InícioGraduaçãoEngenharia da ComputaçãoQual a grade curricular do curso de Engenharia da Computação?

Qual a grade curricular do curso de Engenharia da Computação?

Encontre neste artigo tudo o que você precisa sobre a grade curricular do curso de Engenharia da Computação. Veja, também, porque esse bacharelado é um dos melhores em empregabilidade.

Atualmente, no cenário da era digital, cada vez mais as empresas investem em tecnologia e comunicação. As ferramentas digitais dependem de manutenções e atualizações que devem ser feitas corriqueiramente. E o engenheiro da computação é alguém habilitado para realizar essas tarefas.

Para quem já curte a ideia de atuar com programação, inteligência artificial e tudo o que envolve o universo da cibernética, é importante conhecer qual a grade curricular do curso de Engenharia da Computação. Portanto, fique conosco para mergulharmos no conhecimento da área e descobrirmos mais sobre como está o mercado de trabalho.

A engenharia da computação no contexto digital

Sabemos que as tarefas de hoje exigem muita competência e comprometimento dentro do mercado de trabalho. Principalmente, por parte dos profissionais que apoiam as tecnologias dentro de empresas e que são muito procurados. Ainda que a pandemia tenha apressado o módulo digital da vida cotidiana, esse modelo já vinha ganhando força ao longo dos anos.

Primeiro, podemos observar que a engenheira ou o engenheiro da computação é um tipo de especialista. Logo, basta ver a quantidade de vagas em empresas diversas para entender que essa profissão desponta promissora. Principalmente, para as empresas que trabalham diretamente com tecnologia. Mas, também, governos, autarquias e toda a gama industrial e empresarial que comercializa na web.

É importante destacar que um engenheiro da computação trabalha tanto com software quanto com hardware. Ou seja, manutenção, criação e atualização dos programas e aplicativos, e também dos equipamentos físicos, fazem parte de sua rotina profissional.

A grade curricular do curso de Engenharia da Computação e a programação

Como vimos, a graduação de Engenharia da Computação é bastante abrangente. E, mesmo assim, está focada no âmbito de todos os desafios da computação nos ambientes físico e digital. Isso quer dizer que essa faculdade é muito mais que um curso de programação. Dessa forma, o estudante terá mais chances de se inserir nas empresas ou mesmo de empreender por conta própria.

Destacamos essa abrangência do curso, pois estar em contato com laboratórios e professores da área pode ser fundamental no processo de aprendizagem. E as melhores universidades auxiliam o aluno dessa maneira. Portanto, fique ligado no que as faculdades possuem para seus alunos aproveitarem no decorrer do curso.

Reconhecimento da graduação de Engenharia da Computação

O curso de Engenharia da Computação é devidamente reconhecido pelo MEC, o Ministério da Educação. Inclusive, a faculdade está respaldada por um conselho de classe: o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

Esse reconhecimento cria um cenário extremamente importante para a graduação, pois, as legislações influenciam o mercado de trabalho, inclusive. Pelas constantes requisições nacionais e internacionais, as empresas e indústrias estão cada vez mais necessitadas de adequações. E isso faz com que essas empresas contratem profissionais específicos para certificações internas dos seus processos.

Não só dentro da empresa ou da indústria, como também fora dela, estar inserido no ambiente de um órgão de classe traz inúmeros benefícios. Cursos, eventos e apoios diversos são conveniências que se pode acessar através dessa associação.

Os benefícios do bacharelado nessa área

O bacharelado em Engenharia da Computação traz a vantagem da extensão de um curso de maior duração e que possui uma grade curricular abrangente. É importante para essa formação garantir um tempo e uma dedicação mais aprofundados com relação às matérias que são ministradas.

Além das preocupações corriqueiras do vestibular, os estudantes também querem garantir bolsas de estudo e estar em universidades que tenham laboratórios de ponta e parcerias importantes para inserção no mercado. Faculdades de renome, como a Anhanguera, a Pitágoras e a Unopar são exemplos para essas demandas que também oferecem o curso de Engenharia da Computação.

A graduação de Engenharia da Computação x Cursos livres

Já vimos a respeito da vantagem do bacharelado nesse campo da Engenharia da Computação. Além disso, o reconhecimento da graduação e sua extensão apontam para o mercado de trabalho. Ou seja, o diploma e a experiência que o curso de Engenharia da Computação proporciona têm muito mais valor que cursos livres em temas específicos. O conhecimento aprofundado de determinados temas amplia a capacidade de análise e, consequentemente, de atuação profissional.

Nesse sentido, recomendamos muito que você invista nessa graduação ao invés de aplicar para outros tipos de curso. Estar em contato com matérias variadas de uma área é essencial para conquistar uma carreira de sucesso! E, principalmente, para oferecer a você o conhecimento necessário, seja para a atuação profissional, seja para as habilidades pessoais. 

A grade curricular do curso de Engenharia da Computação

Agora, vamos listar para você as principais matérias de um curso de Engenharia da Computação. Pode ser que nomenclaturas tenham variação de faculdade para faculdade. Porém, de uma forma geral, a grade curricular de Engenharia da Computação propicia ao estudante noções e práticas que se atualizam conforme os avanços.

Veja, abaixo, a lista de assuntos que você vai encontrar nas faculdades que estão mais antenadas com as demandas do mercado:

  • Algoritmos e estrutura de dados;
  • Lógica de programação;
  • Hardware de computação;
  • Cálculo diferencial;
  • Circuitos elétricos;
  • Construção de projetos técnicos;
  • Processamento de imagens;
  • Marketing digital;
  • Eletrônica analógica;
  • Desenvolvimento de software;
  • Fundamentos de física geral e experimental;
  • Fundamentos de inteligência artificial;
  • Legislações aplicadas e específica;
  • Linguagens de programação;
  • Métodos matemáticos;
  • Modelos de informação;
  • Programação em banco de dados;
  • Redes em computação;
  • Segurança da informação ou cibersegurança;
  • Sistemas operacionais, e outros.

O engenheiro da computação é um desenvolvedor que durante o curso de Engenharia da Computação se torna hábil na criação de softwares, aplicações e hardwares. A importância do conhecimento nesses segmentos fica evidente diante da grade curricular do curso.

A área está inserida no setor de tecnologia da informação que chamamos mundo tech. Definitivamente, o que mais gera oportunidades de emprego em relação aos outros setores da economia. E, se você quiser saber mais sobre o que faz um engenheiro da computação, clique aqui e leia uma matéria que aprofunda esse tema.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.