InícioDicasRedaçãoO que é uma carta argumentativa para o vestibular?

O que é uma carta argumentativa para o vestibular?

A carta argumentativa é um gênero bem conhecido entre os estudantes. No entanto, ainda é comum encontrar pessoas que não saibam como aplicá-lo no vestibular. Veja esse post completo sobre o tema e aprenda a escrever nas regras.

Uma introdução sobre esse gênero

Sem dúvidas a expansão da tecnologia foi um processo que deixou esse gênero um tanto de lado. Mas, isso nem de longe impediu que ele continuasse sendo usado, muito pelo contrário.

A carta era muito popular nos tempos em que a tecnologia não chegou ao nível de hoje. Assim, ela permitia a comunicação entre pessoas que estavam distantes. O que muitas pessoas não sabem é que existem diversas categorias de cartas.

Uma diversidade de textos

Elas se diferenciam nos seus objetivos, de modo que a carta aberta e a carta de leitor são bons exemplos. O interessante é que para usar essas variações é necessário construir um texto com recursos distintos.

É dentro desse cenário que surge o texto argumentativo. Então, ele contém um remetente e destinatário muito bem estabelecidos. Ainda, esse primeiro consegue expressar o que deseja para convencer ao leitor sobre a necessidade de resolver um problema.

Nos próximos tópicos você conhecerá melhor os elementos que compõem essa carta. Veja como é um tipo de texto bem específico e como é necessário atenção na hora de escrever algo assim.

Características desse tipo de carta argumentativa

Cada parte dessa carta está ligada ao seu objetivo principal. Portanto, veja a seguir alguns pontos importantes que precisam estar no seu texto.

  • Sempre escrita em 1.ª pessoa do singular já que é um elemento pessoal com objetivo de convencer o leitor;
  • O seu interlocutor é muito bem definido e deve ser trabalhado durante toda a carta;
  • Objetivo da carta é convencer o interlocutor sobre um certo ponto de vista;
  • Toda a carta contém argumentos que “provam” a ideia que está presente no texto;
  • Geralmente, esse tipo de carta possui um pedido ou reclamação.

Essas 5 características devem fazer parte da sua carta. No caso do vestibular, cada elemento citado aqui é um critério de avaliação. Portanto, é essencial ficar atento a esses pontos.

Toda a estrutura de uma carta argumentativa

Ao contrário do que muitos pensam, escrever uma carta dessas não é uma tarefa complicada. Você só precisa considerar as características desse tipo de texto. O próprio nome já entrega muita coisa sobre isso.

Para te ajudar a realizar uma carta argumentativa de sucesso, confira um passo a passo completo. Veja como cada elemento deve ser colocado no texto de maneira inteligente e eficaz.

Argumentação

Esse tipo de carta em si, é muito similar a uma dissertação argumentativa. Logo, você precisa fazer uma seleção prévia de tudo o que irá ser colocado no texto. Isso se aplica principalmente para os argumentos que devem convencer o leitor.

A persuasão deve ser a maior arma usada no texto. No entanto, isso deve ser feito com sutileza e cada ponto de vista precisa fazer sentido. Então, a argumentação é a peça chave para elaborar uma boa carta.

Na hora do vestibular, o ideal é que você pense primeiro em como defenderá sua tese. Assim, é mais fácil evitar erros e prejuízos na nota final da prova.

Cabeçalho e vocativo inicial na carta argumentativa

Primeiro de tudo, o cabeçalho fica localizado bem na primeira linha da carta, na margem do parágrafo. Nele, você coloca a cidade e a data onde está se escrevendo o texto, veja só.

  • Fortaleza, 25 de dezembro de 2019;
  • Florianópolis, 14 de setembro de 2015.

Já o vocativo inicial também fica na margem do parágrafo, mas bem na linha de baixo. Assim, é lá que você deve colocar o termo em que vai se dirigir ao leitor da carta. Ainda, na grande maioria das vezes isso é marcado pelo uso de vírgula.

Você precisa entender que a seleção do vocativo dependerá do leitor e da relação que se tem com ele. Confira alguns exemplos para te ajudar a ter uma noção mais clara disso.

  • Caro José Felipe;
  • Prezada Jaqueline;
  • Excelentíssima Norma Lima.

Interlocutor definido

Aqui tem-se a grande distinção entre um texto argumentativo e uma carta. Nessa última, você estabelece uma conexão com o leitor de modo que é necessário ter bastante habilidade na hora de escrever.

Quem está acostumado a escrever cartas em geral tem um pouco de dificuldade na adaptação da linguagem. No entanto, com a prática isso vai embora e você não tem mais problemas quanto a isso.

A preocupação com o leitor

Em uma carta desse tipo, você precisa fazer o leitor aparecer nas linhas do seu texto. Lembre-se que está se escrevendo para uma pessoa em específico. Logo, ela deve ser invocada no decorrer da carta.

É por isso que muitos gostam de usar verbos no imperativo e também, vocativos. Além disso, você precisa ter cuidado para não deixar sua carta um texto argumentativo. Para tal, use esses elementos que caracterizam esse gênero textual.

Muitos estudantes cometem esse erro na hora do vestibular. Portanto, vale a pena ficar atento e sempre lembrar de usar as características da carta.

Assinatura

Assim que você termina uma carta, é comum usar na linha de baixo uma expressão. É ela que antecederá a assinatura do autor. Então, o termo mais usado é “atenciosamente”, mas isso dependerá de novo da relação com o leitor.

A assinatura é uma peça essencial da cara de modo que você jamais deve esquecê-la. Agora, no vestibular nem sempre é permitido usar seu nome completo. Portanto, algumas instituições exigem apenas as iniciais.

Perceba que apesar de parecer extenso, a carta tem uma estrutura bem simples. Então, não precisa se preocupar com muitos elementos na hora de escrever. Colocar os que foram aqui descritos é o suficiente para te ajudar a tirar uma boa pontuação.

Faça uma carta argumentativa de sucesso

Pronto, agora você tem em mãos tudo o que precisa para realizar um bom texto. Portanto, se isso for exigido no vestibular, não há motivos para preocupações. Lembre-se deste post e sua carta argumentativa será incrível.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.