InícioDicasOrientação vocacionalO que devo cursar para trabalhar com livros?

O que devo cursar para trabalhar com livros?

Se você é do clube das pessoas que amam ler, já deve ter sonhado em trabalhar com livros. Ajudar a tornar as histórias acessíveis para todos é um objetivo nobre, que pode se tornar sua profissão. Imagina poder trabalhar com o que mais ama? Neste artigo vamos apresentar algumas opções de cursos para quem quer trabalhar rodeado de livros.

Preciso cursar uma faculdade?

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a formação é, sim, importante, mas há outros caminhos. Fazer uma graduação na sua área, não importa qual seja, influencia bastante seu futuro. Isso porque, apesar de muitas áreas oferecerem cursos livres ou de especialização, a graduação ainda será sua principal base. Além disso, muitas empresas vão procurar por profissionais formados devido exatamente à essa base.

Por isso, o objetivo desse artigo é exatamente te apresentar alguns cursos que podem ser a sua base. Deixando claro que cursos de especialização, após a graduação, também são importantes e conferem autoridade, além de agregar conhecimento.

Conheça algumas opções de cursos

Vamos começar agora a apresentar pra você algumas opções de cursos que giram em torno dos livros.

Produção Editorial

Se você é um apaixonado não só por livros, mas por leitura de forma geral, esse pode ser um caminho. O produtor editorial é responsável pelo formato e estilo de diferentes tipos de conteúdo. Para isso, ele precisa focar tanto no texto em si quanto no canal de transmissão e no público-alvo. Em outras palavras, é um profissional que precisa estar por dentro de todos os processos que envolvem a produção editorial.

Infelizmente esse é um dos cursos ainda com pouca oferta no Brasil. No entanto, é um mercado que vem se mostrando bastante promissor. Com o avanço das novas tecnologias, o mercado editorial tem entrado de cabeça nos meios digitais. Ou seja, são novas possibilidades de alcançar novas pessoas por meio de novos caminhos. Se você amaria trabalhar com livros, os e-books podem ser uma excelente (e cada vez mais popular) opção.

O produtor editorial é um profissional coringa, que pode atuar no geral ou dentro de setores específicos dentro das editoras.

Biblioteconomia

O que seria mais perfeito para quem ama livros do que um curso que possui “biblioteca” na raiz do nome? O curso de biblioteconomia capacita o profissional para organizar acervos, cuidando da sua classificação, conservação e catalogação. Seus principais locais de trabalho são as bibliotecas, museus, centros de documentação e editoras. Apesar disso, ele não vai lidar somente com livros. O bibliotecário também pode atuar na organização de outros tipos de acervos, como fotos, revistas, documentos, e até vídeos.

Atualmente, os bibliotecários têm atuado bastante organizando acervos digitais. Muitas empresas optam por esse formato para liberar espaço físico. Além disso, manusear um arquivo digital preserva o arquivo original e faz com que mais pessoas tenham acesso a ele.

Jornalismo

Estamos acostumados a ver o jornalista como o profissional que está sempre correndo atrás da notícia. É verdade que essa é a rotina da maioria dos profissionais da área, mas nem todos. Jornalismo é um dos cursos que dão ao profissional uma formação bem dinâmica, com oportunidades em diversas áreas. Uma delas é a assessoria de imprensa.

Como jornalista, você pode trabalhar na área de imprensa das editoras ou prestando assessoria a autores independentes. Outra opção, mais restrita e que exige bastante experiência e criação de autoridade, é fazer críticas literárias. Imagina ser pago para ler e dar sua opinião sobre livros dos mais diversos temas? É o sonho de todo apaixonado por livros!

Letras

Quem faz o curso de Letras está apto a trabalhar com textos e palavras nas suas mais variadas formas. As editoras procuram muito por esses profissionais para as áreas de preparação e revisão de textos. Quando qualquer publicação é lançada, é preciso que seu texto esteja impecável e claro para o leitor.

Além de fazer a revisão dos elementos técnicos, esse profissional pode atuar em outros componentes. Após uma leitura mais crítica, ele pode propor alterações, apontar o que pode dificultar a leitura, ou até mesmo recomendar que algumas partes sejam reescritas. Ou seja, ter esse profissional em uma editora é trazer o ponto de vista do leitor para dentro da empresa.

Há ainda mais uma opção: se você cursou Letras com habilitação em alguma língua estrangeira pode atuar como tradutor. Para fazer uma boa adaptação é preciso mais do que apenas traduzir, é preciso também localizar seu texto. Em outras palavras, é preciso trazer elementos da cultura do país para que o leitor se identifique. Além disso, você pode atuar trabalhar traduzindo tanto do português quanto para o português. Existem várias opções de cursos, mas as mais comuns são Letras Português-Inglês e  Letras Português-Espanhol.

Design Gráfico

Nem só de texto é formado um livro. Na produção de uma publicação existem muitos elementos visuais envolvidos, que influenciam na facilidade da leitura. Por isso, o designer gráfico é um profissional extremamente necessário nessa área. Como designer gráfico você pode atuar na produção de capas de livros e na sua diagramação. Você pode realizar o sonho de dizer que a capa daquele best-seller é obra sua!

Existe muita oferta para esse curso em todas as regiões do Brasil. No entanto, é comum encontrar profissionais autodidatas ou apenas com cursos de especialização. Mas, se você quer saber mais informações sobre a graduação, acesse nosso artigo sobre o curso clicando aqui.

Com esses cursos, em que áreas posso atuar?

Quando você pega um livro nas mãos, ele te conta mais do que uma história. Antes de chegar ali, ele passou por inúmeros processos. Para trabalhar com livros, você pode atuar em várias etapas desse processo. Abaixo, listamos algumas das opções de áreas de atuação para quem quer trabalhar com o universo literário:

– editor de livros: responsável, dentro das editoras, pela seleção de textos e autores que serão publicados;

– escritor: o autor é responsável por dar vida às ideias e colocá-las no papel;

– diagramador: profissional responsável por editar todos os elementos gráficos de um livro. Ele cuida para que todos os elementos estejam distribuídos na página de forma harmoniosa, facilitando a leitura;

– tradutor: muito além de apenas traduzir um texto, ele precisa localiza-lo para determinada região, trazendo elementos da cultura local;

– revisor: para ser publicado, um texto precisa estar impecável, sem erros gramaticais, de ortografia ou digitação;

– leitor crítico: atualizado com as principais tendências do mercado editorial, o leitor crítico pode dar opiniões no enredo;

– digitador: muitos autores ainda trabalham com manuscritos e passar toda essa história para o meio digital é o trabalho do digitador.

Todo o mercado de trabalho que envolve os livros tem estado em constante expansão. Com

Se seu sonho é mesmo trabalhar com livros, temos uma coisa para te falar: nunca é tarde para começar. Mesmo que você já tenha uma outra formação, o mesmo vale para recomeços: sempre é tempo.

Troque de curso, faça uma nova graduação ou mesmo procure cursos de curta duração, com workshops ou cursos à distância. O importante é, além de ganhar experiência e peso no currículo, trabalhar com o que você gosta.

Se você gosta de viajar, por exemplo, conheça 5 áreas para quem quer trabalhar com Gestão de Turismo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 36

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.