InícioGraduaçãoO que faz o profissional de Sistemas de Informação?

O que faz o profissional de Sistemas de Informação?

Atualmente, é praticamente impossível imaginarmos o funcionamento das empresas sem sistemas de informação coordenados. A soma considerável de dados expressa essa importância. Assim, esses podem ser aplicados em projetos, registros, análises, planejamentos e decisões organizacionais através do trabalho do profissional de sistemas de informação. Portanto, para o bom desenvolvimento das empresas e instituições atuais, a atuação desse profissional é fundamental.

Os sistemas de informação são modelos nos quais as informações são transformadas em dados e organizadas para fazer sentido. Hoje em dia, o mais comum é que abordemos os sistemas de informação aplicados à computação.

Diante de tudo isso, o papel do profissional de sistemas de informação é essencial. Mas, você sabe o que exatamente faz esse profissional? Venha descobrir!

O que faz o profissional de sistemas de informação?

Em resumo, podemos dizer que o analista de sistemas de informação é o profissional capaz de disponibilizar informações em dados. Assim, consegue atuar de maneira segura e adequada. Logo, o profissional de sistemas de informação é capaz de criar, instalar e adaptar programas para consulta de dados e de administrar redes de computadores.

Portanto, são profissionais capacitados para administração de grandes fluxos de informação. Esses fluxos são gerados e distribuídos por meio de redes de computadores. Desse modo, o profissional atua no processamento, armazenamento e recuperação de dados.

O profissional de sistemas de informação possui um mercado bastante promissor, assim como diversas áreas da tecnologia. Seu trabalho é requisitado tanto em instituições públicas quanto em instituições privadas. Logo, o analista de sistemas poderá atuar em empresas tecnológicas ou em qualquer negócio que se utilize de banco de dados. Por fim, também poderá atuar em vendas e marketing, em consultorias especializadas e em pesquisas científicas.

Perfil profissional

Para atuar no mercado da tecnologia e dos sistemas de informação, o profissional precisa possuir (ou desenvolver) um perfil adequado. Assim, desse modo, um conjunto de habilidades e interesses pode fazer com que o profissional tenha êxito em sua empreitada. Entre as características que compõem o perfil do profissional de sistemas de informação estão:

  • Interesse por tecnologia desde softwares até aplicativos e gadgets
  • Faro para negócios relacionados à internet
  • Afinidade com as disciplinas da área de Exatas
  • Capacidade de solucionar problemas que envolvam fluxos de informações
  • Habilidade de trabalhar sob pressão e com prazos curtos
  • Domínio do inglês ou disponibilidade de aprender o idioma

Obviamente, o perfil profissional não é exatamente o mesmo. Inclusive, a depender da área de atuação em sistemas de informação, o profissional poderá desenvolver mais determinadas habilidades. Por fim, é importante não considerar a trajetória profissional como um caminho fechado. Assim, é importante estudar e se especializar constantemente em busca das habilidades necessárias.

Áreas de atuação

Administração de fluxo de informações

Nesta área, o profissional de sistemas de informação administra os fluxos de dados por meio de atividades de modernização e agilização. Assim, este profissional é responsável por desenvolver programas de comunicação interna conforme as necessidades da empresa. Além disso, atua na instalação do sistema de informação.

Desenvolvimento e manutenção de softwares

A área de desenvolvimento e manutenção de softwares é uma das principais para o profissional de sistemas de informação. Nesse setor, o profissional é responsável por projetar e desenvolver sistemas voltados aos usuários. Além disso, opera nas funções de sites e garante a organização das informações para que as mesmas sejam acessadas sem problemas.

Processamento, armazenamento e recuperação de dados

As empresas atuais necessitam processar e armazenar corretamente seus dados. Principalmente porque esses dados são a base dos sistemas de informação que, por sua vez, possibilitam uma série de negócios e empreendimentos. Portanto, além do uso adequado de ferramentas, a inteligência por trás do armazenamento de dados é fundamental. Assim, o profissional de sistemas de informação atua nesse setor contribuindo para o correto armazenamento dessas informações. Além disso, está preparado para a necessidade de recuperação de dados aparentemente perdidos.

Vendas e marketing

Embora pareça estranho, a realidade é que o conhecimento adquirido pelo profissional de sistemas de informação o capacita para atuar com os setores de marketing e vendas. Assim, as habilidades do profissional o permitem atuar na identificação de modelos e situações mais adequadas para cada situação. Portanto, esse profissional pode ser responsável pela venda e pelo marketing desses equipamentos, sistemas e softwares.

Modelagem

Profissionais de Sistemas de Informação também são responsáveis pela criação de modelos matemáticos capazes de prevenir situações reais. Assim, através de sua atuação, o profissional é capaz de antever e, desse modo, evitar problemas nos sistemas.

Suporte técnico

Aqui, o profissional de sistemas de informação é responsável por fornecer suporte técnico. Desse modo, atua na manutenção dos sistemas de informação, dos bancos de dados e das redes de computadores de instituições.

Pesquisa e ensino

Assim como em muitas opções, profissionais formados em Sistemas de Informação podem se dedicar à pesquisa científica e ao ensino. Isso pode ser feito através de instituições de pesquisa ou universidades com projetos no ramo. Do mesmo modo, o ensino pode ser realizado em cursos técnicos e profissionalizantes, aulas de informática e em faculdades.  Para o caso das aulas em instituições federais, o profissional de Sistemas de Informação precisará, além de se graduar, realizar uma pós-graduação na área.

Consultoria em informática

Além da docência e da pesquisa científica, o profissional de sistemas de informação pode atuar como consultor em informática. Desse modo, o profissional pode vender seus conhecimentos prestando consultoria, auxiliando serviços e empreendimentos diversos que necessitam das habilidades para o setor.

Curso de Sistemas de Informação

Por fim, importante reforçarmos o quanto é fundamental cursar uma faculdade de Sistemas de Informação. Através dessa formação, o profissional estará apto para atuar em qualquer uma das áreas mencionadas aqui.

No caso do bacharelado, o mais comum tipo de curso de Sistemas de Informação, a duração é de cinco anos. Alguns bacharelados ofertam a modalidade em quatro anos, o mesmo período para as licenciaturas. Já os tecnólogos e a pós-graduação podem variar de dois a três anos (com exceção do doutorado, de quatro anos).

Assim, para se formar, o estudante deve apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Além disso, deve estagiar durante um período determinado pelo curso.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.