Gosta de dar dicas para amigos e amigas sobre beleza? Sempre sonhou em trabalhar na área? Então, a promissora área de Embelezamento e Imagem Pessoal é para você. Com salário inicial em média de R$ 2.200, o mercado para o Tecnólogo em Embelezamento e Imagem Pessoal está em expansão acelerada. Novas tecnologias e a pandemia acentuaram ainda o crescimento do setor. Afinal de contas, novos tratamentos e conceitos sobre o cuidado chamam, cada vez mais, a atenção da população.
Pequena Empresa | Média Empresa | Grande Empresa | |
Trainee | R$ 1.454,85 | R$ 1.745,83 | R$ 2.094,98 |
Júnior | R$ 1.673,08 | R$ 2.007,70 | R$ 2.409,23 |
Pleno | R$ 1.924,04 | R$ 2.308,85 | R$ 2.770,62 |
Sênior | R$ 2.212,65 | R$ 2.655,18 | R$ 3.186,21 |
Master | R$ 2.544,55 | R$ 3.053,46 | R$ 3.664,14 |
Fonte: Sine
O que você verá neste artigo:
O que mostra o setor de Embelezamento e Imagem?
Até abril deste ano, as vendas de itens de higiene pessoal, perfumes e cosméticos subiram 5,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Na verdade, o mercado da beleza é uma das categorias de maior e mais rápido crescimento no varejo global.
De acordo com o Ranking Mundial de Consumo de HPPC da Abihpec/Euromonitor, o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, ficando atrás apenas para os Estados Unidos, China e Japão. O setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos do Brasil movimenta US$ 29,6 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).
Desde o início da pandemia, a comercialização de produtos para pele, por exemplo, expandiu, principalmente os comprados pela Internet. Conforme estudo feito pela agência Corebiz, de São Paulo, o faturamento do comércio eletrônico de cosméticos no Brasil cresceu 68%, entre 1º de março e 14 de junho de 2020.
Outro levantamento feito pelo GetNinjas, aplicativo de contratação de serviços na América Latina, apontou que a demanda pela categoria Moda e Beleza contabilizou mais de 200 mil solicitações em 2020. Em suma, o número representa um aumento de 54% nas buscas se comparado com o resultado de 2019.
Em suma, pode-se dizer que a pandemia acentuou a importância do bem-estar levando em conta o conceito de saúde holística, com foco no bem-estar mental. Pois, uma pesquisa desenvolvida pela empresa americana Mintel descobriu que 38% das mulheres nos Estados Unidos, com idades entre 25 e 34 anos, estão interessadas em produtos de beleza que reduzem o estresse e a ansiedade.
Áreas de atuação de Embelezamento e Imagem Pessoal
Conheça as áreas de atuação de um profissional de Embelezamento e Imagem Pessoal.
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Centros de cabeleireiros
Outra área promissora de atuação para formados em Embelezamento e Imagem Pessoal compreende centros de cabeleireiros. As duas ocupações atuam lado a lado e têm o mesmo objetivo: oferecer ao cliente uma solução de beleza única. Nela, estará expressa a sua individualidade e aumentará sua autoestima. Além de poder colocar técnicas de visagismo em prática no dia a dia, o profissional pode prestar uma consultoria de imagem completa, oferecendo um serviço de beleza ainda mais completo.
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Clínicas dermatológicas
Em clínicas dermatológicas, os tecnólogos podem colocar em prática tudo o que aprenderam com o estudo de disciplinas que apresentam técnicas frente aos distúrbios de embelezamento capilar, facial e corporal. Assim, avaliam as necessidades individuais dos clientes e indicam o melhor produto para cada situação.
Na sua rotina, estão a aplicação de técnicas de limpeza e hidratação da pele, bronzeamento e outros cuidados. Nesse sentido, é essencial que o profissional de Embelezamento e Imagem Pessoal desenvolva a habilidade de relacionamento interpessoal.
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Salões de Beleza
Salões de Beleza são os que mais oferecem vagas para o profissional formado em Embelezamento e Imagem Pessoal. Na verdade, as funções que o profissional pode exercer nesse tipo de estabelecimento são várias. Em suma, nos salões, o tecnólogo pode colocar em prática técnicas de visagismo e maquiagem. Até mesmo, utilizar novas abordagens focadas na melhoria da autoestima das clientes.
Entre as tarefas cotidianas que o profissional de Embelezamento e Imagem Pessoal executa em salões está a maquiagem para casamentos, aniversários e outros eventos. Mas sua tarefa vai mais além. Pois, engloba a criação de todo o look do cliente, com os outros profissionais. Em síntese, envolve como cabeleireiros, com penteado e afins, já que está alinhado com as principais tendências da moda.
O profissional também tem a capacitação necessária para atuar no gerenciamento do salão de beleza, cuidando do planejamento e da gestão do espaço, assim como da organização de processos de compra e controle de custos.
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Spas
Os spas também estão entre as possibilidades de atuação do professional de Empelezamento e Imagem Pessoal. Enquanto oferecem oportunidades na execução de terapias manuais e alternativas, colocam em prática as mais novas tendências de mercado. Os tecnólogos também são qualificados para realizar abordagens terapêuticas frente aos distúrbios do embelezamento facial, corporal e capilar, adequando possíveis tratamentos à necessidade dos clientes.
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Centros de Estética
Em centros de estética, o tecnólogo em Embelezamento e Imagem Pessoal pode colocar em prática todos os conhecimentos em cosmetologia e estética em si. Em suma, entre as atividades exercidas, está a consultoria sobre imagem pessoal. Pois, é possível, ainda, que ele atue orientando os clientes do centro sobre etiqueta profissional e social, exercendo papel essencial na manutenção e na recuperação da qualidade de vida.
Como surgiu a área de Embelezamento e Imagem Pessoal?
A Consultoria de Imagem Pessoal surgiu nos Estados Unidos, na década de 1970. Era destinada a políticos, artistas, esportistas e modelos. Ou seja, naquela época, apenas pessoas de alto padrão econômico tinha a preocupação e possibilidade de melhorar sua imagem.
Visagismo também surgiu como uma arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa. Isso tudo, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética). Em suma, utiliza-se a maquiagem, o corte, a coloração e o penteado do cabelo, entre outros recursos estéticos. Tudo isso porque pesquisas mostram a necessidade de aumentar o índice de satisfação das clientes nos salões de beleza.
Na verdade, o visagismo vem ao encontro dessa busca por uma imagem que coincida perfeitamente ao que a pessoa quer transmitir, tanto na vida profissional quanto na vida pessoal. Foi Fernand Aubry em 1936, famoso cabeleireiro e maquiador francês, o primeiro a realizar trabalhos dentro desse conceito.
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