InícioDicasMercado de trabalhoDescubra as profissões da internet e escolha a sua!

Descubra as profissões da internet e escolha a sua!

A revolução tecnológica é, sem dúvida, a maior transformação da Humanidade no último século. A tecnologia e a conectividade alteraram a sociedade em diversos níveis, e o maior símbolo disso é a internet. Originada na década de 1980, somente nos anos 2000 ela se popularizou mundialmente. E a partir disso, o trabalho na internet passou a ser o sonho de muitas pessoas. E se você é vidrado em tecnologia, descubra neste post algumas profissões da internet para você seguir carreira e ser feliz.

Hoje temos informação na palma da mão em tempo real. “Vamos” ao banco, ao shopping e ao mercado sem sair de casa graças à internet. A educação também foi impactada pelo surgimento da rede e a cada dia surgem novas ferramentas de ensino. E, por que não, a educação pode ser o seu futuro profissional. Afinal, a educação à distância ganha mais espaço na vida das pessoas diariamente.

Nesse cenário, a revolução tecnológica representa uma Era conectada, onde as informações e dados são trocados com rapidez. E, claro, não podemos esquecer do surgimento e evolução de novas mídias e formas de interação. Fatos que fizeram surgir muitas profissões da internet.

Com tantas possibilidades, a Voomp preparou esse material especialmente para você que sonha em trabalhar na internet. Então, aproveite a leitura, foque nos estudos, escolha sua graduação e tenha sabedoria para decidir qual profissão da internet tem mais a ver com você.

Leia também: As profissões mais em alta em 2021

Trabalho na internet: que caminho seguir?

Atualmente, trabalhar na internet se tornou prioridade para muitas pessoas. De repente, ganhar dinheiro na rede apareceu como alternativa de trabalho. Principalmente para quem precisa de mais tempo para realizar outras atividades.

A tecnologia cada vez mais avançada permite que quem quer trabalhar com internet o faça de qualquer lugar do planeta. Assim, é possível viajar mais, descansar mais, curtir mais a família e seus hobbys favoritos.

Além disso, um profissional da internet tem mais tempo para cuidar da saúde, investir em projetos pessoais e capacitação. E se você gosta do ambiente da internet, vai apenas unir o útil ao agradável. E não precisará abdicar das pequenas, mas, melhores coisas da vida.

Junta-se a isso, a migração de profissionais que tinham um trabalho “tradicional” e foram trabalhar na internet. Tudo isso junto criou muitas profissões da internet baseadas na interatividade da rede mundial de computadores.

Sendo assim, listamos algumas profissões da internet para ajudar você a escolher qual será a sua!

Exemplos de profissões na internet

Representante comercial

Você pode estabelecer parcerias com diversas marcas e empresas, vender seus produtos e ganhar comissões, tudo dependerá do seu esforço. Para tal, não é necessário grande investimento inicial, mas será essencial divulgar e fazer o marketing dos produtos. Você pode começar por seus familiares, grupos de amigos e nas mídias sociais.

Contador

Esse profissional pode montar um escritório em casa, com todas as ferramentas para fazer reuniões on-line e tocar suas atividades. O importante é ter organização, fluxos de processos bem definidos e, claro, disposição.

E-commerce

Independentemente de sua formação ou ramo de atuação, você pode vender produtos pela internet. Você pode comprar algum produto e revender pela internet, ou vender seus produtos próprios. O formato é perfeito para quem atua com artesanato, costura, marmitas, etc.

Aulas particulares

Esse segmento explodiu durante a pandemia e veio para ficar. Se você tem alguma habilidade manual ou é especialista em algum assunto, você pode promover cursos on-line e ganhar um bom dinheiro. Além disso, esses especialistas, e também professores, podem dar aulas particulares para alunos de escolas, universidades e aulas de reforço.

Agente de turismo

Do conforto de sua casa, você pode agenciar viagens e experiências para seus clientes. Para isso, será preciso criar uma base de interessados, realizar contatos e auxiliá-los com o planejamento da viagem. O trabalho é sugerir destinos, opções de hospedagem, passeios, roteiros, emissão de passagens, dentre outras tarefas.

Redator/produtor de conteúdo

Se você é, ou pensa, em ser jornalista ou gosta de escrever, investir na produção de conteúdo e notícias pode ser uma boa. Mesmo de casa, você pode escrever textos publicitários, comerciais, para redes sociais ou praticar o jornalismo tradicional. Da mesa de casa, é possível pesquisar e criar pautas, falar com fontes, checar informações, realizar entrevistas, criar planejamentos de comunicação, redigir matérias e outras coisas.

Trader

Se você gosta de números e tem o empreendedorismo nas veias, se tornar trader pode ser uma opção rentável de profissão na internet. Porém, é preciso muita dedicação e trabalho firme para acompanhar o mercado financeiro e a bolsa de valores. Um trader atua comprando ativos em baixa, ou seja, quando o valor está baixo, e vendendo quando esse valor estiver alto. Recentemente, as criptomoedas ganharam muito espaço no mercado brasileiro e seguir esse caminho pode ser a chave para a realização de seus sonhos. E o melhor, trabalhando de casa.

Desenvolvedores/analistas de sistema/programadores

Quem sabe tudo de programação e/ou trabalha com TI, pode criar e desenvolver softwares, websites e jogos com tranquilidade. Pode também gerenciar redes e dados de empresas, e trabalhar com hardware. Tudo o que você precisa é ter um equipamento excelente e bons contatos, afinal, toda empresa e marca precisa de um website, por exemplo.

Editor de vídeo

Essa é uma profissão que dá muito match com quem quer trabalhar de casa. Basta ter um bom equipamento, uma boa conexão com a internet e ter grandes habilidades em softwares de edição de vídeo. Você pode editar vídeos para youtubers, blogueiros, empresas ou para influenciadores digitais que necessitam de muito conteúdo.

Tradutor

Se você tem fluência em outros idiomas, como inglês, espanhol, francês ou qualquer outra língua, pode encontrar um bom mercado trabalhando de casa. Hoje, a demanda por esse tipo de serviço tem crescido bastante, principalmente, para tradução de documentos e textos em geral.

Influenciador digital

Quem gosta de criar conteúdo e tem afinidade com produção e edição de vídeos e textos, pode pensar em se tornar blogueiro ou youtuber. Você precisa apenas criar um material de qualidade, que entregue algo às pessoas. Já pensou, dar sua opinião sobre algum produto ou serviço e ainda ganhar com isso? Para suas oportunidades de sucesso aumentarem é preciso ter afinidade com a câmera, falar bem, entender de determinado assunto e, claro, ter frequência na produção dos conteúdos.

Vá fundo nos seus sonhos!

Como vimos, o universo da internet oferece inúmeras possibilidades. Para quem deseja tê-la como parceira na carreira profissional, é preciso certeza de que caminho seguir e, principalmente, muito empenho.

Afinal, trabalhar na internet requer somente os seus esforços. Ninguém estará ao seu lado, literalmente, para trocar informações e ideias na busca das soluções de eventuais dificuldades.

Aliás, terão, sim, pessoas ao seu lado, mas virtualmente. Porque uma coisa a internet é sem igual: ela é para todos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.