O desenvolvimento da vida humana é marcado por diferentes fases. Do nascimento ao envelhecimento, os seres humanos atravessam etapas que possuem características psicológicas, cognitivas e motoras próprias. Assim ocorre na infância, na adolescência e na vida adulta.
Para que o crescimento e a passagem por todas essas etapas ocorra de forma saudável, com o pleno desenvolvimento de cada capacidade, uma série de acompanhamentos profissionais se faz necessária, especialmente durante a infância.
Neste post, você irá descobrir como é a faculdade que forma os profissionais que atuam no acompanhamento da psicomotricidade, visando promover o potencial de aprendizado das diversas habilidades humanas.
Confira como é a graduação em Psicomotricidade!
O que você verá neste artigo:
Como é o curso de Psicomotricidade?
O curso de Psicomotricidade está vinculado às áreas da Educação Especial, Pedagogia e da Psicologia, ou seja, trata-se de uma faculdade que reúne conhecimentos de diversos campos do conhecimento.
A faculdade é ofertada na modalidade superior tecnólogo. Como principal objetivo, a graduação em Psicomotricidade busca formar profissionais que possam aplicar práticas pedagógicas inclusivas às pessoas com diversos tipos de necessidades especiais.
Ao longo da graduação, são abordados os diferentes estágios do desenvolvimento emocional, motor e cognitivo das pessoas. Com esses conhecimentos, o profissional poderá estimular os fundamentos da Psicomotricidade em seus educandos, incentivando o desenvolvimento integral de suas capacidades.
O curso é destinado principalmente para as pessoas que se interessam por educação e inclusão social, de perfil acolhedor e que gostem de auxiliar no crescimento pessoal de seus alunos. Para fazer o curso superior em Psicomotricidade, no entanto, é necessário ter concluído o ensino médio.
Como funciona o curso de Psicomotricidade EAD?
No curso de Psicomotricidade EAD, seu principal aliado são os dispositivos de tecnologia. Por meio da conexão com a internet, você acessa todas as aulas e conteúdos do curso, assim como as avaliações e tarefas propostas. Em algumas instituições, você acessa até mesmo offline, podendo baixar as aulas.
Esta tem sido uma ótima alternativa para estudantes que demandam mais flexibilidade durante a graduação, afinal, muitas vezes, encaixar os estudos em uma rotina bastante corrida pode ser uma tarefa difícil.
Com autonomia e independência, você estuda aonde e na hora que quiser. Assim funciona o curso de Psicomotricidade EAD. Curtiu? Então, confira as graduações disponíveis aqui na página da Voomp!
Qual a duração do curso de Psicomotricidade?
Como geralmente ocorre em cursos de graduação do tipo tecnólogo, a duração da faculdade de Psicomotricidade não é muito extensa. Isso permite com que você possa se aprimorar em uma área e, sem muita demora, atuar no segmento.
Embora a duração do curso possa variar de instituição para instituição, a média de tempo fica em torno de quatro semestres, ou seja, dois anos de graduação.
Quais são as matérias estudadas no curso de Psicomotricidade?
Por se tratar de um curso tecnólogo, as matérias que compõem a grade curricular da faculdade de Psicomotricidade buscam fornecer fundamentos teóricos e práticos fundamentais para a atuação profissional dos psicomotricistas.
Ao longo da formação, os alunos encontram temas relacionados ao ensino, como práticas corporais, utilização de elementos lúdicos para a aprendizagem e também formas de educação inclusiva. O estudo das metodologias de ensino com foco no desenvolvimento psicomotriz é o principal tema nesta graduação.
Ou seja, são abordados diversos fundamentos do desenvolvimento da parte emocional, dos movimentos e do intelecto, habilidades essenciais para o crescimento humano.
Confira algumas matérias presentes na grade curricular das principais faculdades de Psicomotricidade!
- Introdução à Psicomotricidade
- Estimulação Psicomotora
- Práticas Psicomotoras
- Movimentos Sociais e Diversidade
- A Operacionalização da Educação Inclusiva
- O Lúdico e o Contexto Educacional
- Teorias de Desenvolvimento e de Aprendizagem
- Sociologia da Educação
- História da Educação
- Legislação Educacional
Quanto custa a faculdade de Psicomotricidade?
O curso de Psicomotricidade pode ser encontrado por diversos valores no mercado. Afinal, existe uma boa variedade de instituições de ensino, modalidades e vantagens em cada curso, o que acaba influenciando nos valores praticados.
Em geral, cursos de Psicomotricidade presenciais possuem preços maiores que na modalidade a distância, já que você utiliza as dependências da instituição de ensino. No EAD, contudo, o valor fica entre R$ 150 e R$ 250. Com certeza, uma opção mais acessível e que pode ser cursada em ótimas faculdades do mercado.
Psicomotricidade: como é o mercado de trabalho nesta área?
Após a conclusão do curso, os profissionais psicomotricistas encontram-se prontos para atender às demandas do mercado de trabalho na área da Educação Especial e do Serviço Social. Seja atuando com cultura, saúde ou educação, existem diversos espaços onde o profissional encontra oportunidades.
Sem dúvida, um dos principais lugares são os ambientes educacionais, desde o ensino básico até o ensino superior. Atuando com educação, o profissional pode acompanhar alunos que apresentem dificuldades no desenvolvimento motor, emocional ou intelectual.
Espaços de atendimento à saúde também representam oportunidades profissionais para psicomotricistas. Ambulatórios, hospitais e enfermarias costumam contar com profissionais da área em seus quadros.
Por fim, os profissionais ainda podem atuar com atividades de terapia psicomotora, por meio de uma abordagem clínica. Além de auxiliar em questões de saúde mental, o profissional potencializa o crescimento integral em todas as habilidades que compõem a parte psicomotora.
E aí, o que você achou dessa carreira? Fique ligado no blog da Voomp para ficar por dentro de tudo sobre as graduações. O seu próximo passo começa aqui!