InícioDicasMercado de trabalhoO que faz o profissional de Gestão Pública?

O que faz o profissional de Gestão Pública?

Um profissional de Gestão Pública possui uma vasta área de atuação. Afinal, o setor público é bem amplo e possui uma série de atividades necessárias para que consiga funcionar corretamente.

Só par exemplificar, entre as coisas que esse profissional faz estão a análise de contratos e de resultados, assessoria, tanto política quanto econômica, e a gestão de tudo isso e muito mais. Já deu para perceber que é bastante coisa, não é?

Quer saber mais sobre essa carreira? Continue, porque nesse artigo você vai descobrir as principais coisas que um gestor público pode fazer e ainda vai descobrir como se tornar um. Confira!

Quais as atribuições de um profissional de Gestão Pública?

Um profissional de Gestão Pública é capacitado durante toda a graduação para fazer muitas coisas. Afinal, o setor é bem amplo e com diversas atividades essenciais para que siga funcionamento da maneira correta.

Por conta de todas as atribuições, as pessoas dessa área precisam ser organizadas, ter espírito de liderança, gostar de trabalhar em equipe e saber se comunicar bem. Dito isso, entre as principais coisas que alguém que segue essa carreira faz, é possível citar:

  • Assessoria
  • Gestão
  • Consultoria
  • Análise
  • Liderar projetos

Assessoria

Um gestor público pode prestar tanto assessoria política quanto econômica. Ou seja, auxiliar pessoas que estejam em cargos públicos sobre as melhores maneiras de gerenciar a questão econômica. Alguns exemplos são em campanhas ou em políticas públicas, ou até mesmo sobre a estratégica política a ser adotada.

Gestão

Como o nome do curso já indica, uma das principais atribuições de uma pessoa que se forma nesse curso é a de gestão. Nesse sentido ele pode gerir a criação e implantação de projetos públicos, licitações, políticas públicas e também de questões de responsabilidade social. Esse último, especialmente quando se trata de empresas.

Nesse meio estão inclusas coisas como: prestação de contas, controle sobre o orçamento, avaliação de performance, contratação de servidores, elaboração de orçamentos e até conservação dos recursos e patrimônios que sejam públicos.

Consultoria

Os órgãos públicos, e até mesmo empresas, costumam contratar o profissional de Gestão Pública para prestar consultoria sobre determinado projeto. Isso significa que ele faz uma análise do que está sendo apresentado e dá a sua opinião profissional sobre qual a viabilidade e o impacto social do mesmo. Para isso, o profissional precisa ter entendimento sobre a sociedade, economia e das leis do local.

Análise

Antes de colocar qualquer projeto em prática é necessário que um profissional de Gestão Pública faça uma análise do, ou dos, contrato. O objetivo é garantir que todas os objetivos de todas as partes envolvidas sejam assegurados e que tudo corra dentro da lei.

Mas não para por aí, viu? Durante a graduação o estudante também aprende a analisar e dar o seu parecer sobre os resultados dos projetos e políticas colocados em prática. Com isso é possível verificar a eficácia e decidir pela continuação ou alteração dos mesmos.

Liderar projetos

Por último, uma pessoa que se forma no curso de Gestão Pública pode liderar todo o processo de implantação de um projeto.

Dentro dessa área de atuação entram questões como criação dos projetos e das estratégias, contato com empresas e entidades que irão atuar em conjunto, contratação de pessoal e até a elaboração de campanhas de divulgação, só para exemplificar.

Como é o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho para quem se forma no curso de Gestão Pública é bem amplo. Isso porque esse profissional pode atuar em muitos locais, tais como órgãos governamentais, que podem ser municipais, estaduais ou federais, empresas e entidades sem fins lucrativos.

Além de uma vasta possibilidade de atuação, essa é uma área que está sendo cada vezes mais procurada, a medida que o interesse sobre o funcionamento público aumenta. Por conta disso, houve um aumento de mais de 50% no número de contratações desse tipo de profissional em um período de cerca de um ano.

O resultado disso são maiores chances de ingressar no mercado logo que terminar a graduação. Isso serve para garantir um rápido retorno do investimento. Legal, não é?

Como são os salários para quem se forma no curso de Gestão Pública?

O salário de um profissional de Gestão Pública costuma ser acima da média, o que é outro atrativo para quem está pensando em seguir essa carreira. No Brasil, a remuneração da área é de, em média, R$4.208,68.

Isso, porém, não é fixo. Os ganhos mensais podem facilmente ultrapassar os R$10.000,00. Tudo depende de coisas como: cargo, tempo de experiência, região do país em que atua, se a empresa é pública ou privada. No mais, pessoas dedicadas e apaixonadas pelo que fazem sempre serão bem remuneradas.

Como se tornar um profissional de Gestão Pública?

Ficou interessado em seguir essa carreira, mas não sabe como se tornar um profissional de Gestão Pública? Pois pode ficar calmo, porque a Voomp está aqui para ajudar você. O primeiro passo para alcançar isso é fazer o curso tecnólogo de Gestão Pública.

Ele tem duração média de dois anos, ou quatro semestres, e você já sai dele totalmente preparado para ingressar no mercado de trabalho. Um detalhe importante, como é de nível superior, para ingressar nessa graduação é necessário ter finalizado o ensino médio e passar por um processo de seleção, como o vestibular.

Atualmente ele pode ser oferecido tanto na modalidade presencial quanto na de educação à distância (EAD). Inclusive, caso opte por essa última saiba que não prejuízo nenhum para a formação profissional, viu? O aprendizado e o diploma entregue no final são os mesmos.

Outro ponto que é preciso se atentar é que, atualmente, não é preciso pagar caro para estudar. Você pode encontrar ótimas faculdades que possuem preços acessíveis, como é o caso da Anhanguera, da Pitágoras e da Unopar.

Todas elas possuem autorização do Ministério da Educação (MEC) para oferecer esse curso e, além de terem um bom custo-benefício, são bem avaliadas. Tanto pelo mercado quanto por alunos e ex-alunos das mesmas.

Gostou de aprender um pouco mais sobre o profissional de Gestão Pública? Então aproveita e confere os outros conteúdos que nós preparamos sobre essa graduação exclusivamente para você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.