InícioGraduaçãoEngenharia Química6 áreas de atuação em Engenharia Química: descubra a sua!

6 áreas de atuação em Engenharia Química: descubra a sua!

Se você está na faculdade e quer saber as áreas de atuação em Engenharia Química, veio ao lugar certo. E se você ainda está pesquisando mais informações sobre o curso, nós vamos trazer tudo para você.

Lembrando que as áreas de atuação são apenas uma possibilidade de caminho, não uma obrigatoriedade. Dito isso, é essencial estar por dentro de tudo o que acontece no mercado de trabalho. E, dessa forma, ser capaz de se preparar melhor para o que é esperado.

Agora que você já tem isso em mente, falaremos sobre a carreira em Engenharia Química.

O curso de Engenharia Química

Primeiramente, vamos detalhar alguns pontos importantes sobre o curso de Engenharia Química. Dessa forma, você terá uma ideia geral sobre a graduação.

A formação superior em Engenharia Química dura, em média, cinco anos, e se enquadra na categoria de bacharelado. Esse curso possui uma série de disciplinas teóricas que preparam o aluno de forma inicial, além de tantas outras práticas que o deixam apto a lidar, diretamente, com a matéria-prima.

A grade curricular de Engenharia Química possui disciplinas da área de exatas, com foco em matemática, física e química. Ao final do curso, os alunos poderão ter acesso à prática, com laboratórios e estágios supervisionados. 

Além disso, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é necessário. Após essa etapa, o aluno precisa se registrar no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) para, assim, estar apto a atuar de forma profissional no mercado de trabalho.

Após esse panorama do processo de formação acadêmica, vamos abordar sobre as áreas de atuação em Engenharia Química. 

Algumas áreas de atuação em Engenharia Química

Por muitas vezes, há uma confusão entre esse profissional, da Engenharia Química, e o que o profissional formado na faculdade de Química. Contudo, a principal diferença é que o engenheiro químico possui conhecimentos para trabalhar com processos industriais. Já o químico, por sua vez, atua prioritariamente em laboratórios.

A verdade é que o engenheiro químico possui o conhecimento de laboratório devido ao fato de que, ainda na graduação, ele tem acesso às matérias práticas, ministradas em laboratórios de testagem e demonstração.

1. Setor Industrial

Dentre as áreas de atuação em Engenharia Química, temos a possibilidade do trabalho no setor industrial. Essa carreira é uma das mais versáteis, pois, pode significar caminhos em diversos segmentos.

Como dissemos anteriormente, o engenheiro químico está apto a atuar no desenvolvimento e otimização de processos industriais. E é esse conhecimento que o faz ser desejado em grandes indústrias. Além, claro, da sua possibilidade de projetar e desenvolver equipamentos.

Sua atuação pode ser vista em, praticamente, qualquer setor industrial. Isso porque, em sua grande maioria, há processos físico-químicos envolvidos, área de especialização desse profissional. Portanto, ele pode seguir o caminho do desenvolvimento e, também, do controle de qualidade.

2. Meio ambiente

A área de meio ambiente vem crescendo exponencialmente. Por isso, essa categoria também está entre as áreas de atuação em Engenharia Química. Com o aumento da importância da Economia Verde, esse caminho tem todo destaque.

O engenheiro químico que se identificar com essa área poderá seguir o caminho de recuperação de áreas degradadas, análise de impacto ambiental, redução de emissão de poluentes e muitas outras possibilidades.

Dentre os caminhos que apresentaremos aqui, esse é um dos mais promissores. Isso se deve ao fato de que o meio ambiente vem recebendo maior atenção do mercado de trabalho. Se você se interessa por esse assunto, invista nesse caminho.

3. Gestão

Como o engenheiro químico possui grande conhecimento e capacidade de atuar em processos industriais, a área de gestão se torna um caminho possível. Inclusive, na grade curricular do curso, há disciplinas de gestão.

Esses engenheiros químicos irão atuar como gestores e desenvolvedores de projetos e equipes. Porém, há quem acredite que para seguir esse caminho, é indicado que o profissional invista em cursos de especialização e MBA.

Quem quiser seguir nessa área, irá atuar em multinacionais e grandes empresas.

4. Pesquisa e desenvolvimento

Dentre as áreas de atuação em Engenharia Química, a pesquisa é uma importante opção. E, nesse caso, o profissional poderá começar sua carreira ainda na universidade, já que as pesquisas possuem uma grande presença no ambiente acadêmico.

Além disso, a área de pesquisa e desenvolvimento também acontece em empresas que promovem novos produtos. O engenheiro químico irá conseguir colocação em indústrias farmacêuticas, alimentícias e muitas outras que têm essa abertura.

5. Setor comercial

Ainda como uma opção dentre as áreas de atuação em Engenharia Química, o setor comercial é um caminho possível. Nesse caso, os engenheiros químicos podem trabalhar com desenvolvimento de ações relacionadas aos produtos químicos.

Com conhecimento profundo sobre a área e os produtos que fazem parte do processo, o engenheiro químico pode ajudar, inclusive, no marketing. Mas, não só nessa etapa. Seu conhecimento é bem vindo na logística e armazenamento de substâncias.

6. Setor público

Ainda sobre as possíveis áreas de atuação para o engenheiro químico, o setor público também é uma opção. Como na maior parte das atividades do setor público, o acesso é através de concursos públicos voltados para essa área.

No Brasil, há uma grande variedade de empresas que tornam esse caminho uma excelente oportunidade. Para aqueles que gostam da área de combustíveis, temos a Petrobras. Já quem se interessa pela área de medicamentos, temos a Anvisa. E ainda temos outras empresas com vagas para engenheiros químicos.

Assim como em outras profissões, a área pública é atrativa devido à estabilidade do cargo e os altos salários que encontramos nessas posições.

Outras áreas de atuação em Engenharia Química

Apresentamos a você algumas importantes áreas de atuação para o engenheiro químico. Porém, elas não são as únicas. Especialmente por estarmos falando de uma graduação relacionada à tecnologia, portanto, novas carreiras surgem com certa frequência.

Ou seja, se você quer cursar Engenharia Química, mas ainda não encontrou a área com a qual mais se identifica, não tem problema. Dentro da universidade, um grande leque de possibilidades irá se abrir diariamente.

Portanto, não desista dos seus sonhos. Estude para ingressar em uma universidade, busque ser um universitário de sucesso e foco no seu futuro. Sua trajetória profissional pode começar agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.