InícioDicasMercado de trabalhoCarreiras perfeitas para quem curte home office

Carreiras perfeitas para quem curte home office

O home office veio para ficar, e a tendência é que essa modalidade seja ainda mais frequente. Se você gosta da ideia, veja algumas carreiras para trabalhar de casa

A internet já estava fazendo isso, mas aos poucos. O trabalho híbrido, parte dele presencial, parte em casa, vinha sendo adotado por algumas empresas de forma gradativa. Mas a pandemia do coronavírus adiantou todo o processo.

Muitos profissionais que poderiam seguir trabalhando de casa, para evitar aglomerações no transporte público e até dentro dos escritórios, ficaram por lá em definitivo. As empresas perceberam que há um ganho nessa tendência. Um deles é o financeiro: menos energia e água se gastam, e custos com transporte diminuem. Isso para ficar em alguns benefícios.

Para o funcionário, o fato de não ter de enfrentar trânsito é um grande ganho. O fato de poder almoçar em casa e ficar mais tempo em contato com a família não tem preço. Mesmo quem não pôde continuar no emprego descobriu um novo ramo de trabalho – tudo home office.

Há carreiras em especial que se beneficiam muito dessa modalidade. Podem resolver tudo a distância, a produtividade é a mesma, a qualidade do trabalho também. Vamos ver algumas profissões que são para quem curte home office.

Contador home office

O bacharel em Ciências Contábeis é responsável pela parte financeira das empresas. É ele quem elabora balanços, vê o patrimônio da empresa, quais são as contas a pagar, tributos, o que deve ser recebido, entre outras várias funções.

Como ele elabora todos esses cálculos em programas de computador, ele pode trabalhar de qualquer lugar, inclusive de casa. Assim, ele faz toda essa parte contábil do próprio computador, e fica em contato estreito com a administração das empresas para ter os dados sempre atualizados.

Engenheiro de computação

Ele conhece a linguagem de programação e pode elaborar software trabalhando de casa. As reuniões com os clientes podem acontecer de forma virtual, e o profissional vai alinhando o desenvolvimento do novo produto aos poucos.

Como ele utiliza equipamentos de informática, o computador é seu grande aliado. Ele pode ser inclusive freelancer, e ser contratado para projetos específicos. Assim, ele cria sua rotina de trabalho e seus horários.

Produtor de conteúdo

Essa é boa para quem é da área de Comunicação, como jornalistas, publicitários e relações públicas. E essa produção é feita em várias frentes. Podem ser textos jornalísticos, materiais para sites, blogs, conteúdo para e-commerce e materiais institucionais para empresas.

Esses são apenas alguns exemplos. Isso não significa que os profissionais vão deixar de sair de casa para ter reuniões com clientes ou, no caso dos jornalistas, fazer suas reportagens. A diferença é que eles podem escrever seus textos dentro de casa e enviar aos seus superiores. Ou publicar diretamente em plataformas de gerenciamento de conteúdo. Tudo home office.

Designer gráfico

Essa também vai na linha dos produtores de conteúdo e, inclusive, pode trabalhar em conjunto. O designer gráfico faz a parte visual da comunicação. Assim, ele pode integrar o texto a ilustrações e imagens.

Podem ser a parte visual dos sites, banners, imagens para redes sociais e diagramação de peças que serão impressas. O designer precisa de um computador mais robusto para poder usar os programas gráficos, que requerem mais recursos. Com isso em mãos, todo o trabalho pode ser feito de casa.

Desenvolvedor de sites

Essa é outra área que praticamente nasceu com o home office. Os profissionais já atuavam nesse esquema anteriormente. Eles geralmente trabalham como freelancers, e criam a estrutura que vai por trás da parte visual dos sites.

São eles quem fazem as linhas de programação para que o site atenda às necessidades dos clientes e dos usuários. E esse trabalho pode ser feito também de casa. Reuniões com designers e produtores de conteúdo podem acontecer de forma virtual. Cada um na modalidade home office.

Tradutor home office

Boa parte desse trabalho já era realizado de casa. Textos em outros idiomas já eram recebidos por e-mail ou outra forma de comunicação. A diferença é que o tradutor vai fazer o mesmo trabalho em esquema home office.

Mas há algumas ocasiões que a presença dele se faz necessária. Por exemplo, visitas de profissionais de outros países às empresas podem precisar de um tradutor simultâneo. Por outro lado, isso tende a ser mais esporádico na vida do profissional.

Psicólogo

O esquema home office foi o responsável por ajudar muitas pessoas na pandemia. Pacientes que já vinham em tratamento com o psicólogo se beneficiaram dessa modalidade. E outras pessoas que sentiram a necessidade de uma terapia especializada, também.

Isso não significa que o atendimento presencial não exista mais. Há pessoas que sentem necessidade da conversa olho no olho. Há ocasiões que a terapia requer um contato próximo. Mas a tendência é, cada vez mais, o atendimento online. Isso é vantagem para o profissional e para o paciente, que fica no conforto da sua casa.

Os cuidados do trabalho home office

Trabalhar de casa oferece uma série de vantagens, mas alguns cuidados são necessários para que a performance seja a mesma da modalidade presencial. Há empresas que exigem o cumprimento dos horários. Assim, se você tinha que estar às 8h no trabalho, não é diferente com o home office. Esteja pontualmente às 8h no computador.

Caso você seja freelancer, os horários são mais flexíveis. Dessa forma, estabeleça uma quantidade de horas para realizar o projeto e siga fiel a ela. Não importa se você se sinta melhor trabalhando de manhã, noite ou madrugada. Essa é uma das vantagens desse trabalho.

Sempre que possível, faça pequenas pausas durante o expediente. Ao ficar muito tempo sentado na frente do computador, deixamos de nos mexer. Dessa forma, estabeleça intervalos, faça exercícios com as pernas, mãos e braços, mesmo que seja no seu quarto. Não deixe de tomar água, marque uma hora para você almoçar, e olhe para o horizonte de tempos em tempos. Acredite: nossos olhos se cansam de olhar para a tela por longas horas.

E a vida não é só trabalho. Ficar em home office pode nos fazer trabalhar mais. Mas não deixa de ser um trabalho. Assim, reserve um ou dois dias na semana para descansar a cabeça. Desligar-se um pouco ajuda muito no rendimento do trabalho, e faz muito bem para a saúde também!

Fique com a gente e conheça mais sobre o universo de quem gosta de games. Sabia que há vários cursos para isso?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.