InícioDicasMercado de trabalhoVeja 5 empregos ameaçados pela tecnologia e prepare-se para o futuro

Veja 5 empregos ameaçados pela tecnologia e prepare-se para o futuro

Com a modernidade, a cada dia surgem mais empregos ameaçados pela tecnologia. Por isso, jovens que visam o mercado de trabalho precisam estar preparados para o futuro e para reconhecer quais áreas correm mais riscos e quais são mais promissoras.

Se você é um desses alunos que está de olho no futuro, precisa saber quais carreiras apresentam melhores oportunidades. E, por outro lado, quais apresentam mais riscos para aqueles que pretendem ingressar em determinada faculdade.

Inicialmente, é bom pensar que as tecnologias disponíveis no nosso dia a dia já podem dar indícios de áreas que sofrem riscos de sumir. Se você possui um celular, por exemplo, sabe que as telefonistas perderam espaço para essa tecnologia. E por aí vai.

Inteligência artificial

Antes de falarmos diretamente sobre os empregos ameaçados pela tecnologia, precisamos relembrar o conceito de inteligência artificial. A tecnologia que procura emular atividades humanas em máquinas é um dos principais caminhos para a redução de postos de trabalho.

Isso porque o objetivo da inteligência artificial é otimizar, acelerar e tornar menos passível de erros diversos processos industriais. Esse movimento, inclusive, é chamado de 4ª Revolução Industrial.

Em 2018, o Fórum Econômico Mundial apontou a inteligência artificial como um dos fatores que irão acarretar em mudanças no mercado de trabalho. Dentre os destaques relacionados com essa área estão a conectividade, coleta de dados e computação na nuvem.

Portanto, no setor industrial, a inteligência artificial já vem tomando o espaço de muitos funcionários. Porém, engana-se quem pensa que esse movimento causa apenas o desemprego. A verdade é que, com a especialização, esses profissionais podem passar por uma recolocação profissional.

Empregos ameaçados pela tecnologia

Segundo o americano John Pugliano, “qualquer trabalho que seja rotineiro ou previsível, será feito por um algoritmo matemático dentro de cinco ou dez anos”. Essa afirmação é bem clara para entendermos como a tecnologia ameaça certas posições.

Mas, não é só a inteligência artificial que promove essa recolocação ou substituição da força de trabalho. Outras tecnologias costumam apresentar importante papel na mudança em como o emprego é visto. Vamos ver com mais detalhes algumas áreas atingidas.

Operadores de telemarketing

Este é um bom exemplo de como a inteligência artificial já faz parte da nossa vida. Ao entrar em contato com canais de suporte, encontramos, na maior parte dos casos, assistentes virtuais. A maioria possui nome, aparência e, até mesmo, personalidade. 

O operador de telemarketing vem sendo cada vez menos necessário. Isso porque, mesmo por telefone, a inteligência artificial já é capaz de resolver os problemas que os usuários têm. Portanto, essa é uma profissão que corre risco de ser seriamente afetada.

Arquitetos

A função de projetar um imóvel ou um prédio utilizando um programa computacional é um dos empregos ameaçados pela tecnologia. Isso não quer dizer, porém, que todos os arquitetos irão se tornar desnecessários.

A verdade é que o profissional precisará passar por uma reformulação da sua capacidade laboral. Ao invés de focar no básico, ele será necessário por sua criatividade e visão inovadora. Itens que não podem ser substituídos por máquinas.

Recepcionista de hotel

Assim como na carreira de arquitetos, dentre os empregos ameaçados pela tecnologia, neste caso, a especialização é que fará a diferença. Isso porque as funções básicas de check-in e check-out serão feitas através de totens eletrônicos ou, até mesmo, por aplicativos.

Porém, a personalização do serviço com maior especialização, capacidade de resolver problemas específicos e a comunicação em diferentes idiomas é que irão transformar a função do recepcionista de hotel.

Corretores de imóveis

No mercado de trabalho atual, essa mudança já está sendo vista. Dependendo da faixa etária de quem está procurando um imóvel, a busca é exclusiva pela internet. E, muitas vezes, já por meio de contato direto com o morador ou responsável pelo imóvel.

Através de aplicativos cada vez mais completos e seguros, é possível resolver essa questão de forma rápida, direta e sem intermediários. Inclusive, economizando e permitindo uma melhor negociação entre as partes envolvidas, já que o corretor recebe uma porcentagem do negócio.

Contadores

Assim como processos repetitivos serão feitos por máquinas, os cálculos também ganharão velocidade ao possuírem um processo automatizado e acelerado. Portanto, esse profissional perderá espaço em determinadas áreas. Um exemplo é na hora da realização do imposto de renda que, hoje, já pode ser feito totalmente online.

Porém, como viemos reforçando, é possível uma maior especialização para garantir seu espaço no mercado de trabalho. No caso dos contadores, por exemplo, é possível que eles se tornem especialistas em legislação tributária e, assim, sejam necessários, junto com a tecnologia para cuidar das finanças das empresas.

Não seja ameaçado pela tecnologia

Ao analisarmos os diversos empregos ameaçados pela tecnologia, vemos uma constante: a especialização é o caminho para o mercado de trabalho. Com a chegada da tecnologia, muitos processos repetitivos acabam saindo das mãos do profissional.

Porém, é preciso pensar que, muitas vezes, as máquinas que estão assumindo esse controle precisam de profissionais especializados para programá-las, ajustá-las e manter o bom funcionamento com uma supervisão constante.

Dessa forma, fica claro que o mercado de trabalho irá perder alguns postos profissionais, porém irá ganhar outros. Muitas vezes mais especializados e com um grau de importância e remuneração maior. 

Portanto, se você está em um dos empregos ameaçados pela tecnologia, não espere que tudo mude sem que você possa fazer algo. O ideal é prever o que pode acontecer, se preparar profissionalmente para lidar com os novos desafios e ser o responsável por atuar ao lado das máquinas, e não contra elas.

Se você quer se manter atualizado e ativo, procure uma segunda graduação ou pós-graduação. Dessa forma, será possível assumir cargos mais estratégicos e menos operacionais, correndo menos risco de ser substituído por máquinas que são capazes de realizar o mesmo trabalho em menos tempo.

Conte com a Voomp para conhecer mais profundamente o mercado de trabalho e as tendências profissionais. Essa é a melhor forma de se preparar para um mundo com tecnologia avançada.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.