InícioDicasMercado de trabalhoDescubra aqui como melhorar a sua empregabilidade

Descubra aqui como melhorar a sua empregabilidade

A empregabilidade pode ser caracterizada como as suas chances para conseguir determinada vaga. Aliás, ela se aplica a todas as áreas e segmentos. Assim, quanto maior for a sua, mais certo é conseguir um emprego.

Há dicas que podem ajudá-lo nesse processo. Portanto, veja quais são e o que deve mudar para aumentar suas chances no mercado de trabalho.

Por que devo pensar em empregabilidade?

Talvez seja a primeira vez que leia o termo empregabilidade, mas certamente ele está presente em sua vida. Afinal, é por meio dele que você aumenta suas chances no mercado de trabalho.

É de extrema importância pensar sobre isso logo no início de sua carreira. Porque é com ele que você vai construir uma trajetória de sucesso, seja qual for a área escolhida. Então, trabalhar suas características e habilidades ajudam no processo.

Como melhorar a sua empregabilidade?

Há algumas técnicas que podem ajudá-lo a melhorar a sua empregabilidade. Por exemplo:

  1. Desenvolva suas habilidades;
  2. Tenha uma rede de contatos;
  3. Cuidado com sua impressão;
  4. Esteja sempre atualizado;
  5. Tenha uma visão de longo prazo;
  6. Saiba se comunicar;
  7. Tenha um bom trabalho em equipe;
  8. Invista em você;
  9. Cuide de sua inteligência emocional;
  10. Seja proativo.

A seguir, entenda melhor como essas características e habilidades são aplicadas no dia a dia. Veja ainda como usá-las para melhorar seu desempenho em entrevistas e oportunidades de emprego.

1 – Empregabilidade: desenvolva suas habilidades

Uma das dicas mais valiosas para melhorar a sua empregabilidade é desenvolver as suas habilidades. Ou seja, cada área deseja algo do profissional, e você deve atender essas expectativas. Portanto, saiba quais são e trabalhe nelas.

Em geral, há algumas que são valorizadas em todos os segmentos e que merecem sua atenção. Assim, são elas:

  • Seja educado;
  • Saiba comunicar-se;
  • Seja proativo;
  • Trabalhe bem em grupo;
  • Tenha organização e responsabilidade.

2 – Tenha uma rede de contatos

Outro ponto que pode ajudá-lo com a empregabilidade é ter uma rede de contatos. Afinal, conhecer pessoas do mercado faz com que seja lembrado ao surgir uma vaga. Então, participe de eventos e atividades que o destaquem.

Além disso, tenha boas redes sociais, como o Linkedin, e poste conteúdo de valor. Assim, pode interagir com pessoas da área, e é uma forma de autopromoção.

3 – Empregabilidade: cuidado com sua impressão

Há um ditado que diz que a primeira impressão é a que fica. Portanto, cuidado com sua apresentação e com o que desperta nas pessoas. Sendo assim, em todas as oportunidades que tiver, seja educado e demonstre suas virtudes.

Atenção à sua aparência

O modo com que se veste também chama a atenção. Ou seja, comece a transmitir uma imagem mais profissional já com a aparência.

4 – Esteja sempre atualizado

Conhecimento é sempre um ponto que pode ajudá-lo com a empregabilidade. Afinal, conhecer as tendências do mercado e de sua área é um grande diferencial. Então, sabendo disso, busque sempre estar atualizado.

Leia notícias, veja noticiários, ouça rádio, participe de cursos e palestras. O importante é que nunca deixe de estudar e esteja sempre atualizado com os conteúdos e temas do dia a dia e de sua área.

5 – Empregabilidade: tenha uma visão de longo prazo

As empresas buscam pessoas que tenham uma visão de longo prazo. Ou seja, que possuam planos e saibam criar estratégias. Portanto, ao pensar em melhorar suas habilidades, lembre-se deste ponto.

Ao concorrer a uma vaga ou oportunidade, já verifique o que pode fazer a longo prazo. Por exemplo, crie metas que deseja atingir e deixe isso claro na entrevista. Aliás, ter um plano de carreira pode ajudá-lo neste ponto.

6 – Saiba se comunicar

A comunicação é essencial em todas as áreas. Por isso, é um dos pontos que mais ajudam a melhorar a sua empregabilidade. Em geral, saber se comunicar é falar com clareza e de forma que todos entendam.

Uma dica para quem é tímido ou tem medo e não sabe se comunicar bem é fazer cursos de oratória. Assim, pode vencer essa barreira e ter uma comunicação mais certeira. Afinal, esse é sempre um ponto de destaque em entrevistas e atividades em grupo.

7- Empregabilidade: tenha um bom trabalho em equipe

Na maioria dos empregos, se não em todos, você terá que trabalhar em equipe. Então, ter essa habilidade vai ajudá-lo muito a conseguir a vaga dos sonhos. Sendo assim, lembre-se sempre de respeitar as diferenças e saber conduzir um grupo.

O mais importante ao trabalhar em equipe é saber ouvir todos do grupo e designar tarefas que cada uma saiba fazer. Dessa forma, todos se sentem valorizados e participantes da atividade.

Além disso, é essencial que consiga se comunicar com clareza e respeitar todas as opiniões. Evite ao máximo discordar de pessoas apenas por não gostar do que apresentam. Tenha calma e saiba lidar com essas situações.

8 – Invista em você

Outra forma de melhorar a sua empregabilidade é investindo em você. Aliás, isso se dá em muitos aspectos e formas. Por exemplo:

  • Cuide de sua saúde mental;
  • Aprenda um novo idioma;
  • Busque meios de atualizar seu conhecimento;
  • Tenha momentos de lazer e descanso;
  • Cuide da sua aparência;
  • Crie bons laços;
  • Invista em sua educação.

Em geral, esses são alguns dos aspectos que deve investir em você. Mas, lembre-se que não é apenas estudo e conhecimento. É essencial que tenha momentos de lazer e também um foco para a saúde mental.

Estar atento ao seu bem-estar faz com que seja mais produtivo em seu trabalho. Portanto, é essencial que esteja bem para que possa dar o seu melhor no emprego. Então, não negligencie esta questão.

9 – Empregabilidade: cuide de sua inteligência emocional

A inteligência emocional é a forma com que lida com as situações. Por exemplo, quais são suas ações e falas depois de uma reclamação ou como lida com a frustração. Além disso, está muito ligado à maneira de agir com as outras pessoas.

Comunicação não-violenta

Dentro da inteligência emocional vale destacar a comunicação não-violenta. Ou seja, aquela que é mais assertiva, que não magoa ou amedronta as pessoas à sua volta. Tenha cuidado com isso, porque é decisivo em entrevistas e no mercado de trabalho.

10 – Seja proativo

Por fim, para melhorar a sua empregabilidade é essencial ser uma pessoa proativa. Então, não espere apenas receber ordens, adiante-se nas situações. Saiba o que deve fazer e faça sem esperar.

A proatividade é uma das características mais admiradas pelas empresas. Afinal, isso mostra que o funcionário está atento e bem preparado. Além disso, demonstra que você está fazendo o que gosta e não apenas ocupando uma vaga pelo salário.

Cuide de sua empregabilidade

Neste artigo você viu 10 dicas de como melhorar a sua empregabilidade. Portanto, coloque-as em prática para aumentar suas chances de conseguir a vaga que tanto deseja. Assim, estará mais perto de construir uma carreira de sucesso.

Veja também nesse outro artigo como conseguir um estágio por meio do LinkedIn.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.