InícioDicasMercado de trabalhoO que é preciso para exercer uma profissão?

O que é preciso para exercer uma profissão?

O significado de ter uma profissão está relacionado ao ato de trabalhar e poder desenvolver algum tipo de serviço ou prática laboral por meio do raciocínio e uso das habilidades. Contudo, essa é uma visão bastante relativa e geral sobre o que é preciso para exercer uma profissão. Mas que faz total sentido.

Na verdade, a capacidade cognitiva de exercer tarefas é um dos requisitos mais importantes que todos os indivíduos precisam para o dia dia em um emprego. E isso é tão importante quanto a obtenção de um diploma, assim como se aprimorar no ensino superior ou técnico

No fim, em todos os casos, a sua capacidade de raciocínio e sua percepção de mundo como estudante e pessoa serão sempre testados. Seja em um trabalho braçal, seja em um trabalho repetitivo, seja em um trabalho criativo e gerencial, seja em um trabalho intelectual, seja em um trabalho em condições de risco constante. Serve para todos os casos.

Afinal, o que é preciso para exercer uma profissão?

A solução para tal questionamento pode ser quase que individual. Além disso, pode depender do contexto em que cada estudante e profissional está vivendo neste momento. Aliás, e se o mercado de trabalho respondesse por você?

Vamos ao caso das carreiras e empregos ligados à tecnologia. Em resumo, ao mundo tech. Neste caso, buscar aprimoramento em inovação é o mais importante. Juntamente com a necessidade de utilizar capacidades cognitivas de forma constante ao ponto de desenvolver afinidade com as Ciências Exatas. 

O mundo da tecnologia e o que ele busca em você

Certamente esse é um dos setores que mais crescem no Brasil e no mundo, já que as soluções tecnológicas conseguem ser aplicadas a todas as áreas de trabalho. Em 2020, o crescimento do número de vagas foi de 63%, o que representa um número bastante expressivo se comparado a outros campos.

Apesar das transformações que já acontecem no cenário brasileiro, ainda há muito espaço para o desenvolvimento e a adoção de novas tecnologias. Há milhares de vagas disponíveis, mas faltam profissionais qualificados. As principais profissões emergentes envolvem tecnologia de alguma maneira. Logo, as perspectivas são promissoras e, ao mesmo tempo, exigentes. Conquistar um espaço diferenciado nesse mercado requer um grande investimento em educação e muito comprometimento.

Em síntese, quando damos de cara com mercados promissores como este, é questão de formação e estudo para ocupar tais posições. Logo, qualquer pessoa hoje em dia precisa aceitar e compreender o uso de tecnologia. Enfim, já temos uma segunda resposta para a pergunta do nosso texto. Além da capacidade cognitiva e do raciocínio, claro.

Network ou, simplesmente, contatos

Uma das formas mais simples para exercer uma profissão é estabelecer relações. Mas não estamos falando de ‘puxar o saco’ ou adular chefes e gestores. Muito menos estabelecer contato com alguém pensando em uma oportunidade ou algum objetivo oculto.

Antes de mais nada, estabelecer contatos na sua vida pessoal, dentro do ambiente acadêmico e no mercado de trabalho é uma prática consolidada e importante o para seu crescimento na carreira. Basicamente, network (nome da prática) é estabelecer relações de confiança, incluindo amizade verdadeira, reciprocidade e proatividade. 

A pessoa que busca criar uma rede de relações nos ambientes que passa é resiliente, trabalha a empatia e a inteligência emocional. E jamais se comporta de maneira infantil e com evidentes perdas de equilíbrio. Todas as relações necessitam de trocas saudáveis e você, como estudante, e logo como profissional, deve oferecer ajuda e ser útil. Mesmo que na maioria das vezes isso não lhe seja vantajoso. Afinal, relações nas quais você participa nem sempre existem vantagens a serem obtidas.

A importância de manter a mente exercitada

Network, dominar as novas tecnologias e utilizar seu raciocínio lógico para exercer uma profissão. Definitivamente, tudo isso vai ser vital para mudar a situação de inércia que você pode ou não estar vivendo. Mas, com toda a certeza já vai ajudar a responder a pergunta de 1 milhão de dólares que estamos tentando responder com este post.

Se você gostou do que leu até aqui, aproveite para conhecer a nossa página principal e também o projeto Academia Tech. Certamente, você vai acabar se surpreendendo com os milhares de artigos, dicas e informações disponíveis. Sem falar nos diversos cursos para lhe ajudar na busca da sua profissão dos sonhos.

E, para aproveitar que estamos falando de aprendizado, destacamos mais um ponto importante para se exercer uma profissão: o conhecimento.

Conhecimento mudando vidas

Uma coisa é certa: aprender e absorver qualquer tipo de conhecimento sempre será algo útil na sua vida. Não importa a quantidade ou o tipo de conteúdo que você aprende nas aulas, com pessoas experientes e mesmo com o esforço das suas mãos. 

O conhecimento é universal e ninguém pode proibir você de aprender.

O seu corpo possui ferramentas para aprendizado e a todo momento elas estão em ação. Olhos, ouvidos, olfato, tato e a percepção do mundo ao redor. Assim como o seu corpo se expressa, ele também promove e capta informações para aumento do conhecimento.

E claro, aprender com supervisão de professores e também de colegas, em um ambiente adequado, torna o processo de ensino ainda mais simples e rápido para qualquer aluno, jovem ou adulto. Independentemente da sua dificuldade intelectual, física ou cognitiva, uma instituição de ensino com diversas modalidades disponíveis e que levam a faculdade até a sua localização distante pode mudar tudo para melhor.

O resultado de tudo isso? As pessoas que compreenderem cada ponto discutido e compartilhado neste post poderão, sem dúvida, exercer uma profissão e quem sabe trocar de emprego. Logo, fazer uma transição de faculdade ou carreira. Afinal, o mundo pertence a você e aos que desejam mudar o seu presente. Invista no seu futuro!

Quer saber mais detalhes sobre como ingressar em uma instituição de ensino superior, cursos e faculdades, e muito mais? Clique aqui que te levamos até lá! Vem com a gente rumo a uma nova jornada.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.