InícioDicasRedaçãoRedação: 5 filósofos para usar em citações

Redação: 5 filósofos para usar em citações

É certo que citar frases de filósofos em textos demonstra seu domínio sobre o tema. Então, que tal enriquecer a sua redação do Enem colocando citações e mostrar para os corretores o quanto está preparado.

A redação cobrada no Enem é do tipo dissertativo-argumentativa. Ou seja, nela o aluno terá que dissertar sobre algum tema, usando argumentos para defender o seu ponto de vista.

Nada mais convincente do que colocar no seu texto uma citação para fundamentar a tese que defenderá. Assim, você consegue mostrar para os leitores com domínio do tema e certeza do que está falando. Prova disso é a frase citada, já dita por algum estudioso.

A leitura de diferentes autores e gêneros textuais é o que dará a você base para poder citar, seja qual for o tema. Confira a seguir, 5 filósofos cujas ideias poderá utilizar na sua redação.

1 – Nietzsche

Friedrich Nietzsche (1844 – 1900) é um dos pais da filosofia contemporânea ocidental. Nascido na atual Alemanha, ele escreveu textos sobre diferentes temas, como:

  • Moral e religião;
  • Cultura.

Em geral, ele foi um crítico da filosofia clássica, que tem entre os seus objetivos alcançar a racionalidade. De acordo com ele, tal busca oprime a natureza e os instintos humanos, oprimindo, portanto, o próprio homem com suas paixões e emoções.

Ele considerava que a filosofia deveria ser um instrumento para a libertação individual. Além disso, ela deve ser usada para a entender as individualidades, dos afetos e dos desejos humanos.

Filosofia com aplicação prática

Este pensador acreditava que a filosofia deveria ter aplicação prática. Com isso, ela seria utilizada para a libertação dos indivíduos diante de qualquer tipo de racionalidade opressora, como as que prendem o homem à religião ou a grupos ideológicos.

2 – Adorno

Adorno (1903 – 1969), também é alemão. Sua obra disserta sobre as relações entre:

  • Cultura;
  • Poder e capitalismo.

Adorno era professor da Universidade de Frankfurt, por isso os seus textos, com os de Horkheimer e Pollock, compõem os escritos da chamada Escola de Frankfurt.

Em geral, seus pensamentos dizem sobre a alienação provocada pela mídia, a partir da cultura de massa proporcionada pela televisão, rádio e cinema. Isto, portanto, seria causado pela imposição destes sobre os gostos e costumes.

Contexto histórico

É importante contextualizar o pensamento de Adorno no seu período histórico e social. Ou seja, por viver em uma época difícil e ter sido vítima do regime nazista, o autor criticava a importância e a influência da mídia na formação da sociedade, para aliená-la.

A perspectiva pessimista e crítica a essa influência foi, portanto, afetada pela experiência negativa do próprio pensador em relação à formação da mentalidade social por meio das mídias de massa de sua época.

3 – Foucault

Outro pensador influente no século XX foi o francês Michel Foucault (1926 – 1984). Suas obras, no que lhe concerne, tem intuito de compreender o comportamento humano e as relações de poder na sociedade.

As áreas a que ele se dedicou são:

  • Psicologia e Antropologia;
  • Filosofia e Sociologia.

Foucault tomou como experiência a análise de diferentes instituições sociais, como escolas e presídios. Dessa forma, concluiu-se que o poder está relacionado com o conhecimento e o uso da linguagem.

O autor foi um grande crítico do modelo educacional vigente nas sociedades ocidentais, em geral, porque acreditava que os colégios tinham o intuito de domesticar as pessoas para que o poder vigente fosse mantido.

Possuir conhecimento científico é ter poder, segundo Foucault. Dessa forma, quanto mais conhecimento uma pessoa obtiver, maiores serão as oportunidades dela exercer poder sobre outro indivíduo.

Então, este é um ótimo autor para citar em redações cujo tema são as desigualdades sociais e a imposição do capitalismo na atual sociedade globalizada.

4 – Filósofos: Luiz Felipe Pondé

Pondé é um médico e pensador brasileiro, nascido em 1959. O mesmo tem formação Pascaliana e Agostiniana, baseada no pensamento católico, mas hoje se diz ateu.

Segundo os pensamentos dele, não existe uma ordem moral no universo. Além disso, ainda que exista Deus, ele estaria um pouco decepcionado com a condição humana, com base nos mitos que estão no Velho Testamento.

A obra do mesmo é pouco compreendida, mas o autor tem um senso crítico muito aguçado e é visto hoje como um pensador de direita.

Para Pondé, a moral é uma questão de conflito interior, e a consciência moral é um sentimento de culpa. Então, segundo ele, a condição da moralidade é uma condição de humildade em que você dialoga com a sua consciência em uma condição de sofrimento.

5 – Hannah Arendt

A pensadora judia Hannah Arendt nasceu na Alemanha em 1906 e morreu nos Estados Unidos em 1975. Autora da liberdade, ela estudou muitas coisas, dentre as quais se destacam:

  • Regimes autoritários e Política;
  • Ética e Educação;
  • Condição do trabalho;
  • Violência e Condição da mulher.

Hannah sempre esteve entre os pensadores de esquerda da Europa, com coragem o suficiente para realizar críticas ao sistema soviético de sua época. Diante disso, fica claro o quão linda é sua trajetória pela busca da liberdade individual.

Temas que dialogam com a liberdade

Arendt é uma pensadora liberal e não conservadora. Mas, ela achava importante as gerações dialogarem e não se romper com o passado. Segundo ela, não existe o inédito, o que existe é o novo. Contudo, ele tem que repousar na tradição, e dialogar com ela.

Os assuntos abordados por ela, podem se encaixar em temas que abordam questões como diversidade, inclusão e minorias. Assim, as frases de Arendt buscam por uma igualdade em prol da liberdade em todos os setores da sociedade.

Avalie as vantagens de citar filósofos na redação do Enem

Citar filósofos na redação pode ser uma ferramenta a mais para enriquecer o seu texto, porque por meio delas você tem maior poder de convencimento. Mas, deve-se ter o cuidado de realizar a devida referência do autor, para que não configure plágio.

Leia bastante e diversifique seu repertório através de obras de todos os tipos e autores diversos. Além disso, pratique a escrita de textos para conseguir uma boa nota no Enem e veja nossas dicas para o Enem na Voomp. Assim, conseguirá garantir a vaga dos sonhos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 57

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.