InícioGraduaçãoEducação FísicaEducação Física: 10 áreas de atuação no mercado de trabalho

Educação Física: 10 áreas de atuação no mercado de trabalho

O Brasil é um país com uma alta taxa de sedentarismo. Segundo o IBGE, mais de 30% da população brasileira pratica atividades físicas abaixo do recomendado (150 minutos por semana). Essa situação gera um grande número de pessoas com problemas de saúde devido à obesidade e hipertensão, por exemplo. Mas, essa situação tem mudado gradualmente. O número de pessoas que procuram por uma vida mais saudável vem crescendo nos últimos anos.

Com essa evolução vem a demanda por um especialista muito importante: o profissional de Educação Física.

Ele é um especialista que tem uma relação muito próxima com esportes e pode atuar em diversas áreas. Apesar da mais conhecida ser o magistério, também vamos encontrá-lo em academias e até mesmo em empresas públicas e privadas. Nesse artigo, vamos te mostrar um pouco sobre esse profissional e as várias opções de carreira no mercado de trabalho.

Perfil do estudante de Educação Física

O principal objetivo do profissional de Educação Física é promover a saúde e o bem-estar corporal das pessoas. Por isso, é importante que o aluno tenha bastante afinidade com a área. Durante o curso, ele terá contato frequente com as ciências biológicas e o funcionamento do corpo humano.

Como seu público de trabalho dependerá da sua área de atuação, algumas habilidades são de suma importância. Algumas delas são ter boa didática, clareza e ser atento e cuidadoso. Saber lidar com diferentes tipos de pessoas, desde crianças à idosos, também é um fator a se considerar.

Em resumo, o aluno deve estar preparado para a promoção, prevenção, reabilitação e manutenção do bem-estar e da saúde das pessoas. Para isso, associa a saúde à prática de atividades físicas, esportivas, recreativas e de lazer.

Como é o curso de Educação Física?

Durante o curso, o futuro profissional de Educação Física terá contato com disciplinas de múltiplas áreas de conhecimento. Para quem pensa que o curso é fácil, não poderia estar mais enganado. Será necessário muito preparo físico e mental para lidar com disciplinas das áreas de administração, biologia, marketing e pedagogia (se optar pela licenciatura).

Nos primeiros períodos do curso, o foco será no corpo humano, incluindo sua estrutura e funcionamento. Conforme o curso avançar, terá contato com noções de primeiros-socorros, nutrição e outras disciplinas de forma teórica e prática.

O curso dura em média 4 anos e pode se apresentar em duas modalidades: bacharelado e licenciatura. No bacharelado, o aluno pode atuar em áreas como esporte, fitness, saúde e lazer. Na licenciatura, o principal foco são as salas de aula e o magistério.

Para saber mais sobre o curso de Educação Física, leia nosso artigo “Qual a grade curricular do curso de Educação Física?

Áreas de atuação do educador físico

Agora que já conhecemos um pouco mais sobre o profissional e o curso de Educação Física, conheceremos algumas das muitas áreas em que ele pode atuar no mercado de trabalho.

Pesquisa

O educador físico pode atuar em outra academia que não a de esportes e exercício físicos. A área de pesquisa acadêmica não é restrita apenas aos profissionais das ciências exatas e biológicas. A pesquisa na área de Educação Física envolve vários profissionais, como fisioterapeutas, nutricionistas e médicos.

Se optar por esse caminho, o educador físico estudará como as atividades físicas impactam a vida das pessoas sob diferentes perspectivas e ângulos.

Academias

Agora sim, falaremos sobre as academias propriamente ditas e que todos conhecemos. Apesar de parecer ser uma área saturada, o aumento do interesse das pessoas por hábitos saudáveis tornou a presença do instrutor físico mais requisitada.

Nas academias o instrutor é o responsável por:

– montar séries de exercícios adequadas aos tipos físicos, necessidades e objetivos de cada aluno;

– orientar e auxiliar para que esses exercícios sejam realizados da forma correta, evitando lesões e tirando o máximo de proveito;

– ajudar com o uso correto de aparelhos.

Além disso, o surgimento de novas tendências, como o crossfit e o pilates, vieram para ficar. Assim, o profissional pode escolher aquela que combina mais com seu perfil de trabalho.

Reabilitação

Quando praticada incorretamente, a atividade física pode trazer muitos malefícios. Por isso, o educador físico pode trabalhar em conjunto com o fisioterapeuta no tratamento de traumas e lesões. Além disso, esse trabalho em conjunto também deve ser feito para evitar que as lesões nem sequer aconteçam.

Nessa área, o profissional de educação física pode atuar em hospitais ou clínicas especializadas.

Ensino

É a áreas de atuação mais conhecida para essa profissão. A prática de atividades físicas é essencial para o crescimento saudável de crianças e adolescentes. Por isso, a Educação Física é matéria obrigatória em todas as escolas do país. Portanto, para ser professor, é preciso ter a licenciatura em Educação Física. A partir daí, pode lecionar em escolas de todos os níveis de ensino.

Recreação

Imagine ganhar dinheiro para trabalhar divertindo as pessoas. É exatamente essa a função do recreador. Seus locais de trabalho geralmente são hotéis, resorts, cruzeiros e clubes. Seu objetivo é fazer com as pessoas se exercitem divertidamente, com jogos, coreografias, gincanas e dinâmicas.

Mas, não pense que o trabalho é só diversão. Além disso, é sua responsabilidade estudar seu público e planejar todas as atividades de recreação.

Ginástica laboral

Muitas lesões não precisam de exercícios ou atividades físicas para acontecer. É comum colaboradores apresentarem problemas por longas jornadas de trabalho com esforço repetitivo e má postura. Portanto, o educador físico pode ser contratado de uma empresa ou apenas fazer instruções pontuais para os colaboradores.

Assessoria esportiva

Você sabia que iniciantes de qualquer esporte podem contar com assessoria esportiva? Apesar de ser mais comum para corredores, o educador físico pode ser requisitado por qualquer atleta. O assessor esportivo ajudará na montagem de planilhas de treinamento, na musculação e na alimentação. Por isso, mais uma vez é importante que ele trabalhe em conjunto com outros profissionais, como nutricionistas.

Personal training

Essa carreira é uma boa opção para quem busca mais autonomia e flexibilidade na rotina de trabalho. Dado que você é seu próprio chefe, pode definir seus próprios custos e montar seus próprios horários. Pessoas que procuram por um atendimento mais individualizado ou em pequenos grupos buscam muito por esse profissional. O personal pode trabalhar cobrando por hora ou fechar pacotes semanais/mensais.

Treinador

O treinador é o profissional coordenará um atleta ou um time de atletas. Pode atuar em praticamente todos os esportes, em clubes, escolas ou academias especializadas em uma modalidade. Para isso, é importante que você seja um especialista no esporte em que deseja atuar como treinador.

As novas tendências no mercado

Como destacamos antes, novas tendências surgem o tempo todo e é preciso estar de olho no mercado de trabalho. Muitas academias já estão oferecendo a adaptação de atividades físicas para idosos, por exemplo. Além das aulas online, que tem se tornado uma verdadeira febre em tempos de isolamento social.

Como vimos, existem muitas possibilidades dentro dessa área. Escolha a que tem mais a ver com seu perfil e boa sorte!

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.