InícioDicasMercado de trabalho10 dicas para o jornalista que quer trabalhar com redação

10 dicas para o jornalista que quer trabalhar com redação

O sonho de trabalhar com redação é o que leva muitos jovens a prestar o curso de Jornalismo. Isto porque a área envolve muita leitura, pesquisa e elaboração de textos. Mas, para exercer funções no setor, é bom acompanhar as dicas a seguir.

Por que trabalhar com redação?

É preciso gostar de ler e redigir para começar sua carreira no setor de criação. Existem vários serviços que requer alguém que tenha as características para atuar neles. Assim, é interessante conhecer um pouco mais sobre elas.

Para este mercado de atuação é preciso se preparar sempre e estar em constante evolução. A linguagem sofre muitas mudanças na rotina e a escrita precisa acompanhar esses itens.

Quem atua no setor desenvolve sua criatividade, aprende conhecimento sobre vários setores e melhora suas habilidades profissionais. Então, é um setor que recompensa muito o jornalista e faz dele um profissional completo.

Como entrar na área para trabalhar com redação?

Hoje em dia, a maioria das pessoas iniciam a prática em blogs gratuitos para treinar. Esta é uma boa atividade porque ajuda a criar um portfólio na área. Mas, o primeiro passo para trabalhar com redação é conseguir um diploma no segmento.

O curso de jornalismo é um dos que mais lida com o setor de produção de textos. Nele os alunos aprendem funções futuras e os locais em que podem exercer elas depois de formados. Então, é um dos mais indicados por quem se interessa pela profissão.

A seguir estão 10 dicas para quem deseja seguir ou quem já está na carreira. Elas são importantes para que se mantenha um trabalhador atualizado e consiga se destacar em seus serviços.

Entenda sobre o lugar em que o texto será exposto

A escrita é uma habilidade que todos devem aprender ainda na infância. Mas fazer ela se adequar ao público é algo para quem lida com isso de modo profissional. Isso porque a forma é influenciada pelos veículos e clientes que lhe contratam.

É preciso entender para quem está falando, o estilo a ser usado e a mensagem que precisa passar. Além disso, a plataforma também importa, já que jornais e blogs têm conceito e necessidades distintos.

Leia sobre tudo para trabalhar com redação

Não se apegue a um tipo de leitura, procure variar os estilos e os autores para ter muitas influências. Dessa forma, quando for escrever não seguirá um único estilo e saberá como variar entre as linguagens. Essa prática ainda ajuda a conhecer sobre temas como:

  • Notícias;
  • Textos de redes sociais;
  • Esportes;
  • Crônicas;
  • Romances;
  • Críticas;
  • Textos de blogs;
  • Artigos de opinião;
  • Resenhas;
  • Entrevistas.

Isso torna seus processos de pesquisa menores e ajuda a ter um amplo conhecimento sobre assuntos distintos.

Seja curioso

Para trabalhar com redação é importante ser curioso, pois vários assuntos farão parte de sua rotina. Então, não tenha preguiça de estudar e procurar mais sobre conteúdos dos quais não entende.

Uma boa atuação na área consiste em trazer um assunto novo ou velho de uma forma única. Para isso, é preciso compreender sobre o que se está falando e não reproduzir de uma forma automática.

Não é preciso saber todas as regras para trabalhar com redação

A língua portuguesa tem inúmeras regras em sua construção e muitas delas são confusas. O ideal é que entenda o máximo sobre gramática, coesão e ortografia, mas ter dificuldades é aceitável.

Hoje em dia a maioria dos programas tem corretores que tem melhorado cada vez mais em suas habilidades. Então, saber o básico já lhe ajuda e o que não for capaz de lembrar, pode buscar em sites de pesquisa.

Pratique a sua escrita

A prática é a única forma de elevar seu nível, como profissional na área. Dessa forma, quem quer melhorar precisa dedicar algumas horas para escrever seus textos.

Uma das melhores formas de praticar é encontrar assuntos variados e que fujam do seu cotidiano e falar sobre. Assim, você sai da zona de conforto e entende como fazer um bom trabalho mesmo sem referências.

Treinar ajuda também a pensar em mais de uma forma de abordar um tema. Dá para se desafiar a usar caminhos diferentes para ele e depois comprar o que se encaixa melhor na proposta. Logo, isso lhe auxiliará a definir como seus trabalhos futuros serão feitos.

Conheça as regras do Google para trabalhar com redação

Hoje em dia as pessoas querem escrever algo de relevância que apareça na primeira página do Google. Mas para conseguir isso é preciso entender as suas regras de ranqueamento. Algumas dicas são:

  • Acompanhe as atualizações;
  • Entenda de SEO;
  • Saiba como usar palavras chaves;
  • Estude sobre como melhorar sua escrita.

Trabalhar com redação está quase sempre associado ao universo online. Então, são essas ferramentas que ajudam a atender os desejos de seus clientes.

Preste atenção às normas básicas de ortografia e gramática

Escrever de forma certa é o que dá a credibilidade inicial da sua profissão. Portanto, não cometa erros simples como repetição de termos e falta de atenção no modo certo de escrever as palavras.

O sentido e a coesão do texto também são importantes, porque sem isso, o significado se perde. Então, verifique se as ideias estão ligadas e têm coerência entre si.

Para trabalhar com redação, sempre revise seu texto

Sempre que finalizar sua redação leia ela pra ter certeza de que não cometeu erros. Assim, faça as correções necessárias antes de enviá-la aos seus superiores ou clientes. Isso elimina boa parte das falhas e torna seu trabalho melhor para o futuro.

Escolha palavras mais curtas

Um defeito comum entre os redatores é escrever usando termos grandes. No geral, essa prática torna os textos mais complexos para ler e não consegue atingir um grande público para sua obra.

Tente ser original, mas não invente informações

Quando for escrever sobre um fato não crie informações falsas para enrolar seu leitor. Seja objetivo e use apenas notícias verdadeiras para que seu serviço seja reconhecido. Divulgar fake news pode até se enquadrar como crime de acordo com o assunto retratado.

Como é trabalhar com redação?

Esta é uma área de atuação que precisa de muito esforço e pesquisa para quem está nela. Então, se realmente tiver o desejo de trabalhar com redação, siga todas as dicas passadas acima e procure sempre evoluir como profissional.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.