É notória a mudança nas conexões humanas. Com os avanços tecnológicos dos últimos anos, as relações de trabalho sofreram algumas alterações. A popularização da internet, o acesso a celulares e outros dispositivos de conexão e as novas possibilidades de interação, encurtaram as distâncias. Por essa razão, é cada vez mais necessário se adequar a esta nova realidade.
Então, como podemos nos engajar na atual configuração que aproxima cada vez mais as pessoas digitalmente, mas que também as distancia fisicamente? Como nos fazer presentes e nos destacarmos no mercado de trabalho, seja como candidato a uma vaga, seja como empregador ou empreendedor?
Uma das respostas possíveis para essas perguntas é: construindo uma rede de contatos! Contudo, se este conceito ainda não está muito claro para você, ou se você ainda não construiu vínculos desta natureza, este artigo pode lhe ser muito útil. Segue comigo!
O que você verá neste artigo:
O que é uma rede de contatos?
Uma rede de contatos é formada pelo conjunto das pessoas ou empresas com as quais você deseja ter alguma proximidade. Na prática, essa abordagem é conhecida como networking. Deste modo, o profissional escolhe as conexões que julga relevantes para integrar o seu “ecossistema profissional”.
O LinkedIn é uma das redes de negócios mais utilizadas no Brasil. Por meio do acesso a essa plataforma você consegue disponibilizar suas competências profissionais e ter acesso a empresas e recrutadores que publicam suas demandas por trabalhadores. Embora, o LinkedIn seja muito popular, ele não é a única ponte entre empregados e empregadores. Existem outras ferramentas que viabilizam o contato entre pessoas interessadas em manter um vínculo no âmbito profissional. Cada uma tem suas especificidades, são direcionadas para um segmento de mercado e são disponibilizadas em alguns idiomas (nem todas tem a tradução para o português). Entre elas destacamos:
Quais os benefícios de fazer networking?
Manter uma rede de contatos profissionais é extremamente importante para qualquer pessoa que deseje se inserir no universo do trabalho ou para aqueles que já participam deste meio.
Independente do momento de vida que um trabalhador esteja, ou de suas perspectivas de carreira, manter laços com as pessoas certas pode ser de grande ajuda.
No entanto, um networking próspero e bem feito, pode aumentar suas oportunidades. As relações que você constrói com pessoas podem te auxiliar de diferentes maneiras, algumas dela são:
– Indicando uma recolocação no mercado,
– Sugerindo um potencial consumidor do seu produto ou serviço
– Indicando uma vaga de trabalho, estágio na sua área de atuação
– Apresentando um provável comprador
Como construir uma rede de contatos e usufruir dessas conexões?
Agora que você já sabe o que é uma rede de contatos e a importância de fazer networking vamos te contar como tirar proveito dessa prática criando sua própria rede. Partiu?
Quanto antes melhor
Talvez você esteja pensando que precisa ter muita experiência para poder se beneficiar do networking. No entanto, destacamos que essa atitude pode começar ainda durante a faculdade, por exemplo, Neste período, aproveite o contato com professores, colegas de classe, e outros profissionais do ambiente educacional para dar início a sua rede.
Esteja nos lugares certos
Como bem disse um pensador: quem não é visto não é lembrado! Sendo assim, nossa dica é que você frequente eventos, palestras, reuniões, meetups em sua área de interesse. Desta maneira, você poderá interagir com outras pessoas, conhecer mais a respeito de suas atuações profissionais, trocar figurinhas a respeito das tendências do segmento a que pertencem, enfim, criar laços de coleguismo e de reciprocidade.
Networking não é uma via de mão única
Por falar em reciprocidade, essa é uma excelente postura a ser adotada por aqueles que desejam criar sua rede de contatos. A sua relação com os membros de seu grupo não pode ser de predação. É preciso que todos se beneficiem dessa interação profissional. Portanto, não se aproxime das pessoas apenas para lhes sugar informações e pedir favores. Ofereça ajuda, mostre-se realmente interessado nas postagens que alguém publica sobre suas conquistas e interesses.
Mantenha-se ativo em suas redes
Apesar de parecer difícil manter uma assiduidade nas redes profissionais, ela é necessária. Isso por que, você precisa “alimentar” seus contatos e “nutrir-se” deles. Conheça o que eles estão publicando, comente e faça perguntas. Sempre que possível indique vagas, cursos, oportunidades as suas conexões. Afinal, não adianta sair por ai adicionando todo mundo, se você não conhece os perfis de quem escolhe pra compor sua rede. A qualidade da interação, quando houver, será fria e superficial.
Não foque em quantidade
Seu objetivo não deve ser o de criar vínculos com uma infinidade de recrutadores, empresas, ou pares. Pense a respeito de que tipo de profissionais você precisa e deseja estar cercado. Escolha bem com quem você decide estreitar os laços. Como em quase tudo na vida, a qualidade é mais vantajosa que a quantidade.
Concluindo…
Por fim, lembre-se que uma rede de contatos não precisa ser criada impessoalmente, e estar repleta de “estranhos necessários”. Não necessariamente. É sempre é valido criar e explorar oportunidades para conhecer potenciais clientes, empregadores, e colegas de trabalho. Contudo, você pode ir criando parcerias por onde passa, de maneira natural.
Portanto, lembre-se de se conectar a colegas de classe, professores, amigos de trabalho, orientador, e pessoas que em algum momento cruzaram seu caminho de forma espontânea. Tudo vale a pena! Vamos nos conectar?
Então, se você gostou deste artigo e quer saber mais a respeito de algumas atitudes que podem te ajudar a ter uma carreira de sucesso, clica aqui!