InícioGraduaçãoQual a grade curricular do curso de Produção Audiovisual?

Qual a grade curricular do curso de Produção Audiovisual?

Neste artigo, iremos abordar a fundo sobre a grade do curso de Produção Audiovisual e sobre tudo o que é estudado na graduação. 

O curso de Produção Audiovisual capacita o aluno para dominar as técnicas e tecnologias necessárias para criar, desenvolver e gerenciar projetos envolvendo arte, entretenimento, cultura e multimídia. 

Mas, antes de prosseguir, é importante ressaltar dois pontos. O primeiro é que o curso, normalmente, será tecnólogo. Isso quer dizer que ele possui menor duração do que uma formação tradicional, mas, diferente do curso técnico, garante um diploma do ensino superior. 

Essa é uma ótima opção para quem busca uma graduação rápida, mas completa, sem perder o direito ao diploma.

O segundo ponto é que há algumas disciplinas que não são ensinadas em todas as Universidades. Vamos citar as principais e mais obrigatórias, mas cada Universidade pode complementar a grade da forma que achar que vai enriquecer o ensino para o aluno. 

Dito isso, vamos ao assunto principal: grade curricular do curso de Produção Audiovisual. Confira a seguir. 

Grade curricular do curso de Produção Audiovisual 

Dependendo da Universidade, há como dividir a graduação em dois ciclos: a formação básica e a específica. 

Na básica, o aluno aprende questões humanísticas, que vão complementar o aprendizado. Um exemplo são disciplinas como teoria da comunicação. Já na específica, como o próprio nome diz, são as disciplinas próprias de audiovisual, como edição de áudio, por exemplo. 

Universidades como, por exemplo, a Anhanguera, fazem essa distinção para tornar a graduação mais completa, gerando bagagem cultural para o aluno. 

Veja a seguir as principais disciplinas lecionadas no curso:

  • Criação e Produção Publicitária em Rádio
  • Criatividade
  • Design Editorial e de Informação
  • Edição e Pós-Produção em Rádio
  • Estética e História da Arte
  • Fotografia Básica
  • Gestão e Direção de Emissoras, Rádio e TV
  • História do Rádio, Cinema e TV
  • Introdução ao Audiovisual
  • Linguagem e Expressão em Cinema, Vídeo, Radiofônicos e Televisivos
  • Novas Tecnologias Aplicadas à Comunicação
  • Produção Publicitária para TV e Cinema
  • Projeto Integrado
  • Sintaxe da Expressão Visual
  • Sociedade Brasileira e Cidadania
  • Técnicas de Cenografia, Câmera e Iluminação
  • Técnicas de Locução para Rádio e TV

Agora vamos destrinchar algumas dessas disciplinas e entender a base que cada uma aborda. Confira a seguir. 

Criação e Produção Publicitária em Rádio

Falando sobre a parte de “áudio” de audiovisual, o curso fornece a disciplina de produção publicitária em Rádio. Como é, como deve ser feito, quais técnicas e equipamentos utilizar, tudo o que for necessário para realizar a produção.  

Edição e Pós-Produção em Rádio

Por mais que muitos acreditem que o Rádio morreu, é bem o oposto. A produção continua firme, e na faculdade ainda é ensinado. Portanto, nesta disciplina, o aluno vai aprender sobre a edição e pós-produção de programas de rádio. Além de realizar cortes, também aprende a adicionar trilha sonora, efeitos sonoros, entre outros. 

Estética e História da Arte

Nessa disciplina, como o nome já diz, o aluno vai estudar e entender a história da arte, assunto importante para criar bagagem cultural e uma base para ter referências do que foi feito ao longo da história. 

Fotografia Básica

Em Fotografia Básica, o aluno aprende como mexer nas câmeras DSLR, as mais usadas no mercado. Além disso, também conhece os conceitos técnicos, como ISO, velocidade do obturador, abertura do diafragma, e os conceitos básicos de enquadramento, planos, composição, entre outros. 

História do Rádio, Cinema e TV

Assim como na disciplina de História da Arte, nesta disciplina, o aluno aprende como foi o surgimento destes meios de comunicação, tal como sua evolução e adaptação ao longo dos anos. Por mais que seja totalmente teórica, é ótima para criar base e bagagem. 

Linguagem e Expressão em Cinema, Vídeo, Radiofônicos e Televisivos

Nesta disciplina, o aluno aprende toda a linguagem, termos e expressões que envolvem as mídias de comunicação. Isso o prepara para o dia a dia no trabalho, pois há muitos termos específicos que precisa saber. 

Novas Tecnologias Aplicadas à Comunicação

Como o próprio nome já diz, essa disciplina vai trabalhar todas as tecnologias que são utilizadas na comunicação. Como podem ser usadas, vantagens, benefícios e principais características. 

Produção Publicitária para TV e Cinema

Além de abordar a parte de entretenimento, também trabalha a parte publicitária. Afinal, também são necessários produtores audiovisuais nesses projetos. Portanto, nesta disciplina, o aluno vai aprender tudo o que envolve a produção publicitária, tanto para a TV quanto para o cinema. 

Técnicas de Cenografia, Câmera e Iluminação

Nesta disciplina, o aluno vai descobrir as principais técnicas que envolvem câmera, cenário e iluminação, aprendendo a configurá-las de acordo com o ambiente. Isso serve para qualquer trabalho que envolva gravação de imagens. 

Projeto Integrado

Como este é um curso tecnólogo, dificilmente terá um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), porém, não quer dizer que os alunos não façam nada do tipo. Na realidade, há o chamado “Projeto Integrado”, que acontece todo final de semestre. Os alunos fazem um trabalho mais complexo, similar a um TCC mesmo. 

No caso do curso de Produção Audiovisual, a maioria dos projetos envolve gravar um filme ou um programa, mas depende também da orientação do professor e da decisão do próprio conselho da Universidade. 

Conclusão

Este curso, por mais que seja tecnólogo, é bastante completo e consegue capacitar um aluno, de forma satisfatória, para se tornar produtor audiovisual. 

É uma carreira bastante ampla, que possibilita ao profissional a trabalhar em televisão, streamings, rádio, cinema e internet. Pode tanto atuar em novelas, séries, podcasts, programas de rádio, no Youtube, entre outras opções. 

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.