InícioDicasMercado de trabalhoQuais as melhores ferramentas para Devops?

Quais as melhores ferramentas para Devops?

Antes de mais nada, devemos destacar que Devops é uma carreira nova, com menos de 20 anos de existência. Entretanto, atualmente, tem ganhado bastante destaque e força no mercado de trabalho. Com isso, a cada dia que passa surge mais ferramentas para Devops. Apresentaremos algumas delas aqui. 

Desde já, a carreira é bem abrangente, existem diversas possibilidades e técnicas de trabalho. Inclusive, com a ajuda de algumas ferramentas e aplicativos, o serviço do Devops pode ser facilitado e aprimorado.

Desde já, então, mostraremos a seguir as melhores ferramentas disponíveis no mercado para o Devops.

As melhores ferramentas para Devops

Jenkins

De antemão, é um servidor de Integração Contínua que serve para acelerar o processo de desenvolvimento e automatização de software. 

A princípio, o projeto Jenkins foi criado em 2004 por Kohsuke Kawaguchi quando trabalhava em uma empresa. Durante o processo de criação dos códigos, o seu sempre quebrava a compilação de todos os outros e isso deixava os colegas de trabalho irritados.

Assim, ele decidiu criar o Jenkins a fim de realizar uma integração contínua. Ou seja, realizar os testes com seu código antes de fazer um commit real no repositório. Isso só para ter a certeza que estava fazendo tudo certo. 

Imediatamente, então, a ferramenta começou a se espalhar entre os colegas dentro da empresa. Com todo esse sucesso espalhou-se mundo afora. 

Atualmente, o Jenkins faz todo o pipeline na entrega de software (que se chama popularmente de entrega contínua). Quando associado com uma cultura Devops a automatização e aceleração dos processos são muito mais eficientes e rápidos.

Algumas funcionalidades da ferramenta Jenkins:

  • É um aplicativo totalmente independente escrito em Java e disponível nas principais plataformas, tais como nos sistemas Windows, MacOS, Linux e Inux. 
  • Por ser um programa baseado em Java é facilmente distribuído pelas máquinas para acelerar construções, testes e implantações. 
  •  O Jenkins suporta mais de 100 plugins para realizar a integração das principais plataformas disponíveis na cadeia de ferramentas CI/CD, como Git, Amazon, EC2, Maven etc.

Apache Maven

À primeira vista, essa é uma ferramenta de automação e gerenciamento de projetos Java.  Mas também com flexibilidade para ser usada em outras linguagens. 

Ao mesmo tempo, ela oferece uma padronização na automação, construção e publicação das aplicações. Sempre trazendo maior agilidade e eficiência em todos esses processos, resultando em uma qualidade melhor ao produto final. Além disso, por ter uma flexibilidade na usabilidade pode ter plugins externos adicionados para aumentar suas funcionalidades. 

Algumas funções disponíveis na Apache Maven são:

  • Existe a licença Apache 2.0 com mais funcionalidades.
  • A Maven apresenta metas estabelecidas para a realização das tarefas, como a compilação de códigos, de forma eficiente. 
  • A própria ferramenta já disponibiliza e baixa de forma automática alguns plugins Maven e Java para acelerar o processo de desenvolvimento. 

DataGrip

Antes de mais nada, é uma ferramenta de banco de dados com diversos mecanismos. Ela é mais indicada para quem trabalha com linguagem SQL (Linguagem Estruturada de Dados) – uma linguagem básica de programação. 

Dessa forma, para os desenvolvedores que precisam criar os bancos de dados SQL é crucial que tenham dispositivos como o DataGrip. Isso porque ele auxilia na replicação e potencialização de códigos e reparação de erros de forma mais otimizada e eficaz. 

Algumas funcionalidades do DataGrip são: 

  • Apresenta uma navegação rápida e limpa, podendo facilmente encontrar qualquer código que tenha sido criado no banco ou que já foi lido. 
  • Facilitando mais ainda o serviço, o DataGrip apresenta uma geração de códigos automáticos, otimizando o tempo.
  • A própria ferramenta já detecta automaticamente os possíveis bugs que podem ocorrer no código SQL e apresenta possibilidades disponíveis para corrigi-los. 
  • Padronizando o serviço com parâmetros pré-estabelecidos pela própria ferramenta ou o servidor pode criar seu próprio parâmetro de trabalho, mais uma vez otimizando o tempo. 

Puppet 

Trata-se de uma ferramenta de gerenciamento de configuração, escrita em Ruby e disponível como um software livre para o público geral. 

Ainda mais, o Puppet auxilia na gerência de diversos níveis no ciclo de vida do software. Bem como atua também na correção, configuração e gerenciamento de elementos de software e SO em infraestruturas de nuvem e centro de dados.

Veja a seguir algumas funções disponíveis na plataforma Puppet:

  • Por ter uma linguagem acessível (escrita em C++, Ruby e Clojure), ele funciona em Windows, Linux e sistemas do tipo Unix. 
  • Apresenta uma linguagem própria declarativa para determinar a configuração do sistema. 
  • Auxilia na redução de erros manuais e danos acidentais, dando um suporte maior na implantação de Códigos.

Visual Studio Code

De antemão, estamos falando aqui de um aplicativo de edição de código-fonte. Ele que foi desenvolvido pela Microsoft e funciona perfeitamente em Windows, Linux e MacOS. 

Observe algumas funcionalidades encontradas no Visual Studio Code:

  • Apresenta suporte para depuração, ou seja, consegue encontrar e reduzir os possíveis defeitos em um aplicativo ou ferramenta de software.
  • Possui um sistema de controle de versionamento Git, dessa forma realiza o gerenciamento de diferentes versões no desenvolvimento de um código. 
  • Conta com a Refatoração disponível na própria ferramenta, portanto é capaz de realizar a modificação de um sistema de software para aprimorar a estrutura interna do código sem remodelar todo o comportamento externo do código.

Docker 

Antes de mais nada, essa ferramenta  lidera o ranking de ferramentas utilizadas por desenvolvedores. Ela tem uma base forte sendo utilizada por mais de 11 milhões de usuários em todo o mundo. Foi desenvolvido pela Solomon Hykes e lançado em 2013 pela Docker, Inc., que é uma das maiores empresas de desenvolvimento de software no mundo. 

A seguir você verá algumas funções disponíveis na plataforma Docker:

  • Funciona tranquilamente com GCP e AWS. 
  • Realiza a migração para nuvem de forma simplificada. 
  • A plataforma apresenta a realização de reparos de forma automática e eficiente. 
  • O Docker funciona perfeitamente em sistemas operacionais tradicionais como o Windows, MacOS e Linux. 
  • Por ser muito popular e de usabilidade fácil e simples é utilizada por diversas empresas, tais como: Netflix, Adobe, AT&T, PayPal, entre outras.
  • A ferramenta permite que você faça um upgrade e adicione plugins de recursos melhorados ou mais detalhados que não possuem dentro do sistema. 

Enfim, essas são algumas das principais e melhores ferramentas utilizadas por um Devops para o desenvolvimento adequado de sua função. Entretanto, é importante que o profissional entenda de TI, visto que a grande maioria dos programas disponíveis fazem o uso da linguagem específica para quem já trabalha na área de tecnologia. 

Continue lendo sobre a área e veja DevOps: conceito, como funciona e mercado de trabalho.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.