InícioDicasMercado de trabalho8 áreas para quem quer trabalhar com Ciências Biológicas

8 áreas para quem quer trabalhar com Ciências Biológicas

O profissional de Ciências Biológicas pode atuar em todas as áreas que houver estudo sobre relações de seres vivos com os humanos e o ambiente.

A ‘ciência da vida’, a Biologia engloba uma área bastante diversa de atuação. As Ciências Biológicas analisam células, bactérias, animais, vegetais, classificação dos seres vivos, até como eles interagem com o meio ambiente.

Assim, o campo de trabalho para o especialista na área é bastante diverso, e o aluno que optar por fazer o curso terá um leque amplo para escolher qual carreira seguir.

Antes, é preciso que se diga, o curso de Ciências Biológicas existe em duas modalidades, a licenciatura e bacharelado. A licenciatura habilita o profissional a lecionar nas redes pública e privada de ensino. Já o bacharelado forma os profissionais a atuar na indústria, pesquisa e demais áreas.

Há instituições de ensino que oferecem as duas modalidades em um curso só. O de licenciatura é mais curto e, se o aluno desejar, pode continuar os estudos para poder atuar nas demais áreas. Continue a leitura e conheça mais a respeito do curso.

Grade curricular do curso Ciências Biológicas

As disciplinas englobam uma série de conhecimentos que englobam, geralmente, todas as áreas da Biologia. Assim, uma delas diz respeito à classificação e evolução dos seres vivos. A primeira é a Taxonomia. Ela diz quem é, por exemplo, da família das bactérias, dos répteis, anfíbios, mamíferos, plantas, entre outras. Essa ciência é importante para o profissional que quer trabalhar na identificação de animais ou plantas em áreas isoladas. Já a Filologia estuda a evolução dos seres vivos ao longo dos milênios, e como eles continuam evoluindo até hoje.

A Genética entra na lista para mostrar o código genético, o manual de instruções do qual são realizadas todas as proteínas e demais substâncias essenciais aos seres vivos. Já a Citologia estuda as minúcias das células, como elas são e como funcionam.

A Ecologia, o estudo da relação dos seres vivos com o ambiente, é outra matéria com a qual o profissional de Ciências Biológicas pode trabalhar no futuro. É essa ciência que nos ajuda a entender como os humanos interferem na sua região é uma informação importante para elaborar planos de manejo sustentável.

Aulas de Fisiologia animal e vegetal, Física e Química, que faziam parte do ensino médio, aqui entram com uma profundidade maior. É fundamental que o especialista conheça com detalhes como essas ciências atuam na vida de maneira geral. E, como a Biologia é bastante diversa, o campo de trabalho também varia bastante, conheça 8 áreas de trabalho.

1- Indústria e a Biotecnologia

É uma área em alta nos últimos anos. Os pesquisadores de Ciências Biológicas procuram descobrir novas substâncias partir do estudo de micro-organismos. Por exemplo, bactérias cultivadas em ambiente controlado podem criar  produtos bastante úteis para a indústria alimentícia, química, farmacêutica, e a lista vai longe. O mesmo acontece com fungos e algas, que têm propriedades ainda não descobertas pela ciência.

2- Agricultura e a plantação

O biólogo pode descobrir novas interações de bactérias ou fungos com a natureza, por exemplo, para melhorar o cultivo e evitar a infestação de pragas. Ele também estuda como o ser humano impacta o meio ambiente e as plantações ao redor. Isso é importante para criar planos sustentáveis de descarte de resíduos ou minimizar os efeitos da ação humana.

3- Laboratórios e a pesquisa

Um dos principais campos de trabalho do profissional de Ciências Biológicas é o laboratório. Em um local com os equipamentos necessários, ele poderá se dedicar à pesquisa em ramos diversos como o médico, químico, meio ambiente, e até na indústria. Assim, algumas delas, como a alimentícia, precisa de biólogos para fazer análises periódicas da qualidade dos alimentos que saem da linha de produção.

4- Genética e o aconselhamento

Uma das áreas promissoras para quem estuda Ciências Biológicas é a genética. O biólogo atua na gestão de banco de células, por exemplo. Laboratórios de pesquisa e universidades guardam células de centenas de espécies para estudar seu código genético. Mas, o profissional pode atuar também no estudo do melhoramento genético na agricultura e pecuária. E outra área interessante é a da criação de medicamentos e vacinas, atuando ao lado de médicos e biomédicos, usando a genética como base.

5- Análises clínicas e o diagnóstico

Há exames médicos que precisam do olhar do especialista para serem desvendados. O estudo de células retiradas de biópsias, por exemplo, passa muitas vezes pelo crivo do profissional de Ciências Biológicas. Ele pode determinar se há o risco de doenças mais graves ou não, através de uma amostra de tecido do paciente.

6- Controle de insetos e o ambiente

O biólogo consegue estudar a relação entre vetores de transmissão de doenças com o meio ambiente. Quando há uma infestação de pernilongos, escorpiões, e insetos em geral, que prejudicam a saúde das pessoas ou lavouras, ele consegue desenvolver métodos para controlar sua superpopulação. Pode ser por meio da dispersão de inseticidas ou a utilização de substâncias biológicas para sanar esse problema.

7- Pesquisa de forma geral

Uma vez formado, o profissional pode continuar na carreira acadêmica e continuar seus estudos em nível de mestrado ou doutorado. Pode também coordenar pesquisas em universidades, e trabalhar no estudo das mais variadas áreas das Ciências Biológicas. Medicamentos, processos, novos seres vivos e técnicas de manejo sustentável vêm sendo descobertos nas pesquisas em ambiente universitário. Esse estudo constante resulta em produtos e conhecimentos que serão muito úteis no futuro.

8- Biologia e a investigação forense

Até no trabalho de investigação de crimes as Ciências Biológicas podem participar. Dessa forma, o profissional pode atuar com a polícia. Por exemplo, na comparação de DNA de uma evidência no local do crime com os suspeitos. Como o resultado é 99,99% preciso, a hipótese de se encontrar o culpado aumenta. Mas há outras formas de investigação. A análise de plantas, insetos e até grãos de pólen podem fazer a diferença.

Assim, quando falamos das áreas de atuação das Ciências Biológicas, falamos de um campo vasto, em que é possível trabalhar tanto dentro quanto fora de laboratórios. Portanto, é o curso ideal para quem gosta de pesquisar, investigar e conhecer mais sobre a vida!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 52

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.