InícioGraduaçãoLogística3 áreas para quem quer trabalhar com Logística

3 áreas para quem quer trabalhar com Logística

A logística é um setor dentro da administração que trabalha principalmente com coordenação e monitoramento de entregas, recebimentos e armazenamento de produtos. Dessa forma, com o avanço do e-commerce sobre o cenário do consumo, esse ramo tem desempenhado um papel importante e promissor no mercado. E trabalhar com logística pode ser ideal para quem tem gás para enfrentar desafios.

Dentro desse campo de atuação, podemos destacar 3 áreas que podem ser relevantes para quem pensa em trabalhar com logística. Fique conosco para desvendarmos essas possibilidades.

Order picking é uma das 3 áreas para quem quer trabalhar com Logística

O order picking, ou somente picking, é uma área dentro da logística especializada no processo de separação e preparação de pedidos. Normalmente, essa frente trabalha coletando informações dos produtos, como quantidade, validade, tipos, etc. E, assim, realiza a coleta de itens de maneira organizada. Essa modalidade faz parte das estratégias em logística para garantir que a separação dos pedidos seja feita de forma eficaz.

Existem 4 tipos de picking em logística. E cada um deles atende a demandas específicas das empresas ou clientes. Por isso, se você pensa em trabalhar na área, é importante conhecer as categorias do picking. São elas:

  • Picking discreto: nessa modalidade, é realizada uma assistência por pedido. Assim, uma separação é administrada por vez. Esse tipo de picking reduz as chances de erro, por concentrar atenção especial a cada pedido. Por outro lado, causa morosidade no sistema de logística. Então, é recomendado para empresas que não possuem grande quantidade de pedidos ou que recebem grandes volumes de produtos por pedido;
  • Picking por área: aqui, os operadores ficam divididos em zonas do armazém de estoque. Em cada uma dessas zonas, o colaborador responsável administra os produtos. Dessa forma, reduz-se o tempo de cada operação. Apesar disso, é imprescindível que o estoque esteja muito bem organizado e administrado para não ocorrer erro entre as demandas;
  • Picking por lote: nesse tipo, o responsável pela coleta precisa aguardar certa quantidade de número de pedidos para dar andamento no processo. Por isso, é recomendado se a diversidade de produtos em estoque for mais baixa. Assim, são menores as chances de erro;
  • Picking por onda: assim como no picking discreto, um colaborador fica responsável por cada pedido que ocorre. Com a diferença que, nessa modalidade, existe um calendário para que o procedimento seja realizado a partir de um agendamento. Essa é uma forma eficaz de manter o estoque com prazos mais definidos.

O drop shipping para quem quer empreender

Drop shipping é uma modalidade da logística que está sendo difundida cada vez mais. Sua nomenclatura significa largar (drop) remessa (shipping). Trata-se de um procedimento dentro da cadeia de suprimentos quando uma loja física ou virtual faz suas vendas sem precisar de um estoque para os seus produtos. Isso é possível porque o pedido é repassado para uma empresa parceira, a que possui o estoque dos produtos comercializados.

Nesse modelo, há a vantagem de não precisar ter um local para armazenamento e estoque de produtos. Dessa maneira, quem pretende empreender e abrir um negócio, seja ele físico ou online, pode utilizar a prática do drop shipping. Além disso, a energia pode ficar focada em vendas e marketing.

Mas para utilizar o drop shipping como modelo de gestão das vendas, é preciso escolher uma empresa parceira bem organizada. Não podemos nos esquecer que, nesse molde de negócios, a coordenação do pedido é feita em parceria. Portanto, é fundamental que haja uma excelente sintonia entre a sua loja e o parceiro. Por tudo isso, o drop shipping é uma das 3 áreas para quem quer trabalhar com logística.

TMS e a gerência total de transportes em logística

Planejar e realizar análises é um dos recursos mais utilizados para quem quer trabalhar com logística. E o TMS, sigla em Inglês para Transportation Management System, é uma ferramenta essencial para quem deseja atuar no gerenciamento de transportes dentro da cadeia de suprimentos. Este sistema é um software que permite integrar todos os processos de carga entre as distribuições diversas de uma empresa.

Muito embora estejamos falando de um programa computacional, o TMS congrega uma área de atuação no campo da logística. Existem profissionais totalmente voltados para essa modalidade. Já que a sua contribuição para o bom andamento dos processos logísticos de uma empresa é crucial nos dias de hoje. Então, o TMS fica entre as 3 áreas para quem quer trabalhar com logística.

Por fim, podemos dizer que saber administrar esse programa e ter conhecimentos sólidos em logística são dois itens básicos para quem pretende atuar na área de gerência de transportes. Por isso, é essencial se formar em um curso de excelência na área para ter base teórica e prática. 

Conhecendo o curso de Logística

Já que tratamos aqui de uma área tão importante, vamos ver como é o curso de Logística. Essa graduação de tipo tecnólogo alia conhecimentos e disciplinas com noções cruciais para o planejamento estratégico, a gestão em seus diferentes níveis e análise financeira.

O estudante será levado a entender como se dão as tomadas de decisão imprescindíveis para o bom andamento dos resultados profissionais. E deverá aprender a propor soluções frente às demandas do mercado de logística.

Separamos os assuntos que você poderá encontrar ao longo dessa graduação. É possível que nomenclaturas mudem de faculdade para faculdade. Mas, de uma maneira geral, podemos encontrar matérias como:

  • Análise de Custos;
  • Lógica Matemática;
  • Empreendedorismo;
  • Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos;
  • Gerenciamento de Transportes e Abastecimento;
  • Gestão da Qualidade;
  • Gestão de Pessoas;
  • Gestão de Projetos;
  • Legislação Social e Trabalhista;
  • Logística Internacional;
  • Logística Reversa;
  • Matemática Financeira;
  • Modelos de Gestão;
  • Planejamento Estratégico;
  • Planejamento, Controle e Gerenciamento de Materiais;
  • Planejamento, Programação e Controle da Produção;
  • Processos Logísticos.

O curso em Logística e a vantagem de ingressar mais cedo no mercado

A graduação de tipo tecnólogo serve para quem quer otimizar as matérias e encurtar o tempo de formação. Dessa forma, você entra mais cedo para o mercado de trabalho sem perder a excelência nos estudos. Muitas universidades de renome, como a Anhanguera, a Pitágoras e a Unopar, já ofertam o tecnólogo em Logística. São grandes centros universitários, comprometidos com a inserção do aluno no mercado e que também oferecem bolsas de estudo.

Outra possibilidade é o curso semipresencial, que oferece uma boa parte da grade curricular no sistema a distância. Se quiser saber sobre como funciona um curso semipresencial, temos uma matéria que explica tudo para você: clique aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.