InícioGraduaçãoEmpreendedorismoO que faz o profissional de empreendedorismo?

O que faz o profissional de empreendedorismo?

Veja aqui tudo sobre o que faz o profissional de empreendedorismo, e fique por dentro de uma das áreas mais promissoras da era e-commerce!

Atualmente, quem ganha dinheiro está super conectado nas redes e também organizado nas finanças. Essa competência nos negócios é o que movimenta o mundo do empreendedorismo. Entretanto, muitas pessoas querem empreender, mas patinam na hora de construir uma carreira de sucesso. Por isso, estudar e focar em matérias importantes em um curso voltado ao empreendedor pode ser fundamental para o seu desempenho.

Não só no contato direto com os consumidores, como também no planejamento estratégico. O empreendedor é alguém capacitado para organizar, programar e construir o seu próprio ciclo de vendas. Dessa forma, te convidamos a entrar no mundo dos negócios e saber o que faz o profissional de empreendedorismo.

O profissional de empreendedorismo e as vendas no ambiente digital

A pandemia acelerou o movimento que já ganhava cada vez mais destaque no mundo dos negócios: a venda online. Também chamada de e-commerce, a venda no ambiente digital se alastrou mundo afora, e veio para ficar.

Assim, conhecer os principais aspectos desse contexto é essencial para ganhar destaque diante da era digital. E não basta criar um perfil comercial em determinada plataforma. Saiba que empreender define um universo enorme por trás de uma marca. E sim, estar com a sua marca ou o seu produto nas mídias sociais, é necessário. Mas muito planejamento financeiro e de pesquisa devem embasar uma jornada de prosperidade.

A virada nos negócios, principalmente a partir de 2020, é notória. Segundo pesquisa realizada pelo Serasa Experian, sete em cada dez micro, pequenas ou médias empresas estão fazendo vendas online no Brasil. No estudo, foi mostrado ainda que metade dos entrevistados conseguiu atingir públicos diferentes dos que já estava acostumada a interagir e vender.

Ou seja, o ambiente digital gera expansão nos negócios! Mas fique conosco para entendermos que análise e planejamento devem participar ativamente desse processo.

Números e mais números = sucesso! Saiba mais sobre o perfil de um empreendedor

Analisar ambientes e dados é um dos métodos mais preciosos para um empreendedor. Você já ouviu a célebre frase “olho de dono que engorda o boi”, correto? Pois é isso mesmo! O empreendedor é aquele líder que coloca a mão na massa, ou melhor, os olhos nos números diversos.

Atualmente, existem métricas por trás das vendas que vão além do planejamento contábil e financeiro, apenas. Isso significa que o sucesso nos negócios depende da administração de fatores, como: acessos, interações, cliques, leads, criação de mailing, dentre outros. Essas são questões de marketing envolvidas nas atividades do profissional de empreendedorismo.

Dependendo da proporção que seu negócio pode ganhar, é claro que vai te levar a construir uma bela equipe. Incluindo nisso profissionais de comunicação. Porém, é praticamente condição ímpar entender esses processos, estar sempre atualizado para acompanhar o mundo de hoje e saber contratar os melhores profissionais ou serviços para alavancar vendas.

Por fim, é possível dizer que os números financeiros e os números digitais compõem o caminho do sucesso para o empreendedor. Tanto um quanto o outro atravessam as atividades desse profissional e tendem a criar cenários cada vez mais avançados de persuasão nas vendas e de administração das contas.

Como é um negócio bem sucedido?

Já falamos aqui sobre leads como um dos itens que estão no rol de um negócio de sucesso. E esse termo é usado no meio do marketing para posicionar quando um contato é ou tem grandes chances de se tornar um consumidor da sua marca ou produto.

Por isso, estudar o comportamento dos consumidores é uma das estratégias principais do mundo do empreendedorismo. E no ambiente online isso se revela em criação e gestão de contatos de maneiras cada vez mais avançadas e profissionais. Inclusive, as grandes empresas investem pesado no pós-venda. E isso tem se mostrado muito importante para fidelizar compradores e conseguir mais lucro.

O processo de gestão, como já pudemos ver, é grande. E a concorrência, pode ter certeza, não medirá esforços para manter-se nos melhores patamares do mercado. Por essa razão, o profissional de empreendedorismo estará sempre lutando pelos primeiros lugares do pódio nos negócios.

As vantagens da formação EAD em empreendedorismo e o reconhecimento

Há um tempo viu-se a oportunidade na educação superior de formar profissionais do empreendedorismo. Quer dizer, criar uma graduação que pudesse unir os aspectos que discorremos aqui em um curso de excelência. Isso foi possível com o empenho de grandes centros universitários, como a Anhanguera, a Pitágoras e a Unopar.

São faculdades que possuem inúmeros polos e unidades no país e que oferecem bolsas de estudo e módulos de ensino digitais. O EAD, ou o Ensino a Distância, é uma realidade importante para os dias de hoje. E traz a vantagem para o aluno que pretende aliar os seus estudos com demais compromissos, ou, quem sabe, com o seu próprio negócio já iniciado.

A formação de empreendedorismo é de nível tecnólogo. Esse tipo de graduação traz a vantagem de otimizar matérias, encurtando o prazo de finalização do curso. Assim, insere os alunos mais cedo no mercado de trabalho.

Além disso, o MEC (Ministério da Educação), que é o órgão máximo no que tange os aspectos educacionais, reconhece o curso tecnológico de empreendedorismo. Isso significa que o profissional é chancelado e devidamente reconhecido em sua atuação.

Conhecendo a grade curricular

Agora, vamos ver um pouco da grade curricular do curso de empreendedorismo. Dessa maneira, vamos compreender por quais matérias o aluno irá se dedicar. É importante que você veja no site das universidades a grade curricular completa para averiguar se atende aos principais temas do mundo dos negócios, como tratamos aqui nesse artigo.

As disciplinas podem variar de nomenclatura de faculdade para faculdade, mas de uma maneira geral, podemos verificar matérias como:

  • Análise De Custos;
  • Análise De Investimentos;
  • Comportamento do Consumidor;
  • Composto Mercadológico;
  • Ciência e Tecnologia;
  • Desenvolvimento de Carreira;
  • Estratégia Empresarial e Negociação;
  • Gerenciamento em Logística;
  • Gestão de Projetos;
  • Matemática Financeira;
  • Modelos de Gestão;
  • Pesquisa Mercadológica;
  • Planejamento e Marketing;
  • Planejamento Financeiro;
  • Processo de Criatividade e outros.

E para você que já se inscreveu no Enem 2021, clique aqui e confira os possíveis temas da redação deste ano. Assim, você pode se preparar para dar os primeiros passos da sua carreira!

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