InícioDicasMercado de trabalhoO que faz o profissional de Eletrotécnica Industrial?

O que faz o profissional de Eletrotécnica Industrial?

Você tem vontade de trabalhar em um setor envolvido com energia elétrica? Então, saiba que se tornar um profissional de Eletrotécnica Industrial pode ser uma ótima opção de carreira para você. 

O profissional especializado no setor é responsável pelos processos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica para o setor industrial. Além disso, a pessoa formada em Eletrotécnica Industrial pode atuar em setores como fábricas automotivas, alimentícias, químicas e petrolíferas. 

Por isso, neste artigo, você conhecerá todos os detalhes do trabalho do profissional da área de Eletrotécnica Industrial. Para isso, a Voomp separou todas as informações que você precisa saber para decidir investir em uma carreira na área de Eletrotécnica Industrial. 

Qual a área de atuação do profissional de Eletrotécnica Industrial?

Cabe ao profissional de Eletrotécnica Industrial a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica nas indústrias. Por isso, o profissional domina as técnicas de planejamento, gerenciamento e supervisão da manutenção de máquinas.  Além disso, o especialista na área é responsável por cuidar da parte dos dispositivos eletromecânicos das linhas de produção de fábricas.  

Ainda é responsabilidade do profissional de Eletrotécnica Industrial a modernização dos processos produtivos utilizados pela indústria. Além disso, são dele as habilidades para garantir a segurança dos procedimentos implementados e desenvolvidos em cada empresa.

Então, como o próprio nome do curso já deixa claro, o profissional de Eletrotécnica Industrial tem como principal área de atuação o setor da indústria. Contudo, os profissionais podem atuar em empresas dos mais diversos segmentos do setor e tamanhos empresariais. Como, por exemplo, a área de alimentícia, agrícola, automobilística, química, farmacêutica, metalúrgica, agrícola e petroquímica. 

Além disso, os profissionais de Eletrotécnica Industrial podem trabalhar ainda em empresas de instalação elétrica, manutenção de máquinas, planejamento, desenvolvimento de projetos e assistência técnica. Os trabalhadores do setor ainda podem exercer funções em institutos, centros de pesquisa e faculdades.

Por isso, o profissional de Eletrotécnica Industrial precisa dominar as habilidades voltadas para as áreas de mecânica, eletrônica, matemática e administração. Além disso, também precisa conhecer sobre automação industrial, circuitos elétricos, computação aplicada, instalações elétricas e termodinâmica.  

Dessa forma, o profissional conta com quatro principais setores da elétrica: geração, transmissão, distribuição e consumo.

Por isso, o profissional de Eletrotécnica Industrial conta com um leque de opções profissionais e um mercado de trabalho aquecido. Além disso, o setor possui boas oportunidades para profissionais qualificados. 

Quais as atribuições do profissional de Eletrotécnica Industrial?

Como dito anteriormente, o profissional de Eletrotécnica Industrial tem como responsabilidade os processos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica para o setor industrial. Portanto, o tecnólogo do setor de eletricidade precisa seguir as regras colocadas na  Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Por isso, confira as principais atribuições do profissional de Eletrotécnica Industrial:

  • Estudar processos elétricos, eletrônicos e de telecomunicações
  • Projetar, planejar e especificar sistemas e equipamentos elétricos, eletrônicos e de telecomunicações e elaborar sua documentação técnica
  • Coordenar empreendimentos;
  • Realizar serviços elétricos, eletrônicos e de telecomunicações
  • Analisar propostas técnicas
  •  Instalar  e inspecionando sistemas e equipamentos
  •  Executar testes e ensaios

Qual o salário médio do profissional de Eletrotécnica Industrial?

O mercado de trabalho para o setor de Eletrotécnica Industrial está em pleno crescimento no país. Por isso, os profissionais especializados na área são cada vez mais necessários para as empresas.  

Dessa forma, com o crescimento do mercado de trabalho da área, torna-se possível para o profissional em Eletrotécnica Industrial encontrar melhores oportunidades de emprego e oportunidades para ocupar as melhores funções. 

Por isso, o salário médio de um profissional de Eletrotécnica Industrial é de R$2.912,09. Dessa forma, a jornada de trabalho é de 42 horas semanais. Além disso, o teto salarial para a categoria é de R$3.190,68. O levantamento foi realizado  pelo site Salario.com.br em conjunto com dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). 

Ainda vale ressaltar que o valor pode variar dependendo do estado em que o profissional atua, onde trabalha e em qual segmento do setor de Eletrotécnica Industrial é especializado. Por exemplo, o setor petrolífero ou metalúrgico.

Ainda segundo a pesquisa, o perfil profissional de quem ocupa os cargos de Eletrotécnica Industrial normalmente é de um trabalhador com 27 anos, com formação superior na área e geralmente são homens. 

Contudo, para escolher a melhor área para você se especializar, não considere somente o valor do salário — não que o dinheiro não seja importante para a tomada de decisão. Por isso, é preciso considerar as habilidades, preferências e gostos pessoais. 

Então, como se tornar um profissional da área?

Caso você tenha se interessado pelo setor e queira trabalhar na área, é preciso completar o curso de Eletrotécnica Industrial. Em primeiro lugar, é importante esclarecer que a graduação na área é um Curso Superior Tecnológico. Ou seja, quando o estudante completa a faculdade, recebe o diploma de tecnólogo na área. 

Dessa forma, a graduação de Eletrotécnica Industrial conta com seis semestres. Por isso, o estudante que optar pelo curso precisa de, pelo menos, três anos para conseguir o diploma de tecnólogo de Eletrotécnica Industrial. 

Através do curso, o aluno aprende as habilidades necessárias para se tornar  responsável pela modernização dos processos produtivos utilizados pela indústria. Por isso, o curso de Eletrotécnica Industrial conta com disciplinas desde leitura e produção de textos técnicos, estatística e raciocínio lógico e até materiais de ciência.  Além disso, o curso também conta com aulas de  tecnologia, inovação, empreendedorismo, tecnologias de comunicação e informação. 

Durante a graduação, também são ministradas aulas práticas aos estudantes. Sendo assim, os alunos do curso de  Eletrotécnica Industrial contam com exposições práticas em laboratórios de informática. Dessa forma, aprendem a lidar com programas de acionamentos e máquinas elétricas, além de eletroeletrônica e de instalações elétricas.

Outro ponto importante sobre a graduação de Eletrotécnica Industrial são os modelos de ensino diferentes disponíveis para os estudantes. Dessa forma, as instituições de ensino oferecem o curso no modelo presencial, semipresencial e a distância (EAD). Portanto, o estudante universitário pode escolher o formato que melhor se adequa à sua rotina e expectativas para a graduação.

Você gostou de conhecer melhor a área de atuação do profissional de Eletrotécnica Industrial? Não esqueça de continuar acompanhando os conteúdos da Voomp.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.