InícioDicasMercado de trabalhoEngenharia de Software: as 4 principais áreas de trabalho

Engenharia de Software: as 4 principais áreas de trabalho

A engenharia de software é uma das ramificações que mais cresce na área de estudo da tecnologia. Afinal, o mundo tecnológico é constantemente criado e otimizado por engenheiros de softwares. 

Seja desde o site de notícias que você utiliza para se atualizar até o programa de texto do seu computador. Com uma infinita possibilidade de atuação, muitos tem dúvidas sobre o papel da Engenharia de Software em diferentes setores do mercado. 

Por isso, desenvolvemos esse conteúdo com o intuito de te ajudar a compreender os objetivos dessa profissão e suas principais áreas de atuação. Além disso, você poderá conhecer um pouco mais sobre o mercado de trabalho da Engenharia de Software e como se preparar para o vestibular. 

Ficou interessado? Continue a leitura conosco! 

O que faz o Engenheiro de Software? 

A área da Engenharia de Software é responsável pelo desenvolvimento de profissionais da Ciência da Computação focados na programação e desenvolvimento de sistemas de softwares.

Com o objetivo principal de estar a par de todas as inovações do mundo atual, como a transformação digital, o profissional desse campo de atuação da tecnologia pode ser responsável pelo progresso de criação de plataformas digitais, aplicativos, jogos e sistemas específicos. 

Como você verá mais à frente, o engenheiro de software deve ser um profissional focado em sempre otimizar uma área de atuação de uma empresa, seja para aumentar a produtividade ou até mesmo ampliar os lucros. 

O mercado de trabalho da Engenharia de Software

Com o advento das inovações tecnológicas motivadas por um mundo extremamente conectado, podemos dizer que se hoje existem 100 áreas conhecidas  de atuação no mercado de Engenharia de Software, amanhã existirão 120. 

Logo, podemos compreender como esse mercado de trabalho está sempre se reinventando e amplo de oportunidades para profissionais com especializações na área. Dentre as principais portas de entrada, podemos citar as micro e pequenas empresas. 

Segundo dados da ABES, elas geram cerca de 120 mil cargos na área por ano. Ademais, o mercado de tecnologia, seja para sistemas de informação ou ciência da computação vem crescendo constantemente no país e no mundo. 

Ou seja, essa é uma profissão que pode ser ocupada em qualquer região, seja dentro ou fora do país. Principalmente, se você dominar a língua inglesa e contar com uma boa formação na sua bagagem. 

Conheça as 4 principais áreas de atuação 

Como mencionamos anteriormente, novas áreas de atuação surgem a todo instante para o campo de estudo da Engenharia de Software. Por isso, é importante estar sempre atento ao mercado de trabalho e suas inovações. 

Afinal, novas oportunidades podem estar à espreita! Pensando nisso, selecionamos as quatro principais áreas de atuação para um Engenheiro de Software. Lembre-se, essa é uma situação de estudo do presente. O amanhã dessa profissão pode ser completamente diferente! Confira:

1- Desenvolvimento de softwares e Apps 

Se você é uma pessoa interessada por etapas de criação e produção de novas ideias, a área de desenvolvimento de softwares e aplicativos é perfeita para você. 

Aqui o Engenheiro de Software é completamente responsável pela geração de novas plataformas digitais, games, sistemas – corporativos ou governamentais. É com certeza uma das áreas de atuação mais buscadas pelos formandos da profissão, isso porque, o profissional poderá ter uma visão ampla do resultado do seu empenho. 

2. Gestão de projetos 

Tem perfil para gerenciamento de projetos e pessoas? Na área da Engenharia de Software essa é uma das áreas de atuação possíveis. Isso porque, esse profissional poderá estar engajado com toda a etapa de produção de um novo sistema ou aplicativo. 

Seja desde a etapa de criação até o desenvolvimento e entrega. Entretanto, um ponto de atenção para esse campo é ter o perfil de líder e pensamento focado em metodologias ágeis. Além claro, de conhecimentos solidificados em administração! 

3. Arquitetura de produtos 

Um Engenheiro de Software também pode encontrar na arquitetura de produtos um campo interessantíssimo de atuação. Aqui, o profissional terá seu foco direcionado para a parte estrutural do projeto. 

Ou seja, garantir o funcionamento de todos os detalhes operacionais e visuais do projeto. Seja ele um aplicativo ou um novo sistema para uma Instituição, o profissional deve sempre prezar pela organização e boa funcionalidade das interfaces planejadas. 

4. Operação de testes 

Após criar, desenvolver, operacionalizar e administrar um projeto de desenvolvimento de um software ou App, é sempre importante testar a solução criada. Logo, essa área é responsável por analisar o sistema e procurar qualquer adversidade que possa impactar os resultados do cliente. 

Garantir uma boa qualidade e eficiência do produto é uma tarefa árdua! Afinal, esse profissional deve ter o pensamento focado e concentrado na resolução de urgências. Por conta disso, é uma das áreas do campo da Engenharia de Software que apresenta os melhores salários. 

Onde fazer o curso de Engenharia de Software? 

O curso de Engenharia de Software pode ser encontrado em diversas instituições de ensino do país. Desde o ensino público até o particular, são inúmeras as opções! Portanto, se atente a escolher uma faculdade ou universidade certificada pelo Ministério da Educação (MEC). 

Isso porque, apenas com essa certificação o seu diploma poderá ter valor e aceitação no mercado de trabalho. Separamos aqui algumas faculdades de destaque para o curso de Engenharia de Software, são Instituições que oferecem a modalidade presencial ou EAD e apresentam uma excelente infraestrutura para seus alunos: 

Prepare-se para o vestibular de Engenharia de Software

Gostou da área de Engenharia de Software e acredita que ela pode ser seu futuro profissional? Bacana! Mas, antes de poder mergulhar nos estudos da Ciência da Computação, é importante se dedicar ao vestibular.

Afinal, ele será sua porta de entrada para o mundo tecnológico e de desenvolvimento que a Engenharia de Software proporciona. Desenvolva seu plano de estudo focado em matérias da área das Exatas, como Matemática, Física e Química. 

Não se esqueça de afiar seu conhecimento em atualidades para conquistar uma boa nota na sua redação. Para isso, acompanhe diariamente blogs e redes sociais sobre tecnologia. 

Quer conhecer mais sobre as profissões da área da tecnologia? Clique aqui e saiba mais! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.