InícioGraduaçãoEducação FísicaEducação Física e Fisioterapia: qual é melhor para atuar em academias?

Educação Física e Fisioterapia: qual é melhor para atuar em academias?

Você tem vontade de trabalhar em academias e cuidar do bem-estar das pessoas que frequentam o local? Contudo, tem dúvidas para escolher entre os cursos de Educação Física e Fisioterapia?

Então, se esse é o seu caso, está no lugar certo. Dessa forma, separamos para você todas as informações importantes sobre as graduações, as principais diferenças e semelhanças. Além disso, você vai poder finalmente entender, entre as graduações de Educação Física ou Fisioterapia, qual é a mais indicada para trabalhar em academias. 

Por isso, separe o bloquinho de anotação e aproveite para conhecer melhor os dois cursos universitários. Além disso, vai ter a chance de conhecer o mercado de trabalho de cada profissional, e decidir qual a formação ideal para você. 

Quais as semelhanças entre Educação Física e Fisioterapia?

Então, o primeiro ponto de semelhança entre os cursos de Educação Física e Fisioterapia é que os dois são da área de Ciências Biológicas. Dessa forma, contam com materiais voltados para o ensino sobre o corpo humano e seus sistemas. Podemos citar, por exemplo, Anatomia, Cinesiologia, Fisiologia e Morfologia.

Além disso, os estudantes das áreas de Educação Física e Fisioterapia aprendem também sobre a prevenção e recuperação de lesões por meio do movimento corporal. Por isso, os profissionais dos dois setores são responsáveis por melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas. 

Sendo assim, os profissionais, tanto de Educação Física e Fisioterapia, precisam ainda dominar os conteúdos sobre o corpo humano. Então, outro ponto comum entre as áreas é que os dois profissionais lidam com o público. Por isso, é importante que as pessoas, ao escolherem as graduações, tenham habilidade para lidar com pessoas.  Além, claro, de uma boa comunicação para atender aos clientes.

Vale lembrar que a graduação de Fisioterapia é ofertada pelas instituições de ensino no formato de bacharelado. Já no caso do curso de Educação Física, é possível encontrar tanto no modelo bacharelado como na licenciatura. 

Quais as diferenças entre Educação Física e Fisioterapia?

Como você já sabe, as graduações de Educação Física e Fisioterapia contam com semelhanças. Contudo, os cursos universitários ainda dispõem de muitas diferenças na área de estudo e atuação do profissional.  

Dessa forma, o curso de Educação Física tem como foco estudar sobre o crescimento, desenvolvimento e envelhecimento humano. Além disso, as disciplinas da graduação também se aprofundam sobre o movimento do corpo e os fatores que podem ajudar a melhorar o desempenho físico. 

Por isso, o profissional formado no curso de Educação Física é preparado para trabalhar com a prática de atividades físicas e exercícios. Além disso, é responsável por cuidar do aluno durante a prática esportiva, e por melhorar o condicionamento físico da pessoa.

Sendo assim, o Educador Físico encontra oportunidades para dar aulas em academias, treinar atletas em clubes ou atuar como personal trainer. Além disso, os estudantes optam por cursar a graduação da área no formato de licenciatura. Os estudantes ainda podem optar por lecionar em escolas de ensino fundamental e médio.

Então, no curso de Fisioterapia, o aluno se aprofunda em outros setores do organismo humano. Podemos citar, por exemplo, Neurologia, Ortopedia, Cardiologia, Traumatologia e Pneumologia. Dessa forma, a atuação do fisioterapeuta é mais focada na recuperação do paciente. 

Por isso, o profissional pode trabalhar em hospitais, ambulatórios, centros de recuperação, clínicas especializadas e unidades de tratamento intensivo (UTIs) de hospitais.  Além de clubes esportivos, empresas de fisioterapia do trabalho, e prestando atendimento domiciliar.

Como é a faculdade de Fisioterapia? 

Como dito anteriormente, o curso de Fisioterapia é no formato de bacharelado e conta com 10 semestres. Ou seja, são necessários cinco anos para o estudante completar a formação na área de estudo. 

Além disso, a graduação tem o intuito de formar profissionais preparados para lidar com promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde de indivíduos ou de uma  comunidade.  Dessa forma, os estudantes da área aprendem sobre os tratamentos adequados para pessoas que sofrem com disfunções orgânicas causadas por acidentes ou problemas de saúde. 

Durante a faculdade, os estudantes aprendem as habilidades necessárias para atuar desde o diagnóstico físico e funcional até a escolha e execução dos procedimentos fisioterapêuticos adequados a cada situação

Dessa forma, os alunos interessados na graduação ainda podem optar por cursar a graduação tanto na modalidade de ensino presencial ou à distância (EAD). Sendo assim, cabe ao estudante escolher o formato que mais agrade para os estudos.  

Como é o curso de Educação Física? 

A graduação de Educação Física prepara o estudante para planejar, organizar e promover atividades físicas.  Além disso, o aluno aprende a lidar com o ensino da prática esportiva para crianças em idade escolar, atletas profissionais e pacientes durante a recuperação de movimentos. Além de portadores de deficiência física e idoso que necessitem de cuidados específicos.

Então, o curso de Educação Física proporciona que o estudante conheça sobre diversas práticas esportivas. Sendo assim, durante a faculdade, o estudante ainda tem a oportunidade de desenvolver habilidades didáticas e pedagógicas.

Ainda durante o curso, o estudante de Educação Física aprende sobre a anatomia e o funcionamento do corpo humano. Por isso, o curso conta com disciplinas da área de Ciências Biológicas, como, por exemplo: fisiologia, anatomia e ortopedia. 

Dessa forma, durante a graduação, são ministradas aulas sobre administração, estatística e economia. Sendo assim, o estudante da área de Educação Física recebe uma formação ampla em diversos setores. Como, por exemplo, saúde coletiva e nutrição aplicada à saúde e ao esporte. Além de fisiologia do exercício e fundamentos do treinamento esportivo.

Além disso, a graduação é ofertada modelo de ensino presencial ou à distância (EAD). 

Afinal, qual curso é melhor?

Como você pode perceber, as áreas de Educação Física e Fisioterapia têm semelhanças. Contudo, a atuação do profissional no mercado de trabalho tem objetivos e funções diferentes. 

Por exemplo: os dois profissionais podem trabalhar em uma academia, entretanto, com funções diferentes na empresa. Sendo assim, as duas profissões podem se completar e auxiliar na qualidade de vida dos pacientes. 

Dessa forma, os dois setores são importantes, e só você pode decidir qual área de atuação é a sua preferida. Por isso, é importante pesquisar bastante sobre o setor e o mercado de trabalho. Além disso, é essencial entender se a área se enquadra nos objetos para sua futura profissão. 

Veja nesse outro conteúdo quanto ganha um fisioterapeuta do trabalho.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.