InícioDicasMercado de trabalho5 dicas para o primeiro emprego

5 dicas para o primeiro emprego

Conseguir o primeiro emprego é um passo muito importante rumo ao futuro da sua carreira profissional. Portanto, durante esse momento, você estará ganhando experiência para a sua jornada no mercado de trabalho.  Assim, aliado à experiência, você  também passa pela construção de uma boa imagem profissional frente a um mercado extremamente competitivo.

Diante da importância desse momento de construção da carreira, questionamos: você gostaria de saber como começar com o pé direito nessa primeira experiência que é o primeiro emprego? 

Então confira nossas 5 dicas de comportamento para o seu primeiro emprego! Boa sorte!

5 dicas para o seu primeiro emprego 

1- Foque no aprendizado! 

O primeiro emprego costuma trazer uma avalanche de novos conhecimentos. Portanto, foque nisso!  Aprenda tudo o que for possível e foque sempre no seu desenvolvimento pessoal e profissional, seja aprimorando competências técnicas ou de comportamento. Assim, opte por cursos, participe de congressos e seminários, leia publicações da sua área. Além disso, ainda organiza seu tempo para não parar nunca de estudar. O estudo permanente o ajudará a conquistar uma vaga em seu primeiro emprego, mas será necessário ao longo de toda a sua carreira. 

2- Faça Networking! 

Não se esqueça também de construir, de forma saudável, uma rede de relacionamentos. Essa rede de conexões é conhecida no mercado de trabalho como o famoso networking. Assim, é essa rede que será de grande ajuda no futuro! Seja para conseguir uma nova indicação no mercado de trabalho ou até para ganhar reconhecimento em sua área de atuação. O mais importante é que você participe de eventos na área, ative suas redes sociais profissionais e seja sempre solicito com as pessoas do seu ramo. Conhecer profissionais o ajudará a criar uma rede de contatos, mas, também, o possibilitará aprender com a experiência de outros profissionais.

3- Reforce sua postura profissional 

Não se esqueça: apesar de receber diversas informações novas, é importante que você mantenha uma postura profissional ativa. Ou seja, ponha em prática o que aprendeu! E, se possível, sugira novas práticas dentro do ambiente de trabalho. Lembre-se também de aplicar a humildade no seu cotidiano. Assim, você poderá ter domínio de algumas áreas de conhecimento e seus colegas, de outras. Saiba trabalhar em equipe para conquistar resultados cada vez mais impressionantes. Portanto, saber trabalhar em grupo é fundamental, assim como exercer essa função com o máximo de profissionalismo.

4- Saiba como receber um feedback 

Com a primeira experiência profissional, vem os primeiros feedbacks do mundo corporativo. É importante que você, no estágio do primeiro emprego, saiba como aproveitar esse momento de conversa para entender o que está indo bem e o que precisa ser melhorado em relação às suas atividades e comportamento. 

Esse é um ótimo momento para desenvolver suas habilidades de escuta e compreensão! 

5- Peça ajuda! 

Por último, mas não menos importante: saiba pedir ajuda! 

É a sua primeira experiência em um mundo totalmente novo, portanto, não se sinta reprimido por perguntar mais sobre os processos e pedir ajuda para realizar alguma tarefa. 

Lembre-se, é melhor compreender primeiro antes de cometer algum erro! 

Pensando nessa curva de aprendizado e auxílio, mantenha sempre uma referência no seu ambiente de trabalho. Pode ser algum colega que tenha mais tempo de casa ou até mesmo o seu gestor. Se espelhar em bons profissionais é  um passo importante na sua formação profissional! 

Conclusão 

Apesar de o começo da carreira ser sempre marcado com períodos de dúvidas e novidades, se mantenha aberto e atento para as novas oportunidades que esse ciclo oferece. 

E se você está em busca do seu primeiro emprego, não desista! Trace seus objetivos profissionais, mantenha uma rede de networking, invista em certificações. O seu momento irá chegar!

Agora que você já conferiu nossas dicas de sucesso para trilhar uma carreira profissional, que tal aprender mais sobre o mercado de trabalho? Clique aqui e se informe!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.