InícioGraduaçãoAgronomiaO que são as Agrotechs?

O que são as Agrotechs?

Sabe o que acontece quando os agronegócios se encontram com jovens empresas de tecnologia? Você sabe como são chamadas as startups ligadas aos diversos setores do agronegócio? Essas e outras questões são respondidas com o termo Agrotechs. Literalmente, empresas do Agro com foco em tecnologia ou vice-versa.

O que são as Agrotechs?

Basicamente, estas startups buscam levar ao campo e outros locais onde existam atividades do setor de agronegócios soluções em inovação e tecnologia. Sempre com o foco na melhoria da produtividade das propriedades. E, também, tornar a sua gestão mais eficiente.

Os grandes diferenciais das Agrotechs

As Agrotechs desenvolvem projetos e adaptação de tecnologias somente para o setor do Agro. Independentemente das atividades ligadas ao agronegócio, tais como, monitoramento via satélite de rebanhos, melhoria genética, transporte e armazenagem de grãos, gestão de propriedades e indústrias alimentares, etc. Além disso, dependendo do escopo de cada projeto ele atua tanto em território nacional quanto em outros continentes.

Entretanto, essas empresas de tecnologia com sua automação, aplicações mobile e softwares não substituem os especialistas e empresas tradicionais com décadas de experiência.

Porém, já existem no mercado as Agrotechs que além de oferecerem soluções através de ferramentas inovadoras também estão presentes no atendimento técnico e assistência completa. Sobretudo, as que são criadas por estudantes do curso de Agronomia ou especialistas no setor de Agronegócio. Ou seja, pessoas que entendem as reais necessidades dessa indústria e dos diversos proprietários de negócios envolvidos.

Dados sobre as Agrotechs no Brasil

Há cerca de quinze anos começou a surgir o que chamamos incubadoras tecnológicas nas universidades e demais instituições de ensino superior.

Em suma, esses projetos funcionam como uma extensão da graduação. Além de serem as primeiras responsáveis pela criação de diversas startups. Assim como, outras inovações na área da Agronomia no Brasil. Neste caso as próprias Agrotechs.

Segundo o site AgTech Garage, existem cerca de 300 startups ligadas ao agronegócio em nosso país. Em função da importância do setor para a atividade econômica como um todo, a empresa realizou uma pesquisa onde mostrou que as principais áreas de atuação dessas startups são: Internet das Coisas (IOT), desenvolvimento de softwares de gestão e a agricultura de precisão. Ou seja, seu foco e dedicação são 100% voltadas para inovação e tecnologia.

Diversidade de projetos

Contudo, as áreas de atuação das Agrotechs brasucas não se limitam a apenas uma dezena de segmentos agropecuários. Ao contrário disso.

Já que existem startups desenvolvendo projetos na área de segurança alimentar, educação, e-commerce e comercialização agropecuária, gerenciamento e aprimoramentos de genomas tanto para melhoria dos rebanhos e criações quanto para controle de pragas e outras centenas de experimentos.

O fato é que tecnologias nunca imaginadas para serem aplicadas em agronegócios agora fazem parte do dia a dia das propriedades em todos os cantos do Brasil. Portanto, fique de olho nas Agrotechs, você ainda vai ouvir falar mais delas.

Consequências das inovações na área da Agronomia

A princípio, você pode pensar serem atividades ligadas a um departamento de TI ou faculdade de Engenharia Civil. Mas, o Brasil é o país do agronegócio, considerado o “celeiro” do mundo. Ademais, somos produtores e exportadores mundiais. Exemplo disso, é o nosso Produto Interno Bruto (PIB), que anualmente atinge marcas consideráveis no Agro.

Consequentemente, devido a sua importância estratégica, este setor foi absorvendo cada vez mais inovação e tecnologias. Enfim, a questão é que ano após ano, os investimentos no Agro são maiores, mais diversificados e abrangentes.

Uma área sempre em desenvolvimento no Brasil

Sobretudo, as diversas tecnologias e novos conhecimentos aplicados à cadeia produtiva do agronegócio têm repercussão imediata nas profissões relacionadas ao segmento. Exemplo disso são os engenheiros agrônomos, tecnólogos e outras áreas. Com destaque para as profissões consideradas tech.

Definitivamente, todas essas novidades revolucionam o setor, melhorando a qualidade e sua produtividade. E ainda impactam direta e positivamente o status premium dos produtos brasileiros, perante o comércio mundial de alimentos.

Tecnologia do campo

Em suma, isto fez com que o país consolidasse seu papel de protagonismo mundial no setor. Definitivamente, este status deve-se ao emprego de inovações como drones, tecnologia mobile e Big Data. Além de outras diversas tecnologias já em fase experimental ou aplicação.

Portanto, tem sido cada vez mais comum a migração de muitos profissionais da agronomia, veterinária e zootecnia para empresas como as Agrotechs. Afinal, mesmo com tanta inovação, o setor precisa sempre de estudantes e especialistas nas diversas áreas que pertencem às Ciências Rurais.

Considerações finais

A cada ano, mais e mais startups com foco no agronegócio são criadas para tornar o Brasil o primeiro no quesito ‘aplicação de tecnologias no campo’. Entretanto, isso está longe de ser perfeito.

Expansão no ensino à distância

Primeiramente, porque precisamos de estudantes e profissionais com aptidão para colocar a mão na massa ao mesmo tempo, em que dominam tecnologias. Segundo, o Brasil possui grandes extensões de terra e o acesso aos diversos cursos superiores só pode ser oferecido por grandes instituições de ensino, preparadas no que tange à tecnologia e metodologia de ensino na modalidade virtual.

Sobretudo, até o momento já foram criadas diversas startups voltadas para este novo momento da agricultura e pecuária em nosso país. Logo, podemos afirmar que uma verdadeira revolução tecnológica tem ocorrido no território nacional, o que desperta o interesse e curiosidade do mundo todo.

Um futuro promissor

As Agrotechs que falamos em nosso post do Voomp de hoje serão as grandes responsáveis pelos novos caminhos que o Brasil trilhará em relação à indústria de alimentos. Ao oferecer soluções nunca imaginadas, pequenos e médios produtores aumentam suas chances de produtividade, otimizando espaços e recursos, sem falar na redução de desperdícios. Já os grandes players se consolidam mundialmente, levando o nome do Brasil por todo o globo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.