InícioDicasMercado de trabalhoQual a melhor forma de acompanhar as tendências da minha área de atuação?

Qual a melhor forma de acompanhar as tendências da minha área de atuação?

Mesmo após terminar a faculdade, você deve continuar acompanhando as tendências da sua área. Afinal, elas mudam conforme os anos e é preciso estar atento.

Conhecer as novidades do seu campo mostra que você é um bom profissional. Além disso, é melhor quando você sabe o que esperar do futuro da sua profissão. Por isso, veja como se manter atualizado.

Por que é importante seguir as tendências?

Muitos pensam que, ao acabarem o curso, os estudos também acabam. Mas, isso não é verdade. Você precisa continuar estudando mesmo após a faculdade.

Um bom profissional precisa ficar atento às tendências. Afinal, ele precisa saber quais são as demandas dos seus clientes e como deve ajudar. Com a internet e a melhora das tecnologias, a mudança se tornou mais constante. Antes, algo demorava décadas para mudar. Por outro lado, hoje novos costumes surgem em semanas ou dias.

Com essas mudanças, o processo produtivo muda. Além disso, melhora o trabalho de muitos setores diferentes.

Quem não acompanha as novidades pode perder vagas para concorrentes mais preparados. Aliás, há muitos benefícios quando você segue as tendências da sua área, por exemplo:

  • Salários mais altos;
  • Superação de obstáculos de forma mais fácil;
  • Empregos melhores;
  • Networking (rede de contatos).

Como estudar as novas tendências?

Você já sabe a importância de acompanhar o futuro da sua área de atuação. Agora é preciso saber como conseguir estudar. Veja aqui algumas dicas.

Lato sensu

Em latim, significa “sentido amplo”. Assim, é aquela pós-graduação com menor duração e na qual você estuda assuntos de forma ampla.

Quando o mercado muda, são criados cursos específicos sobre a mudança. Assim, você pode estudar mesmo que não tenha sido um assunto da sua faculdade.

Stricto sensu

Diferente do lato sensu, no stricto sensu o aluno estuda assuntos mais restritos. Além disso, é preciso fazer pesquisas e interpretações.

É bom para quem quer se aprofundar mais nas tendências. A duração é maior e você termina o curso entre dois e cinco anos. Aliás, vai encontrar esse tipo de pós-graduação em maior quantidade em áreas como:

  • Direito;
  • Linguística;
  • Ciências Biológicas.

É aqui que os alunos podem conseguir seus títulos como mestre ou doutor. Ou seja, é bom para ampliar seu currículo.

MBA

A sigla significa “Mestre em Administração de Empresas” em inglês. Ou seja, é voltada para quem quer trabalhar na parte de administração ou gerência.

No MBA você consegue ter uma visão maior do mundo das empresas. Você estuda assuntos como gerenciamentos. Assim, seu negócio chega ao sucesso.

É bom para quem quer conhecer as tendências. Mas, é mais indicado para quem deseja atuar nos cargos de direção com maior responsabilidade. Ou seja, empresários, executivos ou gestores.

Estude as tendências por conta própria

Talvez você não tenha dinheiro para pagar a pós-graduação. Mas, mantenha a calma. É possível estudar sozinho também.

Profissionais que trabalham na internet costumam criar conteúdo em cima da sua formação. Assim, publicam sobre as novidades da área de forma gratuita.

Redes sociais são essenciais em muitas profissões. Por isso, sua área de atuação com certeza tem profissionais que fazem conteúdo nas redes. Afinal, isso também é algo que agrega no currículo.

Você também pode ler livros para acompanhar as tendências e estudá-las melhor. As informações são mais detalhadas e, assim, você aprofunda o conhecimento.

Fazer pequenos cursos também é uma boa opção. Os custos costumam ser menores e, além disso, você pode optar por um curso EAD. Depois, ainda pode acrescentar no seu currículo.

Como se preparar para as novas tendências

O processo de mudança pode ser muito difícil para o profissional. Afinal, isso fará com que ele tenha que sair de sua zona de conforto.

Você precisa estar preparado. Além disso, hoje em dia muitos profissionais precisam aprender a trabalhar em áreas diferentes. Por isso, buscar novas capacitações é muito importante para acompanhar as tendências.

Também é preciso desenvolver certas habilidades. Aliás, algumas delas envolvem o lado emocional. Portanto, conheça algumas a seguir.

Inteligência emocional

Você precisa aprender a se colocar no lugar do outro. Ou seja, é preciso ter empatia e saber dominar os sentimentos.

Para isso, você pode tomar algumas atitudes. Por exemplo:

  • Entender outras pessoas sem julgar suas ações;
  • Tentar evitar pensamento negativo;
  • Observar as situações e como elas despertam os sentimentos em você;
  • Não ser impulsivo e pensar antes de agir.

Ter pensamento crítico

É preciso saber analisar as situações antes de tirar alguma conclusão. Além disso, importante não julgar sem conhecer todo o problema.

Com o pensamento crítico você aprende a analisar formas de trabalho. Assim, já está preparado quando as novas tendências mudam o mercado. Para ampliar essa habilidade você pode:

  • Questionar e pesquisar diversos assuntos;
  • Fazer exercícios que estimulam a lógica, como palavras cruzadas;
  • Entender o cenário antes de tentar entender o problema;
  • Fazer perguntas de forma constante.

Desenvolver pensamento analítico

O pensamento crítico vem junto com o analítico. Afinal, você precisa entender as situações se baseando em dados. Além disso, precisa dominar as ferramentas que ajudam nessas análises. No pensamento analítico você observa as partes de forma separada. Depois, consegue entender melhor o todo.

Tendências no mundo virtual

A tecnologia está presente em muitas áreas da vida.  Muitas vezes as tendências nascem de alguma necessidade tecnológica. Então, saber mexer com essas ferramentas que ajudam o seu trabalho é muito importante.

Usar as tecnologias também também faz o trabalho ser produtivo e engajado. Isso também melhora o seu desempenho.

Tendências do trabalho no futuro

Algumas das mudanças já estão começando a aparecer. Elas ficaram mais fortes desde o início da pandemia de Covid-19. Então, algumas das novidades da área são:

  • Trabalho remoto e home office mais produtivo;
  • Estudo por meio de plataformas EAD;
  • Autogestão;
  • Rede de contatos;
  • Propósitos para o trabalho.

Procure mais sobre cada uma dessas novidades para colocar em seu trabalho. Além disso, lembre-se de nunca parar de estudar sobre sua área de atuação. Também é preciso aprender sobre suas capacidades emocionais. Assim, suas habilidades com o trabalho serão melhores.

Muitos trabalhadores não souberam se adaptar no passado e perderam seus empregos. Por isso, saber como seguir as tendências é muito importante. Procure pessoas que trabalham na mesma área que você e continue estudando. Desse jeito, você se destaca no mercado.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.