InícioDicasRedaçãoAprenda a fazer uma conclusão perfeita na sua redação

Aprenda a fazer uma conclusão perfeita na sua redação

Escrever um bom texto pode ser um desafio, ainda mais quando se pensa em fazer isso nas provas. Por isso, nessa matéria, aprenda a fazer uma conclusão perfeita na sua redação.

Normalmente, tirar notas boas nas redações em testes e provas é fundamental para ser bem colocado. Porque é nessa etapa que o aluno coloca seu conhecimento em interpretação, coesão, raciocínio, além do conhecimento da língua portuguesa.

Dessa maneira, existem dicas que podem fazer a diferença na hora de escrever um texto mais longo. E entender a estrutura de uma redação e para que serve a conclusão são informações que veremos aqui nesse artigo.

As boas conclusões respeitam parâmetros, como síntese do assunto abordado e a opinião de quem está escrevendo. Todo cuidado é pouco para tratar o texto de maneira que fique coeso com o que se pede. Isso para fazer uma conclusão perfeita na sua redação.

A conclusão e o foco no assunto do texto

Os textos de redação devem ter temas ou assuntos principais que vão sendo tratados ao longo da escrita. Em alguns casos, o tema é proposto na própria prova, ou, em outros, é de livre escolha. Mas em ambos os casos, é preciso estar sempre focando nesse assunto principal, sem fugir do tema escolhido. De modo que um assunto principal é sempre o norteador de todas as partes de uma redação, inclusive da conclusão.

Nessa parte final, é preciso estabelecer metas de pesquisa. É nesse espaço que devem ser colocadas as características finais do que se tratou ao longo do texto. E, por isso, o assunto principal deve ser sempre evidenciado. Por exemplo, não se pode escrever uma redação cujo tema é o tempo e na conclusão falar sobre outro tema. O destaque é sempre sobre o assunto de que se trata todo o texto. É preciso obedecer essa diretriz para fazer uma conclusão perfeita na sua redação.

É nessa síntese de toda a lógica de pensamento sobre o assunto abordado que faz da conclusão um item final. Nela, pode-se recuperar aspectos do tema principal que foram colocados em outras partes da redação. E é importante incluir novas informações sobre esses aspectos. Interconectá-los para que o leitor possa entender que a conclusão realmente esclarece mais ainda.

Conclusão é diferente de resumo

Diferentemente do resumo, a conclusão não é um espaço para tratar de todas as informações que já foram escritas nas partes anteriores. Não se trata aqui de repassar todo o conteúdo, pois o texto deve ser fluido e não precisa de um resumo no final. Pode acontecer que, em algumas situações, seja necessário escrever um resumo, mas esse item é colocado antes do texto e não no fim. Por isso é diferente da conclusão.

Os resumos são construídos de maneira que o leitor se intere do que o texto vai tratar. Então ele antecipa os assuntos a serem abordados. Por outro lado, a conclusão retoma aspectos importantes do assunto, faz uma conexão entre eles, para que haja coesão entre as ideias e seja estabelecida uma opinião final. Saber sobre isso é essencial para fazer uma conclusão perfeita na sua redação.

No resumo não existe espaço para opiniões, nem mesmo conexão de desfechos entre assuntos, pois tem o objetivo apenas de informar sobre o que será explanado. Além disso, é no resumo que se coloca palavras-chave do texto. E isso não é feito na conclusão, que tem a meta de arrematar os assuntos primordiais e fechar o texto com uma opinião baseada nessas pesquisas.

A opinião final para fazer uma conclusão perfeita na sua redação

Devemos entender que a opinião colocada na conclusão de um texto também deve obedecer a  critérios. Ou seja, não se pode fugir dos assuntos colocados no texto e nem mesmo do tema principal. Por essa razão, é preciso tomar cuidado para concluir a sua redação de maneira coesa com as informações que já foram tratadas anteriormente.

Boas conclusões retomam partes importantes do texto, como já vimos. E podem ser edificadas com opiniões direcionadas aos principais assuntos que foram levantados. Essas opiniões devem ser construídas a partir de análises muito bem pensadas. Uma redação que fala sobre a participação de mulheres em cargos importantes das empresas, certamente deverá ter uma conclusão que opina sobre esse fato baseando-se nas informações tratadas ao longo do texto.

Essa opinião final pode ser um conjunto de ideias dentro do espaço da conclusão, ou mesmo uma ideia central que finaliza e conclui o objetivo central da redação. Por isso é importante não se perder no meio do caminho e escrever sempre focando no tema central.

Ter em mente um objetivo de ideia é fundamental para fazer uma conclusão perfeita na sua redação

O objetivo de uma ideia depende sempre de um bom repertório. Por isso, esteja sempre ligado nos últimos acontecimentos. Pois os conhecimentos gerais podem ser a fonte de temas propostos de redação em provas. Então, é importante conhecer o que se passa no mundo para estar preparado para construir uma boa redação. E não basta saber superficialmente, é preciso realmente se debruçar sobre os assuntos que acontecem para ter em mente objetivos reais para fazer uma conclusão perfeita na sua redação.

Enfim, saber onde se quer chegar é crucial para tecer na mente a conclusão final de um texto. É esse foco que vai te fazer escrever as partes da redação que depois serão retomadas na conclusão. E essas ideias devem ser complementares para trazer clareza de resultado para quem está lendo. Dessa maneira, é preciso atenção para escrever todas as etapas até se chegar à conclusão com segurança.

Falando ainda sobre o nosso exemplo de tema, sobre a participação de mulheres em cargos importantes das empresas, existem linhas de pensamento que se pode ter antes de começar a escrever. Traçar essas linhas é importante para entender onde se quer chegar com o texto.

Então, nesse exemplo, pode-se pensar em tratar da desigualdade de gênero em cargos de tomada de decisão. E, assim, é possível saber que na conclusão se quer chegar à síntese dessas informações e explicar o porquê da importância da erradicação dessa desigualdade. Além de propor soluções para esse problema.

Qual curso mais se aproxima dos estudos da escrita?

Primeiramente, podemos dizer que quem se interessa pela língua portuguesa e pelos processos da escrita, pode entrar para o curso de Letras. É nesse curso, que acontece em nível licenciatura, que o aluno vai mergulhar no universo da língua e seus diversos aspectos. Ainda, existe a possibilidade de cursar Letras com especialização apenas no Português. Isso facilita para quem quer realmente focar no nosso idioma e entender todos os seus processos de linguagem.

Grandes faculdades, como a Anhanguera, a Pitágoras e a Unopar, oferecem o curso superior de licenciatura em Letras – Português. São excelentes centros universitários, com diversas unidades e polos pelo país. Além disso, esse curso habilita o profissional formado a lecionar em escolas. O que pode ser bastante enriquecedor, se a sua praia é dar aulas. Já que a licenciatura é um nível de formação específico com os pontos pedagógicos que norteiam o curso como um todo.

Por fim, se quiser conhecer mais sobre como é o curso de Letras – Português, nós temos uma matéria que fala tudo sobre ele. Clique aqui e leia agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.