InícioGraduaçãoGestão da ProduçãoGestão de Produção Industrial: qual a área de atuação?

Gestão de Produção Industrial: qual a área de atuação?

Para garantir sucesso em um mercado competitivo é preciso que uma empresa trabalhe com excelência em todos os setores que têm. Dessa forma, é essencial contar com um processo de produção bem desenvolvido e que não tenha erros. Dessa forma, o negócio pode conseguir aumentar os lucros. Então, cabe ao profissional de Gestão de Produção Industrial desenvolver esse setor e aumentar a competitividade da empresa. 

Dessa forma, para trabalhar nessa área é importante ser detalhista, entender como funciona uma indústria, na prática. Além de gostar de tudo organizado e tem afinidade com matemática.

Então, tem interesse pela profissional da área de Gestão de Produção Industrial? Se a resposta for sim, nesse artigo vai encontrar informações sobre a profissão e o mercado de trabalho. Por isso, a Voomp separou todas as áreas que o profissional especializado no setor pode atuar. Além disso, vai poder conhecer a importância do profissional para se destacar em meio a uma concorrência tão forte.  

Dessa forma, vai poder ter certeza se o curso de Gestão de Produção Industrial é o perfeito para você e se vale a pena investir na graduação. 

Gestão de Produção Industrial 

Em primeiro lugar, é importante esclarecer o que é Gestão de Produção Industrial. Então, como o próprio nome da graduação aponta, a formação é voltada para o mercado de trabalho no setor da indústria. Além disso, o ramo tem o objetivo de melhorar a eficiência nos processos produtivos.

Por isso, o profissional formado em Gestão de Produção Industrial é preparado para coordenar diferentes processos operacionais e informatizados no setor de indústria. Além disso, cabe à categoria trabalhar em conjunto com as equipes de chão de fábrica e os supervisores. Ainda é obrigação do profissional da área  identificar oportunidades de melhoria em toda a cadeia produtiva de uma empresa que atua. 

Então, o setor de Gestão de Produção Industrial busca um gerenciamento adequado para todas as etapas de fabricação de um produto. Dessa forma, é preciso planejar desde a escolha da matéria-prima até a logística final. 

Portanto, o objetivo da categoria é encontrar métodos cada vez mais eficientes e competitividade nas indústrias. Dessa forma, podem reduzir custos e aumentar os resultados financeiros.

Além disso, também é obrigação do setor cuidar da gestão da produção industrial, do controle de qualidade e projetos de infraestrutura. Então, o setor de Gestão de Produção Industrial é muito importante para o setor industrial. Já que para atender consumidores cada vez mais exigentes, reduzir despesas e sair na frente da concorrência é essencial contar com um profissional formado na área. 

Mercado de trabalho para profissionais de Gestão de Produção Industrial

As empresas estão investindo cada vez mais na otimização dos processos de produção e na redução dos custos. Por isso, o profissional formado em Gestão de Produção Industrial encontra um mercado de trabalho aquecido e com boas oportunidades. 

Dessa forma, após concluir a graduação, o gestor de produção industrial pode optar por trabalhar em diversos segmentos da indústria brasileira. Então, estão entre eles, por exemplo: o setor Automobilística, eletroeletrônica, tecnologia da informação, alimentos, petróleo  e metal-mecânicas.

Por isso, o profissional que escolher trabalhar na área de Gestão de Produção Industrial encontra mais oportunidades de trabalho em cidades que concentram o maior número de  fábricas e empresas do setor da indústria. Dessa forma, os estados que mais tem oportunidades para profissionais especializados na área são: São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais.

Além disso, o profissional de Gestão de Produção Industrial é especialista em redução de custos, de qualidade de produtos e aumento da produtividade. Dessa forma, podem exercer funções também nos setores de varejo e serviços.

Quais as funções do profissional de Gestão de Produção Industrial? 

Como dito anteriormente, o profissional de Gestão de Produção Industrial é responsável pela coordenação e supervisão de toda a produção de uma empresa. Contudo, para realizar essas funções, o gestor de produção industrial conta com diversas atribuições na área.

Então, confira as principais funções desempenhadas pelo profissional da área:

  • Determinar custos de produção; 
  • Controle de qualidade nos processos industriais;
  • Controlar os serviços de manutenção;
  • Emitir laudos e pareceres relacionados aos processos de fabricação;
  • Especificar máquinas para cada etapa da cadeia produtiva;
  • Fiscalizar medidas de segurança; 
  • Supervisionar as etapas de produção;
  • Escolher as  matérias-primas;
  • Desenvolver medidas para melhoria nos processos de fabricação;
  • Fiscalizar  o descarte correto de resíduos; 
  • Supervisionar o setor de logística.

Qual o salário médio para o setor?

Então, o mercado de trabalho para o setor está em pleno crescimento no país. Por isso, os profissionais especializados na área são cada vez mais necessários para as empresas.  

Dessa forma, com o crescimento do mercado de trabalho da área, torna-se possível para o profissional em Gestão de Produção Industrial. Além de encontrar melhores oportunidades de emprego e até mesmo oportunidades para ocupar as melhores funções. 

Por isso, o salário médio de um profissional do setor é de R$3.268,82. Dessa forma, a jornada de trabalho é de 42 horas semanais. Além disso, o teto salarial para a categoria é de R $7.428,34. Então, o levantamento foi realizado  pelo site Salario.com.br em conjunto com dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). 

Ainda vale ressaltar que o valor pode variar dependendo do estado em que o profissional atua, onde trabalha e qual segmento do setor  é especializado. Como, por exemplo, o mercado de petróleo ou produção de carros.

Ainda segundo a pesquisa, o perfil profissional de quem ocupa os cargos normalmente são de um trabalhador com 28 anos, com formação superior na área e geralmente são homens. 

Contudo, para escolher a melhor área para você se especializar não pode somente considerar o valor do salário. Não que o dinheiro não seja importante para a tomada de decisão. Contudo, é preciso considerar as habilidades, preferências e gostos pessoais. 

O que faz um tecnólogo em Automação Industrial?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.