InícioGraduaçãoAdministraçãoO que é Consultoria em Administração e como trabalhar na área

O que é Consultoria em Administração e como trabalhar na área

A consultoria em Administração, também conhecida como consultoria de gestão, trata de fornecer soluções e estratégias para melhorar a saúde financeira e operacional de uma empresa. Portanto, um Consultor de Administração tem a missão de resolver problemas  muitas vezes complexos dentro das empresas. 

Nesse sentido, as empresas que optam pela Consultoria em Administração, em sua maioria,  são aquelas que, absorvidas pelo dia a dia e pela rotina da empresa, perdem a objetividade necessária para tomar as melhores decisões estratégicas e operacionais. Logo, começam a observar problemas de performance e avanço estratégico. Nestes casos, os Consultores em Administração são capazes de reconectar a missão e crescimento empresarial. Nesse sentido, fornecem esta importante base de conhecimento à disposição das empresas.

Se você quer saber mais sobre esta profissão, o curso universitário indicado para quem quer seguir nessa carreira, e como é o trabalho de um Consultor em Administração, continue aqui com a gente!

O que é Consultoria em Administração?

Consultoria em Administração  é uma função desempenhada por profissionais externos às empresas. Nesse sentido, o objetivo é auxiliar e aconselhar a gestão da empresa na resolução de questões estratégicas, de gestão e de organização. Certamente, a necessidade da Consultoria nas empresas se deve às constantes mudanças no mercado.

Logo, a dificuldade de manter todos os aspectos de uma empresa sob controle torna-se cada vez maior. Ou seja,  nos processos de internacionalização, na reestruturação empresarial ou no lançamento de um novo produto, são situações que trazem mudanças e que são realmente complexas de gerir. Nesse contexto, a Consultoria em Administração pode representar uma solução inovadora para as empresas.

Qual a função de um Consultor Administrativo?

Como supracitado, o Consultor em Administração é o profissional nomeado para realizar as tarefas de consultoria e gestão nas empresas.

Especificamente, as principais responsabilidades do Consultor Administrativo são:

  • Estudo e desenvolvimento de estratégias para melhorar a performance da empresa;
  • Estudo de estratégias para melhorar o desempenho da empresa;
  • Desenvolvimento de sistemas de contabilidade empresarial;
  • Dicas de investimento;
  • Planejamento financeiro e controle de gestão;
  • Elaboração de projetos econômico-financeiros para empresas;
  • Prestação de consultoria econômica;
  • Elaboração de propostas organizacionais para a área de marketing de empresas;
  • Formulação de propostas para melhoria da eficiência dos processos;
  • Análise de dados ou informações de natureza econômica.

Por que as empresas procuram por Consultoria em Administração?

Atualmente, esse profissional é muito procurado pelas empresas, que precisam cada vez mais de suporte externo na gestão. Portanto, o Consultor Administrativo pode trabalhar como freelancer ou para uma empresa de consultoria empresarial , que engloba uma gama de especialistas do setor.

Certamente, a procura por estes profissionais se deve às vantagens de crescimento nas empresas. Ou seja, os benefícios empresariais são consideráveis quando contam com um Consultor, principalmente se o objetivo é crescer e se tornar uma referência no setor.

Além disso, na maioria dos casos, a procura por serviços de Consultoria em Administração são devidas às crises corporativas que podem ser determinadas  por motivos financeiros. No entanto, existem vários fatores e causas que podem levar a uma situação crítica.

Uma crise corporativa, na verdade, pode ter várias causas:

  • pode ser devido à implementação de estratégias de desenvolvimento erradas;
  • pode ser causado por políticas financeiras errôneas que levaram ao endividamento excessivo;
  • pode ter como causa um erro ou falta de percepção da evolução do mercado de referência;
  • também  pode ser desencadeada por uma má gestão.

Seja qual for a causa que a desencadeou, uma crise corporativa pode ser solucionada através da Consultoria em Administração.

Isso porque, sob a orientação de um Consultor, é possível construir uma cultura empresarial sólida, capaz de estimular o crescimento de todas as áreas. Certamente, isso permite às empresas utilizarem ferramentas de planejamento para tomar decisões mais eficazes, mesmo diante do inesperado.

Pode também melhorar a abordagem de produção, marketing, comunicação e vendas para dar continuidade e estabilidade ao futuro da empresa.

Qual faculdade fazer para se tornar um Consultor?

Para trabalhar no ramo de Consultoria em Administração, é importante ter uma série de habilidades úteis para o melhor exercício da profissão. Logo,  deve saber comunicar-se eficazmente com as outras pessoas, conhecer a empresa para a qual trabalha, o mercado, a legislação e os mecanismos econômico-financeiros.

Para adquirir essas habilidades e trabalhar como Consultor em Administração de referência no mercado,  você pode escolher cursos de Bacharelado em Administração ou Ciências Econômicas

Certamente, a graduação em Administração é particularmente útil para adquirir conhecimento profundo das disciplinas econômicas e de negócios. No entanto, não é o único caminho para trabalhar com Consultoria em Administração. Ou seja, é possível optar por caminhos mais práticos e rápidos como cursos Tecnólogos. Algumas dicas de cursos Tecnólogos: 

Certamente, os cursos Tecnólogos são ótimas opções para quem quer conquistar um conhecimento técnico mais dinâmico em menos tempo. Além disso, poder  ingressar no mercado de trabalho com toda base de preparo.

Gostou do conteúdo? Leia também o artigo: Dilema do administrador: administrar uma empresa ou ter o próprio negócio?

 

 

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 26

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.