InícioDicasMercado de trabalhoComo o mercado enxerga os cursos Tecnólogos?

Como o mercado enxerga os cursos Tecnólogos?

Confundida durante muito tempo com cursos técnicos, a graduação tecnológica tem ganhado espaço e prioridade na hora de escolher uma faculdade.

Contudo, ainda existem dúvidas a respeito de como os cursos são ofertados, e sobre como o mercado enxerga os tecnólogos. Hoje, vamos sanar os principais questionamentos!

O que é um Curso Superior Tecnológico?

Antes de mais nada, deixemos claro que o curso com formação tecnóloga nada tem a ver com um curso técnico.

O CST (Curso Superior Tecnológico) é um curso superior com duração mais curta, em média de 2 ou 3 anos.

Ainda assim, mesmo com um tempo mais curto que os demais cursos de graduação tradicionais, como bacharelado e licenciatura, o tecnólogo oferece uma formação riquíssima em conteúdo, ao mesmo tempo em que trabalha com uma duração menor.

O tecnólogo é ideal para quem deseja adentrar o mercado de trabalho mais rápido e garantir o inicio da jornada profissional em pouco tempo.

Os CST têm como objetivo atender às demandas do mercado quanto a qualificação de bons profissionais. Com a grade mais enxuta e objetiva, as aulas práticas são o foco, e garantem maior contato com o mercado de trabalho.

Diferenças entre Tecnólogo e Bacharelado

Sobretudo, a principal diferença entre um Curso Superior Tecnológico e o Bacharelado é o tempo de estudo.

Enquanto a graduação “tradicional” tem duração media de 4 anos, o tecnólogo forma o estudante em 2 anos, ou seja, metade do tempo.

Nesse sentido, o principal diferencial do Tecnólogo é o conhecimento direcionado e especializado, em contraste ao conhecimento generalizado do bacharelado.

Por esse motivo, a inserção no mercado de trabalho, para um estudante de Curso Superior Tecnológico, é mais rápida do que a esperada por um estudante de bacharelado, visto que o conhecimento do tecnólogo será mais pratico e consequentemente mais recompensado.

Em suma, como podemos entender, a única diferença entre o tecnólogo e o bacharelado é a duração e disposição de matérias. De como que, do ponto de vista do empregador, ambos possuem o mesmo peso e significado no currículo!

Por que devo escolher um Curso Superior Tecnológico?

Atualmente, devido à alta demanda e rotatividade do mercado, o tecnólogo tem ganhado cada vez mais espaço.

Está em duvida se essa modalidade seria o ideal para você? Vamos apresentar algumas vantagens do CST e porque ele pode se encaixar na sua realidade:

Ingresso mais rápido no mercado de trabalho

Como a duração do curso tecnológico mais curta, o profissional, em pouco tempo, estará apto para oferecer seus serviços e demonstrar o conhecimento obtido no curso para o mercado.

Assim como a grade do curso, que por ser mais enxuta, acaba por se tornar mais direta e focada no conhecimento prático.

Duração curta

Talvez isso seja um motivo decisivo para profissionais que já estão no mercado, mas querem um diploma de ensino superior.

O Curso Superior Tecnológico pode ser um plus no currículo que de quem já exerce alguma profissão, e ainda assim, tem interesse em se especializar!

Confira motivos para fazer uma faculdade, mesmo já estando empregado.

Menor investimento

De antemão, podemos adiantar que é comum os cursos tecnólogos oferecem um valor menor em suas mensalidades, comparado às graduações tradicionais.

Todavia, isso não significa que a qualidade do ensino seja inferior, pelo contrário! O tempo é otimizado a forma de ajudar o estudante e a instituição de ensino.

Grade enxuta e focada

Assim como a duração, a grade do curso tecnológico é pensada de forma a ser a mais prática e focada em assuntos específicos, possível.

Ou seja, a coordenação do curso trabalha de forma a simplificar o conhecimento e preparar o estudante para o mercado de trabalho de forma rápida e sucinta.

Garantir o diploma de Ensino Superior

Atualmente, o mercado de trabalho, independente da área de atuação, está cada vez mais competitivo.

Dessa forma, podemos entender que qualquer diferencial no currículo pode garantir vantagem a frente de outros candidatos.

O ensino superior é uma delas, investir em um tecnólogo, que trabalha com duração e investimento menores, pode assegurar seu destaque profissional.

Verifique CST em diversas áreas e formatos, e garanta você também o ingresso ao nível superior!

Como o mercado enxerga os cursos Tecnólogos?

Como citado anteriormente, o mercado de trabalho não distingue o diploma de um bacharelado para um tecnólogo. Ambos são bem vistos e aceitos igualmente.

Apesar disso, a aceitação e procura por profissionais tecnólogos vem aumentando cada vez mais, pois as empresas têm entendido a necessidade de lidar com funcionários com formações especificas e aptos para exercer funções particulares.

Além disso, a forma como o curso tecnológico aborda as matérias também é considerado um diferencial na hora da contratação.

Lidar com o dia a dia da profissão, aprender de forma prática e ser familiarizado com processos internos, equipamentos e softwares, são pontos que o empregador leva em consideração.

Quando vale a pena optar por um Tecnólogo?

Primordialmente para aqueles que já sabem com o que desejam trabalhar, ou já estão inseridos no mercado e precisam de uma especialização ainda maior para conseguir uma promoção ou subir de nível hierárquico.

Além disso, o CST é indicado a quem ainda não exerce profissão alguma, mas tem pressa e necessidade de estar no mercado de trabalho.

Graças ao conhecimento direcionado, e curta duração, o Superior Tecnológico oferece a melhor escolha e solução para milhares de estudantes, todos os anos.

Cursos Tecnólogos mais valorizados no mercado

De maneira generalizada, listamos alguns dos cursos, oferecidos na forma tecnológica, que mais possuem procura por profissionais e valorização profissional.

Todavia, é importante lembrar-se de que em todas as áreas de atuação o Tecnólogo é bem visto e procurado pelas empresas!

  • Analise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Design de Interiores
  • Gestão Ambiental
  • Marketing Digital
  • Comércio Exterior
  • Processos Gerenciais
  • Logística

O Tecnólogo e o futuro das graduações

Em conclusão, podemos entender que, cada vez mais aceito e procurado pelo mercado, o profissional tecnólogo já vive o futuro das graduações de nível superior.

Em um mundo em constante mudanças e trabalhos em tempo curto, possuir especialização em um formato de curso que garante o desempenho prático e conhecimento da profissão, progressivamente, se tornará o meio mais popular de estudos.

Dessa forma, entendemos que o profissional tecnólogo ganhará ainda mais visibilidade e reconhecimento.

Gostou desse conteúdo? Está pensando em investir em uma graduação tecnológica? Continue nos acompanhando para mais informações, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.