InícioDicasMercado de trabalhoAfinal, o que é progressão de carreira?

Afinal, o que é progressão de carreira?

Primeiramente, a progressão de carreira é o nome dado a um tipo de promoção horizontal no ambiente de trabalho. Nela, o trabalhador muda para uma faixa salarial mais alta dentro da sua própria carreira.  A progressão é muitas vezes confundida com a promoção funcional, ou mesmo com a evolução funcional. Nesta matéria, vamos tirar todas as suas dúvidas e verificar as diferenças entre a progressão e a promoção.

Ainda, assim será possível entendermos juntos sobre os esforços no âmbito profissional para se conseguir uma progressão de carreira. O que é extremamente compensador e satisfatório para um profissional.

Progressão de carreira só acontece na esfera pública?

Não só na atuação como um servidor público, mas também nas funções nos outros dois setores da economia. A progressão de carreira pode ser oferecida a qualquer trabalhador que atenda a um cargo específico. Muito embora esse tipo de promoção seja mais visto no trabalho público, qualquer um pode receber esse benefício. Por isso, é sempre importante estar atento às políticas de recursos humanos do seu ambiente de trabalho.

As políticas e práticas que alavancam a carreira são difundidas entre várias das grandes empresas e também no funcionalismo público. Isso quer dizer que há um consenso na área de recursos humanos que prevê um investimento para bons profissionais.

É muito importante receber um reconhecimento profissional, como acontece na progressão de carreira. Portanto, isso significa que os esforços para se capacitar e aplicar o conhecimento em prol do trabalho está dando resultados.

Trabalhadores terceirizados conseguem se promover?

A terceirização é um fenômeno mundial. Ocorre de modo a atender às demandas de diversos campos em consonância com a administração de um local público ou privado. Normalmente, está relacionada com serviços e atendimento, mas existem também a funções terceirizadas em diversos cargos.

Um trabalhador que está como terceirizado, apesar de atuar em determinado lugar, responde diretamente pela empresa terceirizada. Ou seja, havendo alguma chance de acontecer uma promoção ou progressão de carreira, isso deverá ser realizado por meio da empresa pela qual é contratado.

Existem, também, cargos terceirizados dentro de autarquias, tribunais, prefeituras etc. Esses profissionais, ainda assim, possuem vínculo empregatício com a empresa prestadora de serviços. Portanto, para ocupar uma função pública de vínculo empregatício, é necessário prestar concurso.

Diferenças entre progressão de carreira e promoção funcional

Ainda há muita confusão entre a progressão de carreira e a promoção funcional. Essas duas categorias não são a mesma coisa. Vamos verificar aqui por qual razão existe a necessidade de distinguir esses dois tipos dentro dos recursos humanos. Aliás, as boas práticas da gestão de pessoas são cada vez mais assertivas para manter bons profissionais e a excelência do que se produz ou do serviço que se presta.

E como já adiantamos, a diferença básica entre a progressão de carreira da promoção funcional está justamente no posto que um trabalhador ocupa. Quer dizer, enquanto na promoção funcional o empregado vai ocupar nova função, na progressão ele continua com as mesmas funções, mas com um salário maior.

É claro que, nas políticas de gestão de pessoas, uma promoção funcional também deverá beneficiar o trabalhador com um salário mais alto. Porém, nessa prática, ele desempenhará um papel diferente. Muitas vezes, um trabalho de maior relevância, acumulando mais responsabilidades dentro da empresa.

Por fim, podemos dizer que a promoção funcional é realizada de modo vertical. Isso porque um funcionário, neste caso, sobe de nível hierárquico. E a progressão de carreira oferece um tipo de incentivo horizontal, que é a situação na qual um trabalhador receberá um salário maior. Por fim, esse salário maior é devido a um empenho relacionado a itens como: capacitações, proatividade, excelência no trabalho, dentre outros.

A capacitação como aliada no processo de progressão de carreira

A capacitação profissional está para além da conquista de um emprego. Muitas vezes, seja como um funcionário público ou do setor privado, há necessidade de realização de capacitações. E isso seguidamente é estimulado dentro do ambiente de trabalho. Pode acontecer por vários motivos e é sempre bem-vindo quando as necessidades de uma empresa, organização ou setor dependem de mais aperfeiçoamento nas suas práticas.

No campo, existem vários cursos extracurriculares, pós-graduações ou mesmo tecnólogos que podem atender a esse chamado. Portanto, a progressão de carreira pode ser alcançada por meio da realização de cursos que vão mudar o perfil de um profissional para melhor.

Faculdades de renome, como a Anhanguera, a Pitágoras e a Unopar são exemplos de centros universitários com grande oferta de cursos. E como o nome já se complementa, a progressão de carreira está diretamente ligada à capacitação profissional no campo de atuação de um profissional.

Quais cursos fazer para conseguir uma progressão de carreira?

Como já pontuamos, é preciso consultar a área de recursos humanos do seu trabalho para conhecer melhor as políticas de progressão de carreira da empresa ou setor. E, ainda, verificar que tipos de curso estão atrelados a esse benefício.

Atualmente, existem vários cursos disponíveis e também novos módulos de ensino que facilitam esse recurso de aprimoramento. Portanto, separamos aqui uma lista com alguns cursos que são ofertados pelas faculdades que citamos e que podem estar em sintonia com o que você está buscando. De todo modo, é sempre importante entrar no site das universidades e checar a lista completa.

Os cursos livres são uma excelente opção para quem precisa acumular cargas horárias em assuntos específicos. São exemplos disso:

  • Administração Financeira;
  • Didática para Primeira Infância;
  • Estratégias de Marketing Digital;
  • Gestão da Inovação;
  • Interpretação de Exames Laboratoriais;
  • Projeto de Paisagismo;
  • Imunologia Clínica Laboratorial;
  • Noções de Administração Escolar;
  • Educação Inclusiva;
  • Direito e Seguridade Social;
  • Responsabilidade Social;
  • Gestão de Conflitos e Negociação;
  • Cálculos Trabalhistas;
  • Análise de Indicadores Econômicos;
  • Planejamento Tributário.

E se você ainda está buscando uma graduação para fazer, ou se a sua ideia é procurar mais sobre a área pública (um setor que investe na progressão de carreira), sugerimos que clique aqui para ler uma matéria que conta sobre os 4 principais concursos públicos para o direito.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.