InícioDicasMercado de trabalhoComo empreender em Pedagogia?

Como empreender em Pedagogia?

Inicialmente, empreender em Pedagogia é uma ótima forma de se tornar um empresário na área da educação. Além disso, é uma das formas que muitas pessoas estão usando para ganhar dinheiro na crise. Afinal de contas, esse é um setor que nunca para de criar oportunidades e apresentar demandas.

De maneira geral, a cada ano que passa, cada vez mais turmas são abertas nas mais diversas instituições de ensino. Além do mais, novos formatos digitais permitiram com que surgissem novas opções de empreender na Pedagogia, desde cursos online até materiais ricos para estudos.

Como sabemos, não é fácil se manter na docência e ainda viver disso por conta própria, mas, com muita dedicação e persistência é possível conseguir trilhar um caminho promissor como um empresário do setor da Pedagogia.

Além do mais, a área da educação é uma das que mais crescem no Brasil, e tem muita empresa que consegue se dar bem nessa onda de abrir negócios que acabam por transformar o país. Por outro lado, o investimento em Pedagogia é uma tendência, tanto na esfera privada quanto pública. Ainda que estejam evoluindo a passos lentos, os investimentos públicos em educação têm crescido e miram no Plano Nacional da Educação (PNE), que pretende destinar até 10% do PIB ao setor.

De acordo com os dados da “Education at Glance”, da Organização da Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), apenas entre 2005 e 2021 o investimento total no segmento aumentou 4%. Nesse sentido, quando olhamos para o setor privado, a expansão de franquias é um bom exemplo da tendência de crescimento. Afinal, somente no terceiro trimestre de 2015, esse modelo de negócio cresceu 15%, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Por que é importante empreender em Pedagogia?

Em resumo, as pessoas que buscam empreender em Pedagogia procuram alterar sua realidade, produzindo novas conquistas e oportunidades. Assim, tendem a alcançar sua realização pessoal e profissional. Desse modo, o empreendedorismo na Pedagogia tem o objetivo de abrir a visão dos estudantes para projetar e executar ideias e ações de investimentos. Também pode ser considerado em Pedagogia a elaboração de projetos educacionais e instituições de ensino.

Então, empreender em Pedagogia não é apenas uma das ações que estão em moda no mercado, mas sim uma maneira de enxergar a vida, de ser e estar no mundo. Assim, o empreendedorismo pedagógico busca despertar nos alunos essa vontade de inovar, mudar e batalhar pelos seus sonhos.

Em outras palavras, realizar o empreendedorismo na Pedagogia é uma forma de inovar e deixar sua marca na educação brasileira. Felizmente, existem várias formas e maneiras de se empreender em Pedagogia. Isso devido à tecnologia da atualidade e às facilidades relacionadas ao processo de aprendizagem.

Em termos, existem alguns tipos de atividades profissionais na Pedagogia em que você pode empreender, seja na abertura de escolas ou franquias, até na prestação de serviço e desenvolvimento de info-produtos para vendas online. Hoje em dia, o escopo de atuação desse profissional está cada vez mais amplo. Nesse sentido, iremos te ajudar a empreender em Pedagogia com algumas ideias de negócios. Acompanhe nosso texto.

Ideias para se empreender em Pedagogia no Brasil

Por mais que esse setor esteja em pleno crescimento, nem sempre os empreendedores possuem uma visão tão clara sobre o mercado. Por mais que sua trajetória esteja no começo, é importante acompanhar a evolução da educação, assim como o da tecnologia. Então, é importante ficar atento aos setores da educação em que você poderá direcionar seus investimentos monetários e de tempo. Desse modo, te mostraremos alguns dos nichos mais importantes da atualidade nos quais é possível empreender em Pedagogia.

Empreender em plataformas inovadoras e games

Atualmente, nunca houve tanta demanda por uma educação cativante e inovadora. Afinal, conseguir falar com as novas gerações de pessoas conectadas torna o desafio de engajamento e motivação no processo de aprendizagem cada vez maior. Por essa razão, as plataformas inovadoras, gadgets e demais recursos tecnológicos são muito bem-vindos dentro de uma sala de aula. Querendo ou não, esse tipo de tecnologia já faz parte do cotidiano da maior parte da população, e não deveria ser diferente no ambiente escolar.

Do mesmo modo, essa lógica acaba se aplicando aos jogos, devido ao seu potencial muito maior em relação ao mero entretenimento. Assim, os games são caminhos muito interessantes para o desenvolvimento em diversos sentidos, assim como apoiar o processo de ensino e aprendizagem. Nos dias de hoje, é preciso saber mostrar o seu valor, dentro do contexto pedagógico, se você pretende fazer a diferença no processo de aprendizagem dos alunos.

Empreender no nicho de educação a distância

Primordialmente, é nesse nicho que talvez as oportunidades estejam mais evidentes na atualidade, pois nunca se falou tanto sobre a expansão da oferta de cursos nesta modalidade de ensino. Assim, o Censo da Educação Superior de 2014, feito pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), contabilizou 1,2 milhão de matrículas apenas nas instituições privadas naquele ano. Isso significou um aumento de 20,36% em comparação com o ano anterior.

Portanto, para investir nesse segmento, os empreendedores devem estar atentos para as demandas inerentes à expansão e consolidação do mercado. Por exemplo, algumas plataformas educacionais usam determinadas metodologias para fidelizar e atrair novos alunos.

Isso ocorre por meio de novas tecnologias educacionais que dão suporte às aulas a distância, além de metodologias inovadoras para distintos segmentos dentro da EAD. Isso inclui educação inclusiva, cursos rápidos, etc. Por fim, veja mais algumas opções para se empreender em Pedagogia na atualidade:

  • Abrir sua escola convencional
  • Abrir escolas alternativas como reforço
  • Adotar um modelo de negócios já formatado e testado, com franquias e micro franquias
  • Ter empresas de assessoria pedagógica
  • Ter agência de info produção para aplicativos e TV
  • Ser pesquisador, escritor palestrante

Portanto, caso você queira empreender em Pedagogia, é importante ter em mente o mercado de trabalho da atualidade. Assim como a boa aplicação dos princípios pedagógicos atrelados a um negócio, ou então a uma determinada prestação de serviços ligada aos seus conhecimentos. Desse modo, encontrar uma solução empreendedora nesse setor é importante, desde que você tenha afinidade com a área que pretende atuar.

Veja abaixo semelhanças entre Pedagogia e Psicologia.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.4 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.