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Você sabe o que é cultura organizacional?

Se você já teve alguma experiência profissional, já fez um estágio ou se é proprietário de uma empresa, possivelmente já ouviu falar em cultura organizacional. Este conceito já é um velho conhecido das organizações empresariais. Sua relevância está cada vez mais evidente, sobretudo em um cenário global permeado por tanta concorrência.

Logo, a cultura organizacional pode ser definida como: conjunto de valores éticos, e ações práticas que norteiam uma empresa. Estes princípios orientam os funcionários quanto ao comportamento e a conduta esperada no ambiente de trabalho.

Como podemos identificar a cultura organizacional no dia a dia de uma empresa?

É possível perceber a presença dos valores e crenças que guiam uma equipe de trabalho até mesmo em pequenos detalhes. Entre eles, destacamos:

 O tom de voz comumente utilizado

Pode parecer exagero, mas até a voz das pessoas pode variar dependendo do ambiente de trabalho. A altura e intensidade vocal, além da adoção de um tom mais positivo e motivado estão diretamente ligados à cultura organizacional.

 A abordagem entre funcionários de diferentes níveis hierárquicos

Outro indicativo da presença de uma cultura empresarial bem estruturada pode ser observada na forma como as pessoas se comunicam. Em algumas organizações, embora a hierarquia esteja presente, os chefes adotam uma postura solicita, o que torna possível uma comunicação desburocratizada.

Processo de onboarding, ou, em bom português, de integração

Empresas que prezam pela disseminação e manutenção de uma cultura organizacional, oferecem a seus novos contratados  uma integração. Logo, dão ao funcionário recém chegado a possibilidade de conhecer a empresa e ter um processo de adaptação progressivo. Isso proporciona ao novo integrante a sensação de pertencimento ao grupo. Aliam-se o respeito às singularidades e a preservação do bem comum.

Condução dos processos de recrutamento e seleção

Uma empresa que tem uma cultura solidificada não abre mão do respeito aos candidatos a vagas. Ela conduz os processos de contratação com muita empatia e transparência. Os recrutadores tem o cuidado de dar feedbacks  a todos os concorrentes.

Por isso, ainda que de forma breve, sinalizam as razões pelas quais os aspirantes a uma vaga não seguirão no processo seletivo. Dessa maneira, os empregadores demonstram como valorizam as pessoas sejam elas clientes, funcionários ou candidatos a vagas.

A nomenclatura 

A forma como nomeamos as coisas diz muito sobre nós. Uma pessoa pode, por exemplo, escolher chamar um membro do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de “ocupantes” ou “invasores”. Isso depende exclusivamente de nossa posição ideológica.

Sendo assim, o mesmo pode acontecer com as empresas. A escolha entre os vocábulos: funcionários, colaboradores, parceiros, empregados, time, ou outras designações, refletem a postura da organização frente a seus contratados. 

Um detalhe que também não passa despercebido é como nomeiam os líderes. Chefe, Encarregado, Fiscal, Gestor, Gerente, Team leader e outras opções.

Como a cultura organizacional impacta os resultados de uma empresa?

Para tentar ilustrar como a cultura organizacional é importante, vou compará-la a uma pessoa. Um CPF e não um CNPJ!

Neste caso, a cultura empresarial seria a personalidade de um sujeito. A forma como ele se porta frente aos desafios da vida.

Uma pessoa pode ser fria e orientada apenas para resultados. Outra pode ser mais idealista, e movida por uma missão. 

Talvez uma dê mais enfoque para o objetivo do que para as relações humanas. Enquanto a outra entenda que só se atinge os objetivos cultivando boas relações. Assim sendo, cada uma, a seu modo pode ser bem sucedida

Pode ser que você não aprove uma empresa orientada por uma política mercenária. Que não se enxergue em um ambiente que tem como base a competitividade. Mas, assim como as empresas, muitas pessoas se sentem mais confortáveis nestes espaços. Elas preferem trabalhar de forma individual do que em equipe. 

Mas, uma coisa é indiscutível. A ausência de uma cultura organizacional gera muitos problemas para uma organização empresarial. Entre eles destacamos:

O aumento do turnover ou rotatividade de pessoal

Com a ausência de normas e condutas que direcionam os funcionários de uma empresa, os atritos entre os trabalhadores se tornam inevitáveis. A insatisfação com gestores arbitrários , a falta de regras claras para um plano de carreira, são apenas alguns dos fatores que culminam no crescimento do número de pessoas entrando e saindo da empresa.

Dificuldade de atrair novos talentos

Por falta de uma política de benefícios focada nas necessidades dos colaboradores, além da inexistência de um bom histórico de cultura organizacional, muitos profissionais de ponta optam por outras empresas que investem na criação de um código de conduta. Eles escolhem as empresas que demonstram ter bases sólidas, que mesmo em meio a um crescimento vertiginoso não abandonam sua essência.

 Ausência de uma unidade cultural

Muitas empresas, em seu início, cultivam a cultura organizacional. Com o passar do tempo e a expansão dos negócios ou a criação de filiais isso se modifica. Os princípios que outrora norteiam os funcionários se diluem e acabam se perdendo em meio a tantas contratações.

Qual a melhor cultura organizacional?

A maioria das pessoas gosta de saber onde pisa. É natural que, antes de entrarmos em uma empresa queiramos saber se partilhamos dos mesmos propósitos, ou se pelo menos nossas intenções não se confrontam.

Algumas corporações incentivam uma postura mais autônoma dos funcionários. Autoriza a tomada de decisões, aceita situações de risco, trabalha delegando funções, de maneira flexível,  fazendo uso de uma linguagem diplomática e cuidadosa e prioriza o trabalho em equipe. Outras são mais engessadas. As funções são bem definidas, os processos estruturados e previsíveis, a tomada de decisão é centralizada e o foco em resultados sobrepõe a qualidade das relações.

É fundamental ressaltar que cada empresa tem suas crenças. Que uma postura não é necessariamente melhor que outra, mas atende a diferentes demandas. O mais importante é entender que a presença de uma cultura beneficia os funcionários, que já ingressam na empresa cientes das características de convivência daquele ambiente. 

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