O que faz um jornalista pauteiro? Obviamente, pautas. Não concordam? Mas o foco do Voomp é explicar com mais detalhes esta profissão específica. e que está bastante presente em veículos de comunicação tradicionais.
Antigamente, em emissoras de rádio e televisão, assim como em revistas e jornais de grande circulação a presença do jornalista pauteiro era bastante comum. Entretanto, com as novas tecnologias e o novo comportamento de consumo, a figura do pauteiro ganhou outros contornos e, em alguns casos, foi extinta.
O que você verá neste artigo:
Novas perspectivas
Mesmo que pareça algo bastante negativo a um primeiro olhar, este profissional do jornalismo vem se adaptando ao mercado digital e voltando a ganhar importância. A razão disso é o surgimento de dezenas de redes sociais, serviços de streaming, canais e portais de notícia, etc. Portanto, essas novas perspectivas ao fazer jornalístico do pauteiro chegam em boa hora.
A qualidade faz a diferença
Atualmente, dentro das grandes instituições de ensino superior que oferecem o curso de Jornalismo, surge aquele momento da graduação em que as pessoas passam a ter uma noção ampla da sua importância para a sociedade. Isso é bastante abordado em disciplinas que levam em sua bagagem de conhecimento as ciências sociais e a filosofia. Logo, é nesse exato instante que estudante, jornalismo e qualidade se tornam sinônimos de boas notícias e, principalmente, pautas relevantes.
Enfim, com a chegada de tantos canais de comunicação e o aparecimento de diversas pessoas sem uma formação sólida criando conteúdo, a quantidade de material informativo, ou o oposto disso, inundou o mundo digital. É com este cenário que chamamos de “aluvião informativo” que ganha destaque o jornalista pauteiro.
O que faz um jornalista pauteiro?
Mas, afinal, o que é uma pauta?
Antes de falarmos ainda mais sobre o que faz um jornalista pauteiro, recomendamos aos nossos estudantes e internautas que tenham a noção do que significa a pauta – o grande objeto de trabalho desse profissional do jornalismo.
A pauta serve como orientação para a equipe de repórteres. Pode vir na forma de um e-mail, planilha ou até uma lauda de com algumas páginas. No documento, estão presentes algumas informações sobre a reportagem, post, artigo, documentário, podcast, etc.
Basicamente, algumas questões são previamente organizadas e sugeridas pelo pauteiro ao editor, produtor ou demais jornalistas da equipe. Entre alguns pontos fundamentais e presentes na pauta, temos:
-
Tipo de pauta a ser realizada;
-
Tema, assunto e sugestão;
-
Foco da narrativa e tipo de público;
-
Justificativas para a produção da pauta;
-
Fontes e pessoas com quem o repórter ou profissional de comunicação deve falar para a sua matéria jornalística;
-
Onde será veiculada, postada e publicada: digital, rádio, tv, entre outros;
-
Prazos a serem cumpridos.
Trabalhando uma pauta
Portanto, a pauta em si serve tanto como um caminho a ser seguido para quem for produzi-la quanto como linha editorial para todas as pessoas que trabalham para determinado veículo de comunicação.
Se um canal ou meio de comunicação for organizado e constituído por jornalistas responsáveis, ele vai ter uma pessoa com habilidades suficientes para a organização deste setor. Ou seja, um pauteiro, editor, produtor, editor de economia, saúde, tecnologia, e por aí vai!
Reuniões de pauta
Agora que você entendeu o que é a pauta e os tipos de pessoas que podem realizar este papel, chegou a hora do que chamamos de reunião de pauta. Lembre-se de que estes encontros, discussões ou reuniões de produção costumam ser realizadas antes do início do dia ou até em meio ao dia a dia de trabalho. Neste caso, por eventos inéditos, furos de reportagem ou algum acontecimento de grande importância.
Em síntese, é neste momento que os jornalistas pauteiros trazem ideias e colocam perante os demais profissionais uma série de caminhos, sugestões e maneiras sobre como o material pode ou deve ser produzido. Chegando a um acordo e encerrando as dúvidas, o trabalho começa. E cada jornalista começa então a sua produção.
Podemos observar que muitos jornalistas da redação ficam em constante contato com seus editores, chefes de setor e pauteiros para uma melhor realização da reportagem. No caso de grandes produções e pesquisas, o trabalho é feito com mais prazos, apurações ainda mais precisas e uma equipe com quase uma dezena de jornalistas.
Periodicidade das reuniões de pauta
Primeiramente, isso vai depender do tamanho do veículo e do meio de comunicação. Por exemplo, a periodicidade de uma reunião de pauta para veículos de comunicação de massa, como é o caso da televisão, rádio e alguns jornais impressos é diária. E estabelece tudo que será publicado e como isso será realizado. Sempre respeitando a pauta.
Em segundo lugar, outros canais e meios de comunicação, tais como blogs, sites e outros formatos de mídia podem realizar reuniões de pauta semanais, quinzenais e até mensais. No caso das revistas, elas costumam ser semanais, assim como em muitos sites com caráter bastante informativo e conteúdos atemporais. Um exemplo perfeito disso é o nosso Voomp.
Como o jornalista, jornalista pauteiro, editor ou produtor sugere as pautas ?
No caso das grandes redações, é muito comum a pessoa responsável pelo direcionamento das pautas receber sugestões, cartas, e-mails e telefonemas dos leitores, e até comentários por meio de redes sociais.
Além disso, o pauteiro deve estar informado sobre tudo o que acontece ao redor do mundo e no seu país de origem. Sobretudo ao que os seus leitores costumam ler, e o tipo de público ao qual o veículo de comunicação atende.
A importância de boas pautas
Informar e publicar qualquer tipo de material é algo de grande importância. E isso começa por uma pauta útil e que pode ser ‘consumida’ pelo maior número de pessoas. Um exemplo disso é este post, que deseja levar mais informação aos estudantes, universitários e, por que não, a quem já está no mercado de trabalho.
Se você deseja um dia ser um bom profissional de comunicação e focar na produção de grandes pautas é recomendável que conquiste antes o seu diploma em ensino superior. Afinal, o jornalista deve primeiro completar a sua faculdade de jornalismo para depois levar qualidade para o dia a dia das pessoas.
Um bom jornalista pauteiro sempre vai ter trabalho, assim como em todas as profissões. Quando um determinado profissional se capacita para então exercer suas atividades com qualidade.
Gostou do nosso tema super específico ligado ao jornalismo e quer saber mais sobre a área de comunicação e outras carreiras? Então aproveite para clicar aqui e saber mais sobre carreiras ideais para pessoas comunicativas.