InícioDicasMercado de trabalhoPor que a área de TI está em expansão?

Por que a área de TI está em expansão?

A área de TI (Tecnologia da Informação) está crescendo cada vez mais, e sobram vagas de emprego no ramo, ao contrário do que ocorre nos outros setores, devido à crise da Covid-19. Ainda, a tendência é que esse mercado cresça mais nos próximos anos.

É notável também uma escassez de profissionais qualificados para trabalhar no ramo. Diante disso, saiba neste artigo quais os motivos que fazem com que essa área esteja em expansão, e conheça os cursos de maior destaque.

Área de TI e a crise do Covid-19

O desemprego no Brasil aumentou de forma assustadora devido à pandemia do Novo Coronavírus, que gerou uma crise econômica no país. Assim, com a diminuição dos empregos, toda a sociedade é afetada, seja de forma direta ou indireta.

Indo na contramão a todo esse cenário de caos, a área de TI vem crescendo e gerando muitas vagas de emprego. Aliás, muitas vezes não são preenchidas, justamente pela falta de profissionais qualificados.

Perceba, então, que a atual crise instaurada no mundo não afetou este ramo, fazendo com que ele se torne promissor nos dias atuais e ainda mais no futuro. Portanto, é uma área que vale muito à pena investir e procurar capacitação.

Escassez de profissionais qualificados

A falta de profissionais para ocupar as muitas vagas que surgem e deverão surgir na área de TI se deve pelo fato de que as áreas que mais demandam profissionais se referem às tecnologias emergentes, e a qualificação neste setor ainda é baixa.

O ramo está carente de pessoas que dominem o novo mercado tecnológico, o da análise de dados. Por isso, há um descompasso entre o número de vagas e a quantidade de profissionais. Ou seja, a demanda é bem maior do que a procura.

Por que a área de TI está em expansão

As regras de isolamento social produziram um “novo” normal, ao qual todos tiveram que se adaptar. Dessa forma, as relações de trabalho também foram afetadas, fazendo com que o home office se tornasse a solução para muitas empresas, independentemente do tamanho.

Em relação à educação não foi diferente e, por isso, as aulas remotas foram a principal forma de conceber a escola. Então, a tecnologia se tornou a protagonista, e um profissional qualificado para atuar nela, em suas mais diversas funções, se mostrou essencial.

Assim, fica claro o quanto a área de TI é um ramo de forte expansão e sujeito a uma procura ainda maior, mesmo quando toda essa “crise” passar. Afinal, as formas de trabalho e estudos vão continuar usando os meios tecnológicos cada vez mais.

Expansão da área de TI no Brasil

Diversos setores na área de TI são promessas de constante expansão no Brasil. Ainda mais com todo esse avanço da tecnologia em diversas profissões.

Para se ter uma ideia, em 2019, mesmo antes da pandemia, o setor já havia crescido 9% desde o último ano. Dessa forma, a estimativa é a de que a demanda de profissionais de TI cresça para a casa dos 329 mil até o ano de 2024.

O modelo home office deverá receber 92 mil novos profissionais, o que totaliza 421 mil novos postos de trabalho. Apesar de não se saber ao certo o impacto da pandemia sobre este setor, espera-se que as vagas na área aumentem ainda mais no futuro.

Participação do Brasil na área de TI

Alguns números reforçam a participação do Brasil no mercado tecnológico mundial. Então, veja a seguir esses dados:

  • O Brasil foi o 7º maior produtor de TIC e Telecom de todo o mundo;
  • Comparado à média salarial do país, que é de R$1.836, a área de TI possui uma remuneração 2,4% maior, sendo de R$ 4.444;
  • Os subsetores de Software e Serviços destacam-se por terem uma remuneração 2,8 vezes melhor do que a média nacional;
  • Os setores de software e serviços destacam-se pelo potencial de geração de emprego, pois, somente em 2018, foram gerados 28 mil novos empregos;
  • Em termos gerais, o setor de TI somou 1,7 milhão de trabalhadores em 2018, com a criação de 42 mil novos postos naquele ano.

Profissões de destaque na área de TI

Tendo em vista o quanto a área de TI deverá crescer, e analisando o ritmo de contratações no cenário nacional, torna-se previsível dizer quais serão as profissões mais requisitadas no mercado.

Engenheiro de Cibersegurança

Proporcionam maior segurança às redes empresariais. Sendo assim, se destacarão na carreira aqueles que possuírem conhecimentos em:

  • Docker Products;
  • Ansible;
  • DevOps;
  • AWS;
  • Kubernetes.

Engenheiro de dados

Profissional responsável por planejar e arquitetar as estruturas digitais para captação de dados. Além de dominar a lógica de programação, o mesmo precisa ser um grande entusiasta do Big Data.

Analista de dados

O analista será responsável por mensurar resultados e estudar tendências, por isso, atuará na linha de frente dos projetos. Sendo assim, ele deverá ter um tato especial para as análises estatísticas e também para os conceitos de banco de dados, em SQL e PL/SQL.

Cientista de dados

Uma das carreiras na área de TI mais requisitadas do atual momento, além de ser fundamental para o mercado, é a de cientista de dados. Portanto, nela destacam-se os estudos sobre:

  • Machine Learning;
  • Python;
  • Linguagem R.

Engenheiro da computação

Na área da engenharia da computação, aqueles que se qualificam para tal, conseguem maior destaque. Aliás, são mais buscadas as pessoas que possuem experiência em:

  • Apache Spark;
  • Apache Hadoop;
  • Python
  • Apache Hive.

Especialista em inteligência artificial

Com foco em aperfeiçoar as tecnologias e torná-las mais inteligentes, esta área de TI busca por capacitação que domine os seguintes requisitos:

  • Machine Learning;
  • Deep Learning;
  • Python;
  • Ciências de dados.

Invista na área de TI

Como você pode perceber, a expansão da área de TI já é uma realidade, pois mais do que nunca a tecnologia faz parte do cotidiano de todas as pessoas. Assim, se especializar neste ramo é a garantia de construir uma boa carreira e ter sucesso.

Invista em um bom curso voltado para esta área, afinal, se capacitar é a chave para se destacar no mercado de trabalho e conseguir um emprego tão almejado nos dias atuais. Lembre-se que o agora é a melhor hora para se preparar para a inovação.

Aproveite e confira nesse outro conteúdo um pouco mais sobre o que é Ciência de Dados.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.