InícioDicasMercado de trabalhoProfissão: posso escolher uma carreira com base nas ofertas de emprego?

Profissão: posso escolher uma carreira com base nas ofertas de emprego?

Para muitos, escolher a carreira a seguir é quase que algo natural. Isso porque elas já têm certeza do que desejam fazer. Não têm nenhuma dúvida sobre isso. No entanto, essa não é a realidade da maioria. Exatamente por isso nós preparamos para você esse conteúdo.

Será que é bom escolher a carreira com base nas ofertas de emprego? O que se deve considerar ao decidir qual carreira seguir? Responderemos a essas e outras questões aqui.

Bora conferir?! 

Devo pensar na oferta de empregos ao escolher uma carreira? 

É fato que um dos grandes erros é desconsiderar o mercado de trabalho ao escolher a carreira a seguir. No entanto, não é tão simples assim. Isso porque há dois fatores que devem ser considerados. Por exemplo, você está considerando apenas as ofertas de empregos atuais, ou também o futuro do mercado para a área? 

Com essa pergunta em mente, vamos analisar alguns fatos: 

Mercado de trabalho atual

De antemão, você não deve escolher a sua carreira com base apenas nas ofertas de emprego atuais. O mercado de trabalho é volátil, muda constantemente. Além disso, ainda há as crises periódicas que afetam diversos segmentos no Brasil. 

Sendo assim, a demanda atual de empregos não representa, necessariamente, o futuro do mercado. Ou seja, se você considerar apenas o mercado atual, pode ser que, quando começar a buscar emprego ou se formar, o mercado de trabalho já tenha mudado consideravelmente. O que pode deixar você perdido e desamparado, principalmente se já planejava adentrar em algum segmento específico. 

Sob o mesmo ponto de vista, você não deve excluir uma opção só porque dizem que o mercado de trabalho atual  já está saturado para determinada profissão. Como dissemos, o mercado muda muito, além disso, sempre há espaço para profissionais que são, de fato, capacitados e habilidosos. 

Mercado de trabalho futuro

Considerar o futuro do mercado de trabalho é essencial ao escolher uma carreira. Nesse sentido, escolher a carreira com base na oferta de empregos é possível. No entanto, é preciso fazer uma boa análise. 

Desde já, há muitas carreiras promissoras. Há aquelas sendo consideradas profissões do futuro e outras que desde já apresentam boa empregabilidade. Ainda outras que, apesar de dizerem que o mercado está saturado, consegue inovar no mercado de trabalho e obter mais abertura. Todas essas questões influenciam na escolha da sua carreira. Isso porque pode afetar a sua entrada no mercado de trabalho após formado. 

Por outro lado, não necessariamente esse deve ser um fator determinante. Há muitas outras questões para se considerar ao escolher a carreira. Como, por exemplo, suas habilidades e aptidões, interesses, objetivos, planos, funcionamento da profissão e muito mais.  

Assim, você deve considerar as ofertas de emprego ao escolher sua carreira, mas com muito cuidado e não como um fator único e determinante de escolha. 

O que considerar ao escolher a carreira? 

Mencionamos anteriormente que o mercado de trabalho é um dos fatores que influenciam na escolha da carreira. No entanto, há muitas outras coisas que devem ser consideradas, evitando, assim, a frustração profissional no futuro.

Logo, você deve considerar ao escolher uma carreira: 

Habilidades, aptidões e interesses

Primeiramente, um dos métodos mais eficazes de escolher sua carreira é tendo certeza de que ela está alinhada com seus interesses e habilidades. Sendo assim, pense naquilo que faz seus olhos brilharem, nas suas habilidades e no que você realmente gosta de fazer. E, se você não tiver respostas claras sobre essas questões, explore outras coisas, analise quais são suas verdadeiras aptidões e interesses.

Sendo assim, conheça a si mesmo. Entenda qual é a sua essência e sua paixão. Isso é muito importante, pois caso você ignore seus próprios interesses e habilidades, poderá escolher uma carreira com a qual você não se identifica. Resultando apenas em frustração profissional.  

O dia a dia da profissão

Pesquise sobre as profissões que você tem em mente. Quanto mais aspectos você conhecer, melhor e menor a chance de erro. Principalmente quando falamos do dia a dia da profissão. Isso porque a rotina costuma ser muito diferente do que idealizamos e da teoria. 

Assim, pesquise muito bem, conheça todas as competências que a profissão exige. Bem como os cargos e níveis que profissionais da área podem atingir. Ainda mais, considere pontos como: 

  • Conversar com profissionais que já atuam na área;
  • Tentar observar de perto a rotina dessa profissão (você pode fazer isso por meio de redes sociais); 
  • Participar de palestras, eventos e outros acontecimentos sobre a área de interesse; 
  • Pesquise como é o mercado de trabalho, não só as ofertas atuais, mas também como ele vem se mantendo. Bem como se a propensão é de se  manter em alta ou se há outras possibilidades de atuação. 

Possibilidades de atuação

Muitas vezes temos a noção errada das possibilidades de atuação que determinada profissão tem. Isso porque não temos todas as informações ou não fizemos uma boa pesquisa.  

Normalmente, há possibilidades que nunca ouvimos falar e poderem ajudar na sua decisão de carreira. Possibilidades além do óbvio, além do mercado tradicional que a maioria escolhe. 

Ainda mais, lembre-se de que a criatividade é validade para qualquer situação. Ou seja, sempre procure ver novas oportunidades. O mercado não é estagnado e as pessoas sempre estão em busca daquilo que é novidade. Dessa forma, sempre haverá “possibilidades” a se pensar. 

Como não escolher uma profissão?

Até agora vimos muitos critérios que devem ser considerados ao escolher a profissão. Vejamos agora coisas com as quais você deve tomar cuidado ao pesar na sua balança de decisão. 

Pensar apenas em retorno financeiro

Evidentemente, é claro que uma das primeiras coisas que olhamos é a remuneração base da profissão. Pois, é dela que virá seu sustento. No entanto, escolher a carreira pensando apenas no salário pode ser um enorme erro. 

Primeiramente, nem sempre será possível conseguir aquela remuneração estabelecida. Sabemos que o mercado de trabalho muda muito, sofrendo muitas variações até mesmo nas remunerações. O que nos deixa certa incerteza quanto ao futuro das profissões. 

Ainda mais e pior, será que a ideia de um grande salário poderá amenizar uma rotina enfadonha, desgastante e cheia de dificuldades? Isso é muito comum, principalmente em profissionais que optam por uma carreira apenas pelo salário e em detrimento de suas preferências e habilidades. 

Escolher apenas pelo o que seus pais amam

É fato: a opinião dos  pais é muito importante e deve ser considerada. Eles acumulam anos de experiência e trabalho duro.  A única coisa que eles querem é ver seus filhos bem sucedidos e felizes. No entanto, lembre-se que a escolha de uma profissão vai impactar diretamente a sua vida. 

Ou seja, fazer uma escolha precipitada trará muitos prejuízos ao seu futuro e até mesmo sobre sua saúde mental.

Sendo assim, seja racional ao avaliar as opiniões e dicas que receber. Tenha uma visão ampla e tente enxergar como será sua vida mais a frente. Assim, conseguirá tomar essa importante decisão sem se arrepender. 

Confira agora mesmo 5 dicas para o primeiro emprego.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.