InícioGraduaçãoDireitoComo definir qual área do Direito seguir?

Como definir qual área do Direito seguir?

Sabemos que a graduação em Direito é uma das queridinhas para os estudantes brasileiros ao longo dos anos. E não é para menos, as carreiras na área estão entre as mais prestigiadas no país, com boas remunerações e um leque grande de opções de trabalho em setores públicos, privados e cargos do terceiro setor. Por fim, com tantas opções de especialização, como definir qual área do direito seguir?

Preparamos um guia com sete profissões que estão em alta em Direito. Escolher se especializar em uma área em alta no mercado pode se um bom caminho para ajudar nessa fase de escolhas.  Além das diferentes possibilidades do cargo, o estudante de Direito pode optar por diferentes especialidades. Passando por áreas como, por exemplo, Direito Ambiental, Empresaria, da Tecnologia da Informação, Penal, do Consumidor, Tributário, Trabalhista e Área Pública.

Com um mercado em constante transformação, especialistas apontam que áreas como tecnologia e segurança da informação devem trazer novas possibilidades e também novos desafios para os profissionais da área. Investir em maiores conhecimentos na área digital promete ser um bom diferencial para a carreira.

Áreas que estão em alta em Direito

Vale lembrar que, além de ter o diploma em um curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), o futuro advogado deve passar também pelo exame da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB, para trabalhar com Direito. Quando pensamos de forma mais ampla um advogado nada mais é do que um profissional que vai defender os direitos e interesses de seus clientes a partir das leis vigentes em seu próprio país. Enfim, ele pode representar pessoas físicas ou jurídicas.

E, para quem quer investir tempo e estudo nos cargos mais aquecidos, trouxemos uma pequena lista para ajudar. Boa parte dessas profissões fazem parte de um levantamento de carreira feito pela revista Exame em 2020. Então, as tendências são bem atuais.

  1. Especialista em Cibersegurança e Direito Digital

É importante que, para esse perfil, o profissional goste também da área de tecnologia. Dá para imaginar porque essa especialidade aparece como uma das principais das listas de tendências para os próximos anos na área de Direito. A principal função do advogado aqui é se manter conectado com as tendências e mudanças do setor tecnológico, para garantir que seus clientes permaneçam seguros judicialmente.

Com o crescimento exponencial da participação de empresas, entidades e indivíduos no espaço digital, é comum que casos que envolvam preservação de direitos e também a cibersegurança também estejam em alta. Crimes de espionagem, divulgação de fotos e imagens que prejudiquem a moral, além de preconceitos e ameaças também fazem parte da área de atuação.

  1. Gerente de Compliance

O aumento de trabalho nessa área do Direito se relaciona diretamente com o crescimento das regulamentações para empresas e iniciativas privadas, que precisaram buscar por um controle interno mais eficiente. A principal função desse profissional é identificar possíveis riscos externos ou internos. Logo, ele deve traçar estratégias para reduzir esses riscos. Além disso, ele participa de auditorias, presta suporte para a equipe e é responsável por implementar normas na empresa.

O Gerente de Compliance trabalha mapeando processos, além de desenvolver atividades para controle interno. Ele também colabora no planejamento de projetos estratégicos das organizações nas questões relacionadas a Compliance.

E o que é Compliance? Quando pensamos no âmbito institucional, é um conjunto de disciplinas criadas para fazer cumprir normas legais e regulamentares. Além de políticas e diretrizes estabelecidas para as atividades de cada instituição.

  1. Especialista em Criptomoedas

Mais uma especialidade que está conectada com a área de tecnologia. Esse campo de trabalho para advogados cresceu com o aumento das transações em criptomoedas em todo o mundo. Essa foi, inclusive, uma das principais pautas de debate em 2019. Esse novo modelo de realizar transações vai passar por uma fase de regulamentação nos sistemas, inclusive no jurídico.

O profissional dessa área deve acompanhar essas iniciativas de regulamentação, além das novas práticas de mercado. O trabalho principal é garantir que essas transações funcionem de forma previsível e clara. Logo, com um mínimo de segurança para investidores e prevenção de perdas e fraudes.

  1. Advogado Tributário

Essa é mais uma especialidade bem ligada ao direito de empresas. O profissional deve garantir a segurança da instituição em processos administrativos e judiciais. Ele também é responsável por fusões e aquisições junto a outros departamentos. Por fim, uma função é também a de reduzir a carga fiscal.

  1. Diretor de proteção de Dados

O principal trabalho desse profissional é apoiar e garantir que a empresa corresponda com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A ideia é evitar penalizações para a empresa e também garantir que ela busque programas de apoio à privacidade. Essa é mais uma carreira ligada a área de tecnologia e, vale lembrar, conectada a um tema de grande relevância e debate na sociedade atual.

Essa é uma área que abre caminhos para carreira jurídica, mas, o profissional não precisa ter formação em Direito. Então, é importante ter conhecimento em temas como, por exemplo, informática, segurança de informação e administração.

O profissional deve conhecer bem a LGPD e, além disso, entender como a questão da privacidade pode impactar a reputação das empresas. Outro ponto importante é ter um olhar estratégico para entender as particularidades de cada negócio.

  1. Advogado do setor Imobiliário

Como o próprio nome já diz, o advogado aqui vai aplicar a sua especialidade para auxiliar em projetos do setor imobiliário. Como, por exemplo, investimentos e ofertas de crédito. Essa carreira está em alta visando a retomada da economia brasileira pós-crise, o que deve incentivar novos projetos no setor imobiliário.

  1. Advogado Trabalhista

Essa é uma área que parece estar constantemente em alta. Aqui o profissional vai atuar, principalmente, em processos e disputas entre empresas e empregados. O advogado pode representar os interesses tanto do empregado quanto do empregador.

Por fim, o Direito é muito mais do que uma profissão. No entanto, ele faz parte dos elementos de administração democrática do Poder Judiciário. Logo, a advocacia é considerada um encargo público. Gostou das especializações que estão em alta no mercado? Agora, é só analisar com cuidado os perfis, áreas de estudo e rotinas de trabalho e cada especialidade. Depois, entender qual se encaixa melhor no seu planejamento de carreira.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.