

Ele precisa também acompanhar a legislação da área, bem como a de segurança do trabalho. Como são máquinas grandes, é fundamental saber como se proteger ao lidar com elas. Quais equipamentos de segurança, distância segura e temperatura do local contam pontos para evitar acidentes.

Ter jogo de cintura para lidar com imprevistos também é uma característica importante. Por mais que o profissional se preocupe com o bom funcionamento dos equipamentos, acidentes podem acontecer, e o especialista deve saber como proceder para que os funcionários sejam minimamente atingidos.

A importância da Automação Industrial

Essa área não é exatamente nova. Podemos dizer que a Revolução Industrial começou com a Automação Industrial. Afinal, com o advento das máquinas, a produção se tornou mais rápida, com menos trabalhadores, usando menos matérias-primas.

Claro que, naquela época, tudo era bem inseguro. Não se pensava na segurança do operário. Acidentes eram comuns, e a rotatividade era muito grande. Foi com o tempo que se percebeu a importância de se desenvolver máquinas eficazes e que oferecessem segurança. Mesmo porque funcionário machucado não produzia – e a imagem da empresa ficava bastante manchada.

Por isso, ao automatizar a produção, o mercado percebeu que dava para produzir mais, melhor, mais rápido e com risco mínimo de acidentes. Ao avançar ainda mais, entrou outra preocupação no radar: o cuidado com o meio ambiente. Assim, a poluição gerada pelas máquinas, bem como os resíduos, passou a ser gerenciados por profissionais especializados. E o de Automação Industrial passou a procurar equipamentos menos poluentes, que produziam com menos desperdício. Isso tudo é evolução.

O que faz o profissional de Automação Industrial?

Ele não se preocupa somente com as novas máquinas que chegam à empresa. Ele é responsável pela sua instalação e manutenção. Caso ela apresente algum defeito, ele precisa identificá-lo e repará-lo. Caso isso não seja possível, um técnico especializado é chamado para fazer o reparo.

Ele também pode ver o nível de consumo de energia dos equipamentos. Assim, ele pode controlar o quanto cada máquina consome, e como é possível regulá-la de forma que ela consuma menos, sem afetar a produção.

A programação no software da máquina é também sua responsabilidade, porque ele pode acelerar ou retardar a produção, dependendo da necessidade da empresa. Assim, se há muita demanda por um produto, acelera-se a produção. E ela é diminuída, para evitar que muitas mercadorias fiquem paradas em estoque.

Esse controle deve ser feito de forma constante, até para acompanhar o dia a dia da máquina. Isso traz informações preciosas, como o nível de uso (e quando uma manutenção deve ser feita), se há gasto anormal de energia e erro na produção, entre outros.

Mercado de trabalho

Para quem quer trabalhar em empresas, é uma boa opção de curso, visto que a demanda por este profissional vem aumentando. A indústria está aumentando seus investimentos em maquinário, e é aqui que o profissional entra. São indústrias alimentícias, de tintas, químicas, de medicamentos, têxteis, automotiva, entre outras, que sempre precisam de novas tecnologias.

Nos transportes, a Automação Industrial também é destaque. Carregamento de vagões de trem, de grandes navios, e até caminhões podem ser feitos de forma mais rápida e segura com maquinário adequado.

Até na agricultura e pecuária a Automação Industrial é importante. Desenvolver novas máquinas para colheita, semeadura e irrigação da plantação faz parte do seu trabalho. A ordenha de leite e o processamento dos derivados dependem de equipamentos cada vez mais sofisticados. Assim, o profissional pode contribuir para uma maior produção.

Na indústria de papel, a Automação Industrial pode desenvolver máquinas e tecnologias para a extração da madeira de forma a afetar minimamente o ambiente ao redor. O processamento da madeira, corte, e produção do papel ganha muito com esses novos equipamentos. Ainda mais porque eles tendem a aproveitar melhor a matéria-prima e produzir cada vez menos poluição.

Gostou desse conteúdo? Então fique com a gente e leia também o post Saiba tudo sobre o curso de Automação Industrial.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.