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Qual a importância do perfil no LinkedIn atualizado?

Para quem quer ingressar no mercado de trabalho, ou para achar aquela vaga dos sonhos, ter um perfil no LinkedIn é um ótimo começo. Vamos descomplicar o tema e a importância dessa rede social para seu futuro profissional.

Não é fácil se destacar no mercado de trabalho. Afinal, apesar de existirem muitas vagas, também existem muitos profissionais no mercado. Talvez você já tenha ouvido falar sobre o LinkedIn, a maior rede social exclusiva para profissionais do mundo. É ainda o local em que a maioria dos recrutadores busca informações sobre os candidatos.

Nesse sentido, como em toda rede social, é preciso de engajamento, atualização. Por isso, é tão importante o planejamento de como alimentar essa rede para se destacar. Já tem perfil? Está atualizado? Então, confira aqui a importância do perfil no LinkedIn atualizado.

O que é o LinkedIn?

Em primeiro lugar, o LinkedIn é uma rede social voltada ao mundo dos negócios. Fundada em 2002, é uma comunidade que está sempre em atualização. Ela é utilizada para fomentar relações profissionais. Ter um bom perfil no LinkedIn faz toda a diferença ao ingressar no mercado de trabalho.

Os números dessa rede impressionam, com mais de 575 milhões de usuários e cerca de 260 milhões de usuários ativos mensalmente. Números bastantes expressivos, não acha?

Logo, permite a seus usuários preencher seus currículos com aptidões, interesses, cursos e graduações. Já para o lado das empresas, permite que elas “vendam seu peixe” para que consigam candidatos às suas vagas. Essa via de mão dupla é interessante para os dois lados. Ficou curioso? Vamos a alguns dados!

Veja alguns dados interessantes, segundo o blog Kinsta:

LinkedIn + Networking

Não é novidade para ninguém que montar uma boa rede de contatos é fundamental, ainda mais para quem quer se dar bem na carreira. Ter perfil no LinkedIn “redondinho” pode gerar ligações significativas, além de abertura para novas oportunidades.

Logo, o networking é uma ferramenta poderosa para aproximar as pessoas e interesses. Uma vez que, nessa rede social, você pode avaliar os que mais agregam ao seu nicho, para formar aquela parceria ou até mesmo ampliar sua rede para oportunidades futuras.

Outro ponto fundamental é aumentar o engajamento e interação dos participantes. Então, interaja com outras publicações da rede, produza conteúdo, gere conversas interessantes.

Dicas para aplicar no seu perfil no LinkedIn

Se você ainda não está convencido a apostra nessa rede social, é bom ficar atento sobre o porquê é tão importante o investimento de tempo nela. Mas, não se preocupe! Vamos trazer aqui aspectos que favorecem seu perfil no LinkedIn para que você saia na frente!

Estabeleça sua Marca pessoal 

A princípio, a primeira coisa que você deve fazer é completar seu perfil. São diversas informações que podem fazer a diferença, além de ajudar o recrutador na hora de analisar o seu perfil. Todavia, se você não tiver experiência, não tem problema. Você pode começar mostrando seu ponto de vista em assuntos do seu interesse.

Produza conteúdo

À primeira vista pode até parecer uma dica obvia, mas, na verdade, não é. Aqui você pode falar sobre assuntos que você domina, criar publicações ou artigos, todos para enriquecer o seu perfil. Com isso, vai melhorar a força do seu perfil no LinkedIn. Nesse sentido, vale lembrar que são atribuídas notas aos perfis via algoritmo. Quanto melhor o perfil, maior a nota.

Seja criativo e se posicione sobre temas atuais

Aqui, vale lembrar em focar no engajamento para aumentar o alcance. Você pode falar sobre atualidades, comentar seu ponto de vista sobre temas sociais, por exemplo. Vale tudo, contanto que seja autêntico.

Escolha da palavra-chave ou título 

Muitas vezes alguns candidatos acabam não privilegiando a escolha do título profissional. O título é a forma com a qual você quer ser encontrado Lembre-se: Título é a porta de entrada.

Por exemplo, se gostaria de vaga de para produção de conteúdo, deve usar escritora, produtora de conteúdo, redatora de texto.

Construindo Conexões 

Outro fator muito importante ao algoritmo do LinkedIn é a construção de conexões, que nada mais é do que a construção da sua rede profissional. Se você deseja realmente expandir sua rede, existem três estratégias claras:

  1. Peça e ofereça recomendações;
  2. Crie conexões de qualidade;
  3.  Aumente o máximo de conexões que puder.

Quais os benefícios de fazer networking?

Manter uma rede de contatos profissionais é extremamente importante para qualquer pessoa que deseje se inserir no universo do trabalho ou para aqueles que já participam deste meio.

Independente do momento de vida que um trabalhador esteja, ou de suas perspectivas de carreira, manter laços com as pessoas certas pode ser de grande ajuda.

No entanto, um networking próspero e bem feito, pode aumentar suas oportunidades. As relações que você constrói com pessoas podem te auxiliar de diferentes maneiras, algumas dela são:

– Indicando uma recolocação no mercado;

– Sugerindo um potencial consumidor do seu produto ou serviço;

– Indicando uma vaga de trabalho, estágio na sua área de atuação;

– Apresentando um provável comprador.

Como construir uma rede de contatos e usufruir dessas conexões?

Agora que você já sabe o que é uma rede de contatos e a importância de fazer networking vamos te contar como tirar proveito dessa prática criando sua própria rede. Partiu?

Quanto antes melhor

Talvez você esteja pensando que precisa ter muita experiência para poder se beneficiar do networking. No entanto, destacamos que essa atitude pode começar ainda durante a faculdade, por exemplo, Neste período, aproveite o contato com professores, colegas de classe, e outros profissionais do ambiente educacional para dar início a sua rede.

Esteja nos lugares certos

Como bem disse um pensador: quem não é visto não é lembrado! Sendo assim, nossa dica é que você frequente eventos, palestras, reuniões, meetups em sua área de interesse. Desta maneira, você poderá interagir com outras pessoas, conhecer mais a respeito de suas atuações profissionais,  trocar figurinhas a respeito das tendências do segmento a que pertencem, enfim, criar laços de coleguismo e de reciprocidade.

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