InícioDicasMercado de trabalhoNômade digital: saiba como estruturar sua carreira

Nômade digital: saiba como estruturar sua carreira

Antenadas com as novas necessidades globais, novas formas de trabalho surgem constantemente. E se antes o mercado de trabalho exigia a presença do funcionário de forma física, atualmente o cenário muda exponencialmente. Esse é o caso do nômade digital, o profissional que trabalha online e, por isso, não precisa estar presente em um escritório, cidade ou país particular. É um trabalho remoto, digital e nômade, com o próprio nome já diz.

Antes de tudo, o conceito de nômade digital é relativamente recente no Brasil. No entanto, o estilo de vida já é praticado em muitos lugares do mundo há algum tempo. Pode-se dizer que essa é uma rotina não convencional, em que você trabalha de qualquer lugar. Você pode estar na praia, na montanha, no restaurante ou na sua casa. Qualquer lugar é válido, desde que haja conexão com a internet e os equipamentos necessários.

Em outras palavras, essa é a forma de vida ideal para quem busca inovar. Portanto, se você é uma pessoa que adora estar em locais diferentes e ama trabalhar com internet, certamente terá bons resultados como nômade digital.

Achou interessante? Continue lendo esse artigo que a Voomp preparou para te ajudar a estruturar uma carreira dessa forma.

Qual é o conceito de nômade digital? 

Trabalho e tecnologia estão mais próximos do que nunca, especialmente após o agravamento da pandemia da Covid-19. A forma como nos relacionamentos com o mundo mudou radicalmente.

Como dissemos anteriormente, nômade digital é o profissional que trabalha online e, portanto, não precisa estar presente em um escritório, cidade ou país em particular. No entanto, é preciso estar atento para o conceito desse estilo de vida e trabalho.

Para ser um nômade digital, você precisa ser remunerado com seu trabalho na internet e estar sempre viajando para outros lugares. Nesse sentido, trabalhar apenas de forma remota não significa ser um nômade digital. O mesmo vale para aqueles que estão sempre viajando, mas não trabalham com a parte digital.

É muito comum ver profissionais divulgando seus trabalhos com nômades digitais na praia, por exemplo, sob o sol e na areia. As fotos são incríveis, não é mesmo? Mas é preciso ter em mente que a dificuldade em produzir conteúdo nessas condições é enorme. Isso acontece principalmente por conta do aquecimento do notebook. Então, se você pensa em adotar esse estilo de vida, seja realista e saiba que há também algumas dificuldades. 

Onde trabalhar como nômade digital? 

O céu é o limite se você deseja trabalhar como nômade digital. Entretanto, alguns locais oferecem uma infraestrutura mais adequada. Isso certamente vai minimizar situações desconfortáveis, como internet lenta e espaço de trabalho inadequado.

Outro ponto importante para avaliar na hora de fazer sua escolha é o custo de vida.

Alguns locais tiveram uma explosão de espaços de trabalho em conjunto por conta da grande demanda. Ou seja, comunidades inteiras de nômades digitais foram surgindo.

Em síntese, alguns exemplos são Chiang Mai (Tailândia), Budapeste (Hungria), San Diego (Estados Unidos), Puerto Viejo (Costa Rica) e Florianópolis (Brasil).

Vantagens de ser um nômade digital 

Trabalhar de qualquer lugar

Como a condição principal é ter uma boa conexão com a internet, você pode escolher qualquer lugar do mundo. E esse lugar pode ser uma cidade do interior do Brasil ou uma grande metrópole como Nova York. Pode ser em alguma praia badalada ou em um mosteiro. 

Estilo de vida livre

Diversos estudos já comprovaram que a felicidade interfere diretamente na produtividade de trabalho. Uma pessoa feliz vai produzir muito mais. É muito comum ver relatos de nômades digitais que mudaram totalmente de vida após escolherem trabalhar dessa forma. Meditação, alimentação, sono e mais qualidade de vida são algumas das percepções.

Flexibilidade de horário

Como na grande parte das vezes essa pessoa é empreendedora, trabalha por conta própria. E mesmo que preste serviços para alguém ou para uma empresa, a tendência é que se tenha grande flexibilidade de horários. Essa é uma ótima opção para quem tem dificuldade de trabalhar em um horário específico do dia. Basta avaliar o seu horário de melhor e maior produtividade.

Benefícios financeiros

Como é possível escolher o local que você vai morar, é comum também o nômade digital optar por locais com menor custo de vida. Em geral, esses profissionais conseguem mais tempo e recursos para capacitações, que se transformam em maiores e melhores remunerações.

Desenvolver sua criatividade

Conhecer novos lugares, falar com pessoas diferentes, fazer novos amigos, ver novas paisagens, farão diferença no momento de desenvolver sua criatividade.  

Principais profissões para você trabalhar como nômade digital

Atualmente, várias profissões podem ser desempenhadas no estilo nômade digital. Desde a atuar como advogado, prestando consultoria, ou como confeiteira, realizando palestras online ou produzindo conteúdo. Como já dissemos anteriormente, é um mercado amplo. Selecionamos abaixo as atuações mais frequentes no atual cenário.

  • Dono de e-commerce
  • Produtor de conteúdo
  • Designer ou ilustrador
  • Editor de vídeos
  • Fotógrafo
  • Investidor
  • Gestor de mídias sociais
  • Tradutor
  • Desenvolvedor
  • Professor 

Dicas para ser um nômade digital 

Agora que você já sabe mais um pouco sobre esse estilo de vida, vamos dar algumas dicas valiosas para estruturar sua carreira.

Estude nomadismo digital

É fundamental estudar sobre esse estilo de vida para saber em qual terreno está pisando. Seja sempre honesto, afinal, apenas você saberá se pode lidar com os imprevistos e desvantagens. Uma boa dica é pesquisar pessoas que já adotaram essa prática, seja em livros ou redes sociais.

Avalie seus reais motivos

Você realmente quer trabalhar de forma digital viajando pelo mundo? Ou será que você apenas gosta de viajar? Ou gosta muito de trabalhar com a internet? Essas são perguntas fundamentais que deve fazer a você mesmo antes de mergulhar fundo. Talvez a resposta para suas insatisfações seja um ano sabático ou um trabalho remoto na sua atual empresa.

Faça a transição gradual

Depois que perceber suas reais motivações e limitações, faça a transição gradual. Na prática isso quer dizer que o ideal é não pedir demissão imediatamente ou vender seu apartamento. Se organize, junte uma boa quantia em dinheiro para imprevistos e tenha um cronograma. 

Atenção para alguns pontos importantes 

Como toda escolha, para ser um nômade digital é preciso ter atenção em alguns pontos importantes. Dessa forma, é preciso trabalhar arduamente com foco, principalmente no começo da transição.

É preciso estar atento também para a constante captação de novos clientes, uma vez que a maioria dos nômades digitais não possui contrato permanente.

Outro ponto a se destacar é a distância da família. Por conta das inúmeras mudanças e viagens, o nômade digital tende a ficar longos períodos longe de amigos e familiares. Da mesma forma, pode ser mais difícil estabelecer novos vínculos quando se permanece pouco tempo no mesmo local.

No entanto, se você busca esse novo estilo de vida e de trabalho, certamente encontrará soluções de adaptação. Leia esse artigo sobre teste vocacional para te ajudar a direcionar sua carreira.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.