InícioDicasMercado de trabalhoProblemas ao sair do ensino médio e querer entrar na faculdade?

Problemas ao sair do ensino médio e querer entrar na faculdade?

Entrar na faculdade é o grande sonho de muita gente. Mas, nem sempre é fácil para todo mundo. Alguns problemas podem surgir no caminho como, falta de dinheiro ou a idade, por exemplo. Então, veja a seguir como você pode começar a graduação antes que imagina!

Primeiro passo para entrar na facul

O final do ensino médio marca uma época de mudanças intensas. Por um lado, você começa a entrar na fase adulta. Logo, é preciso escolher uma carreira para a vida inteira. Então, é natural que surjam muitas dúvidas sobre o que fazer.

No entanto, é crucial pensar em uma coisa de cada vez. Por isso, o primeiro passo para entrar na faculdade é decidir o curso. Tomar essa decisão não é moleza, mas existem algumas dicas que podem ajudar.

Faça uma lista com seus gostos

Com certeza existe uma ou mais atividades que você gosta muito. Ou algo em que é muito bom. Portanto, liste tudo isso, por ordem de preferência. Depois, procure os cursos relacionados e veja se algum te chama a atenção.

Pense em quanto quer ganhar

É animador poder seguir a carreira dos sonhos. Porém, considere o padrão de vida que você quer ter. Assim, antes de fazer a escolha definitiva pesquise sobre os empregos da área e seus salários.

Escolha onde estudar

Com algumas opções em mente, busque as melhores instituições para realizar os cursos. Logo, faça uma pesquisa sobre cada uma delas. Assim, você poderá escolher a que mais se identifica.

Como entrar na faculdade?

Dado que você decidiu qual curso realizar, existem algumas formas de entrar na faculdade. A primeira, e mais tradicional, é o vestibular. Depois, por meio do ENEM, existem outras alternativas.

ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio tem o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos. Por outro lado, há alguns anos, a nota serve para substituir os vestibulares. Ainda, se pode usar para concorrer ao Fies, Sisu e Prouni.

Vestibular

A forma mais tradicional de ingresso na universidade. Assim, trata-se de uma prova discursiva ou de múltipla escolha. Portanto, ela testa se o estudante tem noções básicas para entrar no nível superior.

Transferência e segunda graduação

Existem dois tipos de transferência: interna e externa. No caso da primeira, é possível mudar de curso após entrar na faculdade. A segunda é de uma instituição para outra.

Algumas universidades dão a oportunidade de fazer uma segunda graduação sem passar pelo vestibular. Dessa forma, é só apresentar o diploma e realizar a matrícula.

Idade para entrar na faculdade

Muitos pensam que a idade é um problema para entrar na faculdade. Na verdade, não existe nenhum limite. Ou seja, ninguém é jovem ou velho demais para começar uma graduação.

A única condição nesse sentido, é que o futuro calouro tenha terminado o ensino médio. E, como é recorrente do aluno terminar antes dos 18 anos, a idade não influi.

Também existem aqueles que concluem o ensino médio depois de muito tempo. Assim, também não há idade máxima para realizar o sonho de entrar na faculdade.

Falta de tempo

Muitos não podem se dedicar somente aos estudos. Por isso, têm que escolher entre trabalhar ou estudar. Porém, é possível entrar na faculdade, mesmo que não sobre tanto tempo.

Hoje em dia, com a tecnologia, existe a modalidade 100% virtual. Além disso, você pode “puxar” as matérias conforme a sua disposição. Ou seja, não é necessário ter aulas diariamente, você pode montar a sua grade.

Portanto, vale a pena o esforço de realizar uma faculdade. Lembre-se de que esse é um investimento em você. Afinal, as coisas materiais se vão, mas o conhecimento fica.

Entrar na faculdade com pouco dinheiro

Outro problema que costuma atingir quem quer começar o ensino superior é o aspecto econômico. Porém, é importante pensar na formação como um investimento, não como um gasto. Às vezes, deixar para entrar na faculdade depois, faz com que tudo seja mais difícil.

Portanto, existem algumas alternativas para aqueles que não podem investir muito. As opções vão de bolsas de estudos a auxílios do governo. Então, veja a seguir as vantagens de cada uma delas.

Fies

O programa de financiamento estudantil do governo federal ajuda os futuros calouros a entrar na faculdade. Por meio dele é possível pagar a universidade a longo prazo, depois de o aluno ter se formado.

Prouni

Tem o objetivo de garantir universidade para todos. Portanto, se trata de uma espécie de bolsa. Com o Prouni, é possível conseguir 50 ou 100% de desconto na mensalidade.

Bolsa de estudos

Algumas instituições usam a nota do vestibular como parâmetro para conceder bolsas. Elas podem ser integrais ou parciais.

Nota baixa no vestibular

Existem cursos que são mais concorridos que outros. Por isso, a exigência é muito maior e a nota do vestibular ou do ENEM precisa ser mais alta.

É muito frustrante não conseguir entrar na faculdade que era a primeira opção. Porém, é possível considerar outras alternativas. Assim, em vez de esperar mais um ano, você pode escolher outro curso parecido. Senão, uma universidade com menos concorrência.

Uma vez que você começar a graduação, é possível pedir uma transferência externa. Então, fique atento e considere essa possibilidade.

Quais documentos são necessários?

Há uma série de documentos que os mais jovens precisam fazer na mesma época em que entram na faculdade. Por isso, procure a lista antes e tente ter tudo em mãos. Assim, você evita uma correria na hora de fazer a matrícula. Em geral, os documentos pedidos são:

  • Identidade;
  • CPF;
  • Histórico escolar (ensino fundamental e médio);
  • Certificado de conclusão do ensino médio;
  • Título de eleitor;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de reservista (para homens).

Porque é importante entrar na faculdade?

Ter um curso de nível superior no currículo é um diferencial. Portanto, ter uma faculdade traz mais oportunidades de conseguir um emprego. Ainda, graduados têm melhores salários.

Longe de ser um luxo, entrar na faculdade abre muitas portas. No entanto, essa abertura não é só profissional.

A universidade é um ambiente que proporciona experiências novas. Nela, o estudante estará rodeado de pessoas interessadas no mesmo tema que ele. Por outro lado, irá conviver com pessoas com histórias de vida diferentes.

Além da parte social, a faculdade dá a oportunidade de aprofundar noções em uma área específica. Então, aproveite a chance de aprender tudo sobre a profissão que escolheu.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.